Navegando por Assunto "Altas habilidades"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desafio do professor : identificar e incluir o aluno com altas habilidades/superdotação no ensino regular(2019-12-16) Caseiro, Eny Tayná Miranda; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444O tema proposto neste trabalho buscou identificar as dificuldades que o docente tem para perceber o aluno com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), através de pesquisas em artigos que abordam o tema. O estudo deste tema é importante para o processo da formação dos professores, pois os docentes necessitam saber como melhor trabalhar com os alunos com AH/SD. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi a pesquisa bibliográfica, por meio de artigos, legislação sobre políticas de educação inclusiva e artigos. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais cedo houver um diagnóstico e uma intervenção, maior será a chance de o aluno desenvolver suas potencialidades e ser incluso na sociedade. A inclusão é um caminho longo a ser percorrido, que embora já possua avanços, ainda há uma enorme necessidade de intervenções na prática educativa, apoio da família e políticas educacionais efetivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mapeamento e perspectivas da inclusão na educação matemática: análises sobre altas habilidades, deficiências intelectuais e transtornos do desenvolvimento(2025-08-11) FIGUEIREDO, Suelem Pessoa; SOARES, Cristielen Costa; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Mapeamento e Perspectivas da Inclusão na Educação Matemática: Análises sobre Altas Habilidades, Deficiências Intelectuais e Transtornos do Desenvolvimento, tem como objetivo investigar as perspectivas da Educação Matemática Inclusiva, analisando pesquisas acadêmicas e experiências práticas sobre a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. O estudo se fundamenta na análise de quatro artigos publicados que abordam a temática sob diferentes perspectivas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa envolve o levantamento e análise de publicações indexadas, assim como experiências de formação docente em um contexto inclusivo. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na formação de professores para a educação inclusiva, bem como a necessidade de adaptações pedagógicas que favoreçam o aprendizado equitativo para estudantes com altas habilidades, deficiência intelectual, discalculia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os artigos analisados foram: (i) Cenário das pesquisas sobre altas habilidades e superdotação, nos anais do ENEM, SIPEM e ENEMI: que investiga a produção científica sobre altas habilidades/superdotação na Educação Matemática, evidenciando a escassez de pesquisas e a necessidade de maior exploração desse campo; (ii) Análise dos periódicos Qualis/CAPES: um mapeamento sobre discalculia, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down e deficiência intelectual: que apresenta um levantamento sistemático das publicações sobre essas condições, identificando lacunas na produção acadêmica e apontando direções para futuras pesquisas; (iii) A formação inicial de matemáticos(as) na perspectiva da Inclusão: a experiência na Casa Bentivi-APAE Abaetetuba/PA: que relata a formação inicial de professores de Matemática em contexto inclusivo, destacando a experiência na Casa Bentivi-APAE e suas contribuições para uma prática docente e inclusiva; e (iv) Panorama das pesquisas sobre o transtorno do espectro autista (TEA) na Matemática: uma análise bibliográfica nos anais do ENEM e SIPEM: que discute como a Educação Matemática tem abordado o TEA, identificando desafios e estratégias de ensino voltadas para alunos com essa condição. A análise dos quatro artigos revela um cenário em que a Educação Matemática Inclusiva ainda enfrenta desafios significativos, mas também apresenta avanços importantes. A pesquisa conclui que a formação docente e a produção acadêmica precisam ser ampliadas para garantir um ensino matemático acessível a todos os estudantes.