Navegando por Assunto "Ambiguity"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook(2018-06-29) PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise do discurso: um olhar sobre a ambiguidade em propagandas das havainas(2018-06-26) COSTA, Yanca Marcelle Costa da; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Este artigo se propõe a refletir sobre os processos de produção dos sentidos em propagandas das Havaianas, com o intuito de compreender o fenômeno da ambiguidade utilizado nesse tipo de texto. Para tanto, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso como uma teoria de leitura que pode ser aplicada a diferentes textos, em especial, neste artigo, ao texto propagandístico. Para realização desse estudo, baseamo-nos nos conceitos teóricos relacionados à teoria da Análise do Discurso de linha francesa, de Michel Pêcheux e desenvolvida aqui no Brasil por Eni Orlandi e outros estudiosos, que, enquanto instrumento teórico-metodológico, funcionará como ancoragem dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo do trabalho.