Navegando por Assunto "Anos Iniciais"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Arco e flecha como tema integrador nos anos escolares iniciais(2019-12-16) FERNANDES, Rayanne dos Santos; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; https://orcid.org/0000-0001-5463-1316Artefatos culturais como arco e flecha ajudam a contar parte da história de diversos grupos humanos que viviam em diferentes regiões geográficas do nosso planeta. Neste trabalho, o artefato é problematizado enquanto tema inter-transdisciplinar para se estudar diferentes conteúdos curriculares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, objetivamos descrever, de maneira reflexiva, o percurso laboral desenvolvido durante uma oficina pedagógica cujo ponto de partida foi o instrumento arco e flecha como tema integrador de conteúdos escolares nos Anos Iniciais. Desse modo, ao longo da pesquisa, realizada em setembro de 2019, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Afonso, localizada em Belém do Pará, ministramos uma oficina pedagógica intitulada “O arco e flecha como tema integrador de conteúdos escolares” para 20 alunos do 3º ano. A oficina objetivou abordar, de maneira integrada, conteúdos curriculares a partir do artefato em estudo, relativos aos Estudos Sociais, às Linguagens, às Ciências e à Matemática. As atividades pedagógicas tiveram a finalidade de conhecer a história do arco e flecha, contextualizar saberes e promover a prática da leitura e da escrita a partir do gênero textual história em quadrinhos. Concluímos que os alunos sentiram-se familiarizados e motivados ao desenvolver habilidades que trataram de temas do seu contexto sociocultural, o que possibilitou promover momentos de interação pedagógica e troca entre aprendiz e objeto de aprendizado. Além disso, as atividades integradas, sejam elas desenvolvidas de forma oral ou escrita, foram fundamentais para que os alunos percebessem que os conhecimentos de uma determinada área requerem habilidades dos demais segmentos para que sejam assimilados. Constatamos, ainda, que a oficina configurou-se como instrumento de produção de conhecimento, pois constituiu espaço de diálogo entre professora e alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Avaliação como instrumento propulsor do ensino e aprendizagem(2022-11-05) RIBEIRO, Williames FaroObjetivo: O artigo discute a Avaliação Educacional na perspectiva de uma professora do 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental de uma escola do município de Capanema-Pará, com o objetivo de investigar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem na prática educativa no 1° ciclo (3° ano) do Ensino Fundamental. Métodos: A abordagem é de cunho qualitativo, sendo efetivado no processo método lógico a pesquisa bibliográfica e de cam¬po, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta de dados, que serão analisados dialogando como autores que discutem o tema. Resultados: Na visão da docente, deve ser diagnóstica processual e contínua, pois possibilita acompanhar o aluno, perceber suas eventuais dificuldades e intervir, de forma que este aluno possa superar es¬sas dificuldades e evoluir na aprendizagem. Conclusão: A avaliação como propulsora da aprendizagem, assume um caráter fundamental no processo educativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções historiográficas em livros didáticos dos anos inciais(2018-05-01) ALVES, Elizabeth Lima; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014A presente investigação analisa livros didáticos de História dos anos iniciais, aprovados em Planos Nacionais do Livro Didático, em períodos compreendidos entre os anos de 2010 e 2018, com intenção de verificar e realizar inferências relacionadas a tipologia de concepções historiográficas tradicionais, críticas e genéticas. Foram selecionados determinados volumes, baseando-se em pressupostos da Análise de Conteúdo, especificamente a Leitura Flutuante e a Pré-Análise, assim, procederam-se o tratamento do material empírico, cuja composição indica em seu conjunto a presença das três concepções historiográficas, com maior destaque para as concepções tradicionais e críticas. A presença de tais abordagens nos Livros Didáticos dos Anos Iniciais possibilita afirmar que os materiais produzidos se dirigem ao ensino crítico e formação cidadão, mantendo o rigor histórico em determinados temas e possibilitando a contestação e algumas possibilidades dialógicas para determinados assuntos, sobretudo, os que podem ser considerados contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental(2018-03-01) NUNES, Valdilene Mendes; ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de; http://lattes.cnpq.br/6247156526483924No presente trabalho tenho como objetivo investigar se o ensino de geometria vem acontecendo nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas em que realizei meu estágio obrigatório e não obrigatório, para responder tal objetivo fiz um levantamento teórico acerca da área geometria, haja vista que a referente pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que para a coleta de dados realizei uma entrevista semiestruturada com quatro professores que atuam nos anos iniciais todos com formação em pedagogia, sendo três de uma mesma escola Estadual e um de uma escola Municipal. Desta forma diante da análise foi possível perceber que apesar de muitos professores tentarem atribuir um sentido a geometria, ainda é muito difícil à revalorização desse ensino nos anos iniciais, com isso possibilitando a alguns professores a decisão de relegarem a disciplina para segundo plano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Leitura de Literatura na Educação Infantil: uma pesquisa exploratória(2023-07-11) OLIVEIRA, Thais Ferreira da Silva; BEZERRA, Luiz Carlos; http://lattes.cnpq.br/1988042003612886O artigo aborda, através da revisão bibliográfica, a literatura infantil como base para o aluno desenvolver as habilidades de leitura e compreensão de textos. Pretende-se, neste trabalho, refletir, a partir de uma pesquisa bibliográfica, sobre práticas escolares de leitura e formação de leitor na educação infantil. Ao final da pesquisa busca-se responder de que forma a leitura pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem (fala, leitura e escrita), cognitivo e imaginativo da criança? Considera-se a literatura infantil importante porque contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança, tanto na sua percepção, memória, imaginação e fantasia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências nos anos iniciais e a formação inicial dos discentes em pedagogia: uma análise bibliográfica(2023-01-07) MACIEL, Luís Otávio de Souza; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657O presente trabalho de conclusão de curso vem abordar questões relacionadas ao ensino de Ciências nos Anos Iniciais do ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar como é dado o ensino de ciências nos anos iniciais. Os objetivos específicos foram: abordar os saberes discentes na formação inicial nos cursos de Pedagogia; compreender as questões envolvendo o letramento científico e como se dão os processos educativos; refletir sobre o ensino de ciências sob a ótica dos principais teóricos da área, além da Base Nacional Curricular (BNCC), e por fim, apresentar algumas práticas existentes no ensino de ciências. Destacamos que a formação docente é essencial para que o trabalho pedagógico seja desenvolvido com sucesso no que tange ao processo de ensino e aprendizagem e que a Ciência não está apenas na sala de aula, mas onde os alunos enfrentam situações cotidianas, onde a Ciência existe. Assim, concluímos que, apesar da forte presença dos livros didáticos, um ensino de ciências que venha suscitar a curiosidade, criatividade para enfrentar as problemáticas da humanidade, vontade de aprender sempre mais, pensar de forma diferente, gerando resultados diferentes, é o que esperamos e são alguns dos objetivos que nós professores devemos compartilhar com nossos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança no ensino de geometria(2019-12-06) CUNHA, Eliana Catarina Farias; MARTINS, Jeová Pereira; http://lattes.cnpq.br/3909598558519646O ensino da geometria nos anos iniciais pode ser prioritário no trabalho docente, com foco em desenvolver nos alunos competências necessárias para que compreendam o contexto em que vivem e nele se desenvolvam. Assim, este trabalho tem por objetivo propor atividades de ensino de geometria para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pautadas na problematização do patrimônio arquitetônico de Bragança. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com o estudo de fotografias de duas igrejas de Bragança-Pa e com um levantamento bibliográfico com foco nos documentos curriculares oficiais, resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema em fundamentos teóricos para o trabalho que advém das ideias de Miguel e Mendes (2010) e de Farias e Mendes (2014) sobre o ensino de matemática por meio de artefatos da cultura. Os resultados apontam que prédios antigos de Bragança, no Pará, quando submetidos a problematizações poderão fornecer elementos que remetem à geometria plana dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que poderá favorecer a aprendizagem dessa geometria pelos estudantes desse nível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processos investigativos no tratamento da informação nos anos iniciais de escolaridade(2017-04-24) ARAÚJO, Roberta Teófilo de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798Essa pesquisa teve como objetivo proporcionar a alunos dos anos iniciais articularem representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares com o intuito de fazer com que eles identificassem e interpretassem, lessem e compreendessem informações de dados contidos em tabelas e gráficos. A proposta aborda o tema alimentação em uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa é de natureza qualitativa na qual fizemos uso de uma perspectiva teórico do Registro de Representação Semiótica. A proposta foi aplicada a uma turma do quarto ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Belém-Pará. A pesquisa surgiu com a problemática: Como os alunos dos anos iniciais articulam representações de tabelas e gráficos a partir de problemas interdisciplinares? Concluímos que no ensino da matemática há necessidade que se abordem desde os anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que contemplem habilidades como: coleta, organização, construção e interpretação de dados, a fim de auxiliar os alunos no processo de construção de cidadãos críticos capazes de interpretar as inúmeras informações, nos mais diversos meios de comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos da docência na formação inicial para o ensino de ciências dos anos inicias(2018-02-22) COSTA, Dayane Joanes dos Santos; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831Fundamento-me no estudo teórico-metodológico da pesquisa narrativa, buscando construir sentidos da docência para o ensino de ciências nos anos iniciais. Considero relevante investigar meu processo formativo inicial porque a partir disso, é possível refletir sobre minhas vivências no passado e assim, gerar novas concepções que favoreçam em minha atuação docente futura. Trago três contextos vivenciados durante meu processo de formação na graduação que trazem experiências investigativas e interpreto-os, possibilitando meu processo autoformativo e me fazendo compreender que apesar das lacunas encontradas em minha formação inicial, cabe a mim, buscar conhecimentos para ser capaz de proporcionar um melhor ensino aos meus alunos futuros.