Navegando por Assunto "Alternation pedagogy"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Casa Familiar Rural Dorothy Stang e a Educação do Campo no município de Anapu-PA(2020-09-25) MEDEIROS, Markdione Silva de; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583O presente artigo/ensaio consiste em um estudo de caso realizado na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada no município de Anapu, estado do Pará, e se propõe fazer uma análise de parte da literatura acerca de como se deu o processo de idealização, fundamentação e implantação das CFRs de um modo geral e, uma apreciação, junto aos atores sociais envolvidos na efetivação e funcionamento da mesma, considerando, notadamente, o grau de importância atribuída a esta, bem como sua representatividade junto a sociedade campesina da região. Para tanto, considera-se o papel que a referida CFR exerce junto aos camponeses, para além dos aspectos ligados a formação pedagógica e a busca por políticas públicas, pois que esta se propõe a desenvolver atividades que dizem respeito a busca da melhorias da qualidade de vida do campesinato regional/local, na formulação de políticas básicas de saúde, lazer, educação, entretenimento, etc. Além disso, a proposta se pretende emancipadora para com os jovens estudantes do campo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos, visando constituir estes na condição de protagonistas. Nesse sentido, iremos discutir ao longo deste trabalho, até que ponto se efetiva esta proposição na vida cotidiana do campesinato local/regional, considerando-se o universo das famílias que participam direta ou indiretamente do referido projeto, trazendo para debate parte do processo de idealização e construção da CFR, bem como os ideais que fundamentaram a constituição da mesma, a partir das percepções dos envolvidos no referido projeto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teoria e prática da casa familiar do Brasil Novo(2020-07-31) CARVALHO, Keila Gomes; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741A casa familiar rural consiste em um meio alternativo de educação voltado para os jovens filhos de agricultores, para que assim possam continuar ajudando seus pais e ainda ter uma formação adequada. Dessa forma, foi observado a importância de discutir como ocorrem a formulação dos conteúdos desenvolvidos na escola CFR de Brasil Novo, como funcionam o ensino e quais são as metodologias utilizadas pelos monitores. A CFR Oscar Albino Führ está localizada no município do Brasil Novo, Pará, onde serão analisadas, por meio de questionários, a metodologia utilizada na CFR e aspectos acerca do funcionamento da escola, das experiências na educação dos alunos, e o funcionamento da alternância, dentre outros. Nos resultados foram constatados que ainda se tratar de um projeto de adaptação, pois ainda não se tem a incrementação dos pais e/ou responsáveis no meio escolar, como foi proposto pela CFR inicial na França.