Navegando por Assunto "Alavancas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando os conceitos físicos sobre sistema métrico e alavancas no plantio de cacau (theobroma cacao l.): sequência didática com enfoque CTSA(2025-03-06) MATOS, José Elton Silva; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648Este trabalho apresenta uma proposta de Sequência Didática (SD) baseada nos princípios de Zabala (2015) com enfoque na interação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o problema do cultivo do cacau (Theobroma cacao L.) sob os temas “Sistema Métrico e Alavancas” proporcionando uma aprendizagem significativa e contextualizada, bem como a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos. A proposta visa promover uma abordagem dinâmica e envolvente com o uso de vídeos, simuladores, textos, livro e prática, que estimule os alunos a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões sobre questões envolvendo CTSA. Ao integrar essas práticas pedagógicas de maneira eficiente, espera-se que estas contribuam para o desenvolvimento do conhecimento científico dos estudantes, bem como para a formação e profissionalização dos professores, oferecendo ferramentas e estratégias que enriqueçam o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, acredita-se que a SD com enfoque em CTSA sob os temas “Sistema Métrico e Alavancas” para o plantio do cacau possa colaborar para uma compreensão mais aprofundada que evidencia a aplicação prática dos conteúdos de física abordados no cotidiano dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e relevante.