Navegando por Assunto "Ambiente não escolar"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do pedagogo para a atuação em ambientes não escolares: discursos de alunos cotistas do curso de Pedagogia, Campus Castanhal da Universidade Federal do Pará(2022-12-28) SANTOS, Raiane Rodrigues dos; SANTOS, Raquel Amorim dos; http://lattes.cnpq.br/3387666784015912Esse estudo analisa a formação do pedagogo para a atuação em Ambiente Não Escolares a partir dos discursos de alunos cotistas do Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O referencial teórico baseia-se em Libâneo (2001, 2010) para a discussão sobre a prática educativa em diversos contextos e Saviani (2012) para a incursão acerca dos aspectos históricos do campo da Pedagogia. Utilizamos Gonh (2010) para a discussão sobre educação não formal e o educador social e Jaccoud (2009) para as políticas de ações afirmativas. O estudo é de abordagem qualitativa, pois possibilita compreender o universo de significados sobre a formação do pedagogo para a atuação em contextos não escolares. Os participantes da pesquisa foram 06 (seis) alunos cotistas da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, sendo 01 (um) cota racial, hoje, Cota Pretos, Pardos e Indígenas - PPI, 04 (quatro) cota escola e 01 (um) PSE I/Q - Processo Seletivo Indígena e Quilombola. Para a geração dos dados utilizamos o questionário com perguntas semiestruturadas, enviadas via WhatsApp por meio do link do Google Forms. Para a análise dos enunciados discursivos de alunos cotistas utilizamos a técnica da análise do discurso de base teórico-metodológica na Teoria da Filosofia da Linguagem em Bakhtin (2003), particularmente, na utilização dos conceitos de dialogismo. Os resultados do estudo revelam que a pedagogia tem um papel fundamental para a formação humana e social dos indivíduos nos diferentes ambientes que se desenvolve a prática pedagógica e concluímos que a formação do Pedagogo para a atuação do Pedagogo em Ambientes Não Escolares exige planejamento, didática e um processo de formação humana e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambiente não escolar - uma análise da atuação do pedagogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS/Cametá(2019-08-26) RODRIGUES, Samanda dos Santos; FURTADO, Gislane Damasceno; http://lattes.cnpq.br/1737653497590536A presente pesquisa traça discussões sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolar a partir do trabalho desenvolvido por este profissional no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS no município de Cametá-Pa. A partir de uma pesquisa de campo buscamos compreender como a ação pedagógica não se limita ao contexto das escolas, mas vai se configurando a partir das especificidades de cada espaço e dos sujeitos atendidos. Neste sentido, nos utilizamos de procedimentos da pesquisa qualitativa que nos possibilitou usar instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, observação participante, assim como acesso de documentos. Para entender essa configuração buscamos descrever como se desenvolve o trabalho do pedagogo e como são realizadas suas atividades. E por fim, analisamos os resultados tendo como aporte teórico Libâneo (2001, 2002), Arroyo (2012) Brandão (1981). Os principais resultados demonstram a importância do trabalho pedagógico em espaços não escolares, as metodologias, atendimento, processos avaliativos, organização, mesmo a postura desse profissional passa por uma ressignificação resultando em outros/novos saberes. Assim, ainda temos muito que aprender nesses espaços, especialmente por se tratar da busca de resultados em comum através de uma equipe com outros profissionais como psicólogo, assistente social. O que implica em dizer que essa experiência também pode ser muito positiva nas instituições escolares em que todos precisam se reconhecer enquanto educadores e responsáveis pelo desenvolvimento dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambiente não escolar: identidade(s) de pedagogos atuantes no município de Castanhal/PA(2018) SILVA, Viviane de Souza; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Esta pesquisa aborda a atuação e possível identidade do pedagogo em ambiente não escolar, considerando sua formação inicial para atuar nestes espaços. O problema de investigação situa-se em conhecer a(s) possível (is) identidade(s) do pedagogo atuante em um ambiente não escolar, levando em consideração a sua formação inicial. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Utilizamos como fundamentos, os estudos de: LIBÂNEO (1998) (2001) (2006); SÁ(1999); BRZEZINSKI (2011); CIAMPA(1987); DUBAR (1997); NÓVOA (1992), dentre outros. O estudo teve três (03) sujeitos, profissionais da pedagogia que atuam em espaços não escolares, tais como: Serviço Social do Comércio (SESC), Associação Fazenda Embrião e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Na análise dos dados foram construídas três categorias: pedagogia em ambiente não escolar; atuação e identidade do pedagogo em ambiente não escolar e formação inicial. Os resultados apontam para a relevância da atuação do pedagogo em ambiente não escolar, sobretudo, admitindo que nesta perspectiva seja possível assumir não apenas a identidade de docente, mas, identidades, que vão além da docência, levando em conta a dimensão do trabalho pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Percepção dos(as) Defensores(as) Públicos e suas estratégias didáticas para a comunicação da linguagem jurídica em relação aos assistidos(as), Município de Bragança, Pará(2021-03-15) RAMOS, Maria Alice Silva; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo é o resultado do Trabalho de Curso (TCC) que objetivou analisar a percepção dos Defensores Públicos em relação aos assistidos e, complementarmente, quais as principais estratégias executadas por estes profissionais para o processo de didático de comunicação da linguagem jurídica à pessoas com baixa escolarização. Nesta perspectiva, a partir de questões norteadoras, pretendeu-se identificar: quais são as maiores dificuldades dos defensores em repassar a orientação jurídica aos usuários(as) que apresentam pouca ou nenhuma escolarização para o entendimento da linguagem jurídica relacionada ao que reivindicam? De que forma o conhecimento do(a) Pedagogo(a) ajudará na mediação de comunicação entre Defensores(as) e Assistidos(as)? O processo metodológico partir da abordagem qualitativa de pesquisa, onde foi possível elaborar um roteiro com perguntas semiestruturadas para a aplicação de entrevista abordagem para a análise de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas previamente a dois profissionais da defensoria pública. Em seguida, os dados foram tratados e analisados à luz da análise de conteúdo. O estudo revelou que a percepção dos(as) Defensores(as) se refere principalmente em relação à vulnerabilidade social, econômica e de escolarização dos Assistidos, e que estas, geram barreiras para o entendimento da linguagem jurídica. Ainda percebem que a transposição didática da linguagem é uma realidade do local, no entanto, essa mediação não é uma estratégia prévia de ações, apenas entendem é necessária à manutenção de comunicação acessível para que a linguagem jurídica seja entendida.