Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Amazônia paraense"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Crianças e infâncias da Amazônia paraense: achados sobre a região do Baixo Tocantins
    (2022-07-19) SANTOS, Aíris Corrêa dos; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo trata do ser criança na Amazônia paraense, em especial das que habitam a região do Baixo Tocantins, com o intuito de identificar a pluralidade dos contextos que os infantes vivem suas infâncias quando se pensa os desafios educacionais e de garantia de direitos de meninos e meninas. O estudo, dentro da abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico a partir de dissertações e teses dos autores Andrade (2018), Corrêa (2018), Buecke (2019), Pojo (2017) e Silva (2005), os quais discutem o sujeito criança, suas infâncias e suas produções infantis perpassando por relações no âmbito escolar, familiar e comunitário. Enfatizamos as abordagens mencionadas nos estudos, que afirmam as crianças como sujeitos atuantes, ativos, criativos no meio em que vivem, mesmo enfrentando uma realidade social amazônica demarcada por precárias condições de vida e de escolarização para esses sujeitos. Elas conseguem outorgar contornos próprios aos seus “mundos infantis”, ao construírem e partilharem suas práticas sociais e culturais, que dizem da singularidade da vida na Amazônia. Outrossim, dada a importância de compreender quem são as crianças, é preciso investir em mais estudos nesse enfoque pois na realidade da região do Baixo Tocantins, por exemplo, são poucos estudos que discutem sobre o tema, ao mesmo tempo, há muito ainda para se aprender sobre e com as crianças. Isto posto, é possível construir sob outras perspectivas as práticas educativas em nossa região, embebida da produção infantil em sua diversidade de crianças e suas infâncias.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os Desafios da escola do campo na Amazônia em tempos de pandemia da COVID-19
    (2021-01-27) RODRIGUES, Ingrid da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente trabalho teve como objetivo analisar os discursos dos sujeitos amazônicos sobre as formas de enfrentamento da educação do campo na Amazônia para o contexto de pandemia do coronavírus (COVID – 19). Para compreender como os sujeitos amazônicos, no caso professores e membros dos movimentos sociais da educação do campo, passaram a enfrentar essa realidade optou-se pela análise do discurso a partir do referencial Bakthiniano destacando três elementos: o conteúdo temático, o estilo da linguagem e a construção composicional ligados ao enunciado, o que nos permitiu diagnosticar a partir desses sujeitos, os desafios da educação do campo, assim como, as saídas apontadas e construídas pelos sujeitos amazônicos para as escolas do campo. Esse estudo revelou os papeis e responsabilidades dos órgãos governamentais e instancias de ensino na situação dos alunos e professores durante a pandemia da covid – 19, focalizando ações que possam dirimir os impactos na qualidade e oferta de ensino nas escolas do campo no Pará.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil do e no campo na Amazônia paraense: um olhar a partir do município de Soure
    (2023-12-12) PANTOJA, Bianca Nazaré; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O Trabalho de Curso (TCC) intitulado “Educação Infantil do e no Campo na Amazônia Paraense: um Olhar a Partir do Município de Soure”, cujo objetivo principal foi discutir sobre a Educação Infantil do e no campo no munícipio de Soure. A Educação Infantil do e no campo inclui uma diversidade de povos e populações que vivem na área rural do país, é uma educação que constrói as bases para combater uma modelo de educação que simplesmente reproduz, nos territórios rurais, a cultura urbana dominante. Para a pesquisa procuramos entender a realidade da Educação Infantil do e no campo e na Amazônia paraense, para isso, mapeamos o atendimento educacional e investigamos os desafios presentes na EIC nesta região. O referencial teórico utilizado neste trabalho foi Hage (2005 e 2019), Brandão (1981), Freitas e Reis (2019), Silva e Pasuch (2010), Silveira e Paludo (2014) e Rosemberg e Artes (2012). Através de revisão bibliográfica e análise documental reuni dados que mostram como vem se dando o atendimento educacional das crianças e quais são os desafios enfrentados para que elas tenham acesso a uma educação de qualidade. Os resultados apontam que mesmo com vários desafios para serem enfrentados, o atendimento educacional das crianças pequenas vem melhorando gradativamente, através de politicas públicas, que valorizam a educação e a diversidade brasileira.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA