Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Alimentos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma análise sob o aspecto operacional de uma unidade do município de Bragança, Pará
    (2022-07-19) REIS, Flávia Roseira dos; ALVES, Marileide Moraes; http://lattes.cnpq.br/4989368162994718
    A oferta de alimentos de origem animal aptos ao consumo, resguardadas as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas, é o resultado final dos inúmeros aspectos de processamento. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise, sob o aspecto operacional, de uma processadora de pescado, onde se buscou descrever a empresa; fazer levantamento de informações, in loco, para validar a planta baixa; coletar informações com funcionários da recepção, salão de processamento, embalagem e expedição sobre as dificuldades enfrentadas na rotina de trabalho em função da estrutura da processadora; apontar fragilidades e pontos positivos; indicar medidas para mitigar os pontos frágeis identificados no layout. A análise realizada durante esta pesquisa mostra que a empresa possui oportunidades e pontos fortes que superam pontos fracos. Estruturalmente, há necessidade de adequações, como a construção de uma estação de tratamento de resíduos, mas a principal dificuldade percebida é em relação aos colaboradores, que acumulam alto volume de trabalho, o que poderia ser minimizado com a adoção de 3 turnos de trabalho (hoje a empresa tem 2 turnos).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Condições higiênico-sanitárias da estrutura dos boxes de alimentação em um centro comercial
    (2023-07-12) ARAÚJO, Bianca Guimarães de Azevedo de; ANDRADE, Thaisa Lorena da Silva; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; SILVA, Vânia Maria Barboza da; http://lattes.cnpq.br/4115754779052652; https://orcid.org/0000-0003-4490-8398
    Alimentar-se fora de casa tornou-se um hábito entre as pessoas que, por motivos diversos, precisam estar fora de sua residência durante parte do dia. Assim, a comercialização de alimentos em vias públicas está presente em quase todos os lugares do mundo, trazendo praticidade a quem necessita e, consequentemente, constituindo-se fonte de renda para muitos. Pelo risco inerente às práticas higiênicas para manipulação dos alimentos, é importante que normas existam e sejam aplicadas, tanto para avaliar, quanto para orientar as pessoas envolvidas com a manipulação e vendas de alimentos em vias públicas. Este estudo teve o objetivo de avaliar as condições higiênico-sanitárias dos locais de venda de alimentos de um centro comercial do Município de Belém-PA. Para isso realizou-se um estudo observacional transversal e descritivo, utilizando dois checklists baseados nas RDC’s 216/2004 e 275/2002 (ANVISA). O estudo foi realizado durante o mês de novembro de 2022, com visitas regulares às segundas-feiras, durante o horário correspondente ao almoço. Os resultados dos checklists aplicados contemplou um total de 40 itens, entre eles: instalação, piso, parede, teto, iluminação, ventilação, água, higienização das instalações, controle integrado de vetores e pragas urbanas, manejo dos resíduos, equipamentos, móveis e utensílios. Dentre eles, 3 itens (7,5%) apresentaram-se Conforme (C); 28 itens (70%) Não Conforme (NC) e 9 itens (22,5%) como Não se Aplica (NA). Assim, constatou-se a ausência do conhecimento técnico das boas práticas de manipulação dos alimentos por meio da aplicação dos checklists nos locais de vendas de refeições, retratada pela Não Conformidade da maioria dos itens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Levantamento da doença de chagas nos últimos 3 anos na cidade de Abaetetuba-PA
    (2013-09-19) CARDOSO, Ana Paula Pereira; LOBATO, Maria Eunice de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544
    A doença de chagas, endêmica de algumas regiões da América Latina se tornou ao longo do tempo uma questão de preocupação em vários países como o Brasil, os desmatamentos acompanhados do inchaço populacional nas cidades intensificam o avanço da patologia. A região Amazônica antes considerada livre do problema passou a ser vista de forma mais atenuada com relação à doença, nos últimos anos houve um avanço dos casos confirmados. Os impactos ambientais favorecem retiram o habitat natural dos triatomas causando desequilíbrios ecológicos afetando diretamente a qualidade de vida da população. No estado do Pará em cerca de 86 municípios foram confirmados casos de Doença de Chagas, o município de Abaetetuba se destacou pela maior incidência dos casos. Dados fornecidos pelo centro de endemias do município apontaram que entre os anos de 2010 á 2012 foram notificados um total de 2.035 casos dentre os quais 137 foram confirmados. Em todos os casos confirmados a forma de transmissão se deu por via oral, esta se liga diretamente ao consumo de alimentos manipulados como o Açaí, a infecção se dá a partir das fezes ou do próprio barbeiro triturado no alimento. A infecção por via oral ocorre principalmente por problemas na manipulação do fruto, pela precária higienização comprometendo assim a saúde dos consumidores. A zona urbana é mais afetada, pois, apesar da grande concentração de produção do Açaí ser nas ilhas o consumo se dá basicamente na cidade. Para isso contra o avanço da doença criaram-se programas que se intensificam a fim de diminuir a incidência e obter diagnósticos mais precoces e corretos. Dessa forma o seguinte trabalho tem como intuito obter um diagnóstico da doença de Chagas no município de Abaetetuba no estado do Pará nos anos de 2010, 2011 e 2012 a fim de contribuir para os estudos em torno da problemática na cidade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA