Navegando por Assunto "Alunos surdos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Libras para alunos ouvintes como ferramenta para inclusão de surdos na educação básica do Brasil(2022-12-06) ARAÚJO, Paulo Vitor dos Santos; SILVEIRA, Andréa PereiraO estudo sobre o ensino da Língua de Brasileira Sinais (Libras) para ouvintes, ainda é um território pouco explorado pela comunidade acadêmica, por isso este artigo traz para o debate a temática da inclusão social e educacional das pessoas surdas no contexto da Educação Básica. Para isto, será apresentada, de maneira resumida a história da educação dos surdos no Brasil, a fim de discutir os acontecimentos mais relevantes para entendermos o porquê da atual estratégia de ensino dos alunos surdos e de suas implicações sociais. Apontaremos as Leis e Diretrizes implementadas na tentativa de diminuir as desigualdades sociais e educacionais entre alunos surdos e ouvintes. Importantes ferramentas na busca por dias melhores para a comunidade surda. Com os marcos regulatórios demarcados vamos pontuar algumas experiências de sistemas educacionais públicos na implementação curricular da disciplina Libras na educação de alunos ouvintes, na rede regular. Com isso será possível mostrar que é possível ter esta disciplina como um pilar da inclusão socioeducacional dos alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Conclui-se que é possível e necessária a inclusão da disciplina Libras no currículo das redes de ensino público no Brasil, pois este é o caminho do desenvolvimento de uma sociedade mais justa em relação as pessoas surdas, dando a elas a oportunidade de poder se expressar e se comunicar com todos. E, assim, abrir um novo mundo muitos caminhos, descobertas e novas possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos na Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA(2018-06-29) SILVA, Rosileno Pantoja da; BENTES, Rosa Maria Ramos; http://lattes.cnpq.br/7870562072011556A presente pesquisa intitulada O Processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos da Escola Enedina Sampaio Melo, Igarapé-Miri-PA, investiga o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos incluídos em turmas regulares de ensino na escola Enedina Sampaio Melo município de Igarapé-Miri, em especial no que tange o ensino e aprendizagem da língua Portuguesa. Busca-se entender as interfaces educacionais desses alunos, embora estejam inseridos em turmas regulares de ensino. Portanto, a presente pesquisa constituirá em um momento oportuno de conhecimento e produção de saber acerca da compreensão da língua portuguesa pelos alunos surdosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação do interprete de Libras, no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo(2018) SOUSA, Luana de Lima; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este Memorial de formação aborda pontos relevantes da trajetória de vida profissional e acadêmica de Luana de Lima Sousa, objetivando descrever recordações da infância, desde o primeiro contato com as experiências pessoais e profissionais adquiridas, passando pelo ingresso na Universidade Federal do Pará(UFPA), sendo esse acontecimento o ápice da realização do sonho de chegar à formação acadêmica. Reflete ainda o processo da educação inclusiva de alunos surdos durante todo esse percurso histórico, mas especificamente, a relação do interprete de libras no processo de ensino aprendizagem do aluno surdo.