Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Affective memory"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alimentação e memória afetiva: uma proposta didática com o gênero narrativa de memória para o desenvolvimento da leitura e escrita
    (2025-10-31) PINHEIRO , Marcia Raimunda Gomes; MOURA , Rodrigo Milhomem de; http://lattes.cnpq.br/3820645374526854; https://orcid.org/0000-0002-5156-2076
    Apresentamos neste artigo uma sequência didática voltada para estudantes do 7º ano, centrada no gênero discursivo narrativa de memória, articulando culinária tradicional e memória afetiva para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita. Adotamos uma abordagem qualitativa, desenvolvendo a pesquisa por meio da elaboração e aplicação de uma sequência didática estruturada conforme o modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que compreendem esse instrumento como um meio sistemático de ampliação do ensino de gêneros discursivos na sala de aula. Nosso trabalho contou com os referenciais teóricos de Freire (1989), Bakhtin (2016), Rojo (2018) e Moura (2023), que concebem leitura e escrita como práticas sociais e dialógicas. Acreditamos que essa sequência didática contribui para ampliar as competências de leitura e escrita dos/as alunos/as, fortalecendo seu vínculo com a memória afetiva e a cultura local, tornando a aprendizagem mais inclusiva e mais próxima de suas experiências. A sequência didática busca contribuir para a superação das dificuldades de leitura e escrita dos/as estudantes de Tracuateua-PA, fortalecer seu vínculo com a cultura local e com a comunidade, bem como promover práticas docentes mais contextualizadas e significativas, que valorizem saberes tradicionais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA