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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma implementação em pseudolinguagem para a cifra de Hill
    (2023-02-08) REIS, Luis Henrique da Silva; LACERDA, Nelson Ned Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1902393822396052
    Este trabalho apresenta uma aplicação em pseudolinguagem para a cifra de Hill no Programa VisuAlg. Para tal, norteado através de revisões bibliográficas, de natureza aplicada, concatenamos conceitos matemáticos da álgebra linear tais como; matrizes e determinantes, bem como teoria dos números; algoritmos de Euclides e aritmética modular, junto a criptografia, algoritmos e lógica de programação. Assim foi desenvolvido um algoritmo com 800 linhas de códigos para cifrar e decifrar mensagens, embora o número de caracteres seja limitado, este não afeta os resultados. Esta pesquisa surgiu em razão do autor possuir conhecimentos na área lógico programacional, então o interesse em aplicar conhecimentos matemáticos em lógica de programação, com finalidade em contribuir para a matemática alinhada a área de programação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento sistemático da inteligência artificial no mercado financeiro com ênfase em análise fundamentalista
    (2024-08-15) SILVA, Luan Pinheiro; MENDES, Ingrid Nery; http://lattes.cnpq.br/7079854122764802; https://orcid.org/0009-0003-0916-3906; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760
    A análise fundamentalista é a estratégia de investimento predominante para investidores focados em retornos de longo prazo. Essa abordagem avalia as operações e perspectivas das empresas, considerando tanto fatores macroeconômicos quanto elementos específicos da companhia, visando identificar oportunidades de investimento com alto potencial de retorno. O presente trabalho busca reunir informações detalhadas e relevantes sobre os benefícios e estratégias das aplicações de aprendizado de máquina na economia, utilizando a análise fundamentalista como principal métrica dentro do setor financeiro. Além disso, visa identificar as técnicas de inteligência artificial (IA), aplicadas a esse segmento e seus impactos na previsão do mercado de ações, uma vez que, prever a volatilidade do mercado financeiro sempre representou um desafio complexo. E para entender esse processo, foi realizada esta revisão sistemática da literatura, no qual, constata-se que, frequentemente, as técnicas de aprendizado de máquina são utilizadas para prever os preços dos ativos e suas tendências. Reforçando dessa forma, a importância e eficácia da utilização de algoritmos de IA para antecipar direções futuras no mercado de ações. Entre os modelos mais comuns encontrados estão, respectivamente: rede neural, algoritmo genético, deep learning, floresta aleatória, séries temporais, mineração de texto, processamento de linguagem natural e rede neural profunda. Os resultados indicam que as pesquisas em inteligência artificial estão evoluindo rapidamente e enfatizam o crescente potencial das técnicas de IA no setor financeiro, tornando-se uma ferramenta quase indispensável para os agentes econômicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelo analítico híbrido para seleção de nós retransmissores em cenários com escoamento de dados
    (2018-12-13) LOPES, Carlos André Barros; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464
    Em cenários de redes celulares com alta densidade de usuários a qualidade de serviços tende a ser reduzida pela interferência gerada pelos dispositivos dos usuários o overhead na antena da estação base. Em meio a isto, surge o escoamento de tráfego cujo propósito é distribuir o sinal por meio de usuários retransmissores capazes de otimizar a entrega dos dados.Através disso é proposto o HAMAT, um modelo analítico híbrido que contribui para escoamento de tráfego a partir da seleção de usuários retransmissores ideais. Este trabalho apresenta um modelo analítico híbrido, chamado HAMAT, que considera os modelos analíticos AHP e TOPSIS para a tomada de decisão. Este modelo analítico é designado para seleção de usuários retransmissores ótimos durante o escoamento de tráfego em redes celulares. O HAMAT considera múltiplos critérios para a tomada de decisão, tal como as métricas de QoS: Atraso, Vazão e Perda de Pacotes e a métrica espacial, Distância Euclidiana. A proposta é validada a partir de simulações computacionais e comparações com outros algoritmos de seleção, levando em consideração a qualidade de serviço, nesse contexto o HAMAT superou os demais algoritmos com uma melhoria nos parâmetros de QoS com até 61% em um dos cenários avaliados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma proposta de aplicação de métodos de gamificação no ensino aprendizagem da disciplina de algoritmo
    (2019-07-01) BARBOSA, Leandro do Nascimento; SOARES, Elziane Monteiro; http://lattes.cnpq.br/1861043405161099
    Em muitos casos atrair a atenção das pessoas e motivá-las em suas tarefas diárias, principalmente, com intuito de aumentar a produtividade, tem sido um desafio perceptível no contexto industrial e ambiente acadêmico, pois as ações rotineiras tendem a causar desmotivação aos indivíduos. Diante dessa situação, têm surgido alguns estudos que utilizam a gamificação na educação e em processos empresarias visando suprir ou minimizar tais problemáticas. A gamificação foca na ideia de motivar ou melhorar o engajamento dos integrantes ao mesmo tempo em que desperta o prazer de se sentirem imersos a jogos, propiciando também fomentar a competição entre os participantes, objetivando a conquista de resultados e metas pré-estabelecidas. Considerando esse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de metodologia de ensino-aprendizagem para a disciplina de algoritmo do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará, campus Castanhal, com a utilização de elementos da gamificação, no intuito de auxiliar a aprendizagem dos alunos, uma vez que o ambiente gamificado pode estimular a motivação, despertar o engajamento, o prazer e a competição de forma saudável entre os estudantes frente às dificuldades enfrentadas pelos mesmos na aprendizagem desta disciplina, logo, o ambiente proposto neste trabalho pode vir a ser um recurso importante a ser utilizado no processo educacional, pois pode ter a capacidade de minimizar o índice de reprovações e até a desistência de alguns estudantes na sequência da disciplina.
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