Navegando por Assunto "Agile methodology"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Agile game development process: um processo para o desenvolvimento de jogos(2021) NETO, TUBY D'OLIVEIRA; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427A procura por processos e boas práticas que apoiem o desenvolvimento de jogos eletrônicos está cada vez mais comum. Entretanto, embora existam muitas informações de tais metodologias voltadas para sistemas computacionais tradicionais, há poucos dados na literatura sobre essas abordagens para o contexto dos jogos digitais e, quando existem, são insuficientes ou muito prolixas, inviabilizando a aplicação em ambientes reais. Esse trabalho apresenta o Agile Game Development Process, uma proposta de um processo para o desenvolvimento de jogos digitais a qual combina aspectos de outros processos encontrados em levantamentos bibliográficos com algumas práticas ágeis. Por conseguinte, foram examinados os modelos identificados na literatura, extraindo as melhores práticas para o contexto dos jogos eletrônicos de modo a construir o processo proposto. O artigo elucida os fluxos, atores, tarefas, artefatos e tecnologias de modo sucinto com o intuito de oportunizar a implementação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação ágil para desenvolvimento de um aplicativo móvel de resultados microbiológicos (micapp)(2020-11-30) ARAÚJO, Felipe Gusmão; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686O desenvolvimento de software requer a documentação de cada etapa dentro do seu ciclo de vida. Apesar disso, poucos trabalhos científicos abordam o assunto, e algumas empresas de desenvolvimento tendem a usar seus próprios métodos de documentação. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo principal encontrar as melhores práticas de documentação de software a partir de uma revisão de literatura, tendo como foco a metodologia ágil aplicada ao desenvolvimento móvel. O software documentado foi o Vigilante Microbiológico MICAPP, criado para auxiliar e acelerar o registro e a entrega de resultados de culturas de bactérias e antibiogramas para profissionais de saúde. Este aplicativo foi desenvolvido utilizando o framework cross-platform Ionic em conjunto com o SDK Firebase para operações de backend. A metodologia do trabalho foi exploratória qualitativa, buscando trabalhos científicos na área de documentação de software que seguissem a metodologia ágil. As ferramentas utilizadas para a documentação, bem como quais documentos gerar, foram definidos a partir da análise das boas práticas encontradas na revisão de literatura. Para documentação de requisitos e teste de aceitação de usuário foi usado o Google Docs; para o teste exploratório foi utilizado o Xmind e, por fim, o Structurizr foi utilizado na documentação de arquitetura. O teste de aceitação foi feito a fim de validar o aplicativo para entrega ao cliente, possibilitando a continuidade no processo de registro do software que já está em andamento pelo MACPro-UFPA. Este trabalho obteve sucesso na criação de uma documentação de software mais simples e direta para desenvolvimento ágil de um aplicativo móvel, além de ressaltar a relevância e importância do planejamento e documentação adequados a cada projeto de software.