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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise da educação pública a partir do estágio supervisionado em uma escola do município de Augusto Corrêa – PA
    (2022-11-24) SILVA, Herisonn Brito da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855
    O Estágio Supervisionado é considerado fundamental para a formação do professor, complementando o que se aprende e pratica em outras disciplinas da área pedagógica nos cursos de licenciatura. Trata-se de um momento em que, a partir da realidade escolar, torna-se possível vivenciar as condições estruturais da escola e do cotidiano dos professores. Sendo assim, o presente trabalho utiliza-se do estágio como uma ferramenta de análise da educação pública em um município da Amazônia brasileira. São apresentadas vivências de dois estágios supervisionados realizados com: a) uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental; e b) duas turmas da EJA. As experiências se deram em uma escola do município de Augusto Corrêa - PA. Comparando a descrição do que foi presenciado com descrições da literatura antecedente, compreende-se que as problemáticas observadas no estágio são recorrentes na educação pública brasileira. Dessa forma, reforça-se a importância do Estágio Supervisionado para o aluno de graduação como componente crítico reflexivo da teoria e da prática docente.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os limites de gestão e monitoramento da biodiversidade em unidade de conservação: o caso do Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque (Brasil-Guiana Francesa)
    (2017-08-17) CORDEIRO, Edileida Batista; CORBIN, Hisakhana Pahoona; http://lattes.cnpq.br/3256845970027095
    Estudos acerca da biodiversidade representam um grande desafio à comunidade científica, sobretudo quando se trata de uma área entre dois países na Pan-Amazonia, permeada por conflitos que incluem garimpeiros, biopiratas, traficantes, fazendeiros, indígenas e comunidade local, principalmente mediante ao compromisso assumido pelo Brasil no âmbito da Convenção da Diversidade Biológica. Esse artigo tem como objetivo analisar os limites quanto a gestão e monitoramento da biodiversidade do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. A metodologia utilizada foi o levantamento e análise bibliográfica e documental dentro de uma abordagem mista. Os resultados afirmam a dificuldade e entraves da gestão e monitoramento da biodiversidade.
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