Navegando por Assunto "Adolescentes"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do uso de suplementos nutricionais por adolescentes de uma escola de Belém - PA(2018-12-18) FERREIRA, Damyles Nunes; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XA Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza como adolescência a faixa etária que compreende entre 10 a 19 anos, sendo dividida em duas fases. A primeira fase é determinada de 10 a 14 anos de idade e tem como característica o início das mudanças puberais; a segunda fase é definida de 15 a 19 anos de idade, e caracteriza-se pelo término da fase de crescimento e desenvolvimento morfológico. A autoimagem dos adolescentes está diretamente associada não só à autoestima como também à inserção social em seus grupos e, assim, estimulados por essa massiva propaganda, utilizam diversas substâncias ditas ergogênicas com a intenção de rápidas mudanças estéticas e visuais, sem se preocupar com os efeitos nocivos ou legalidade das mesmas (BARROS, 2014). Este estudo tem por objetivo avaliar a ocorrência do uso de suplementos nutricionais em estudantes do Ensino Médio. Foi realizado um estudo descritivo transversal analítico, com estudantes de uma escola pública da cidade de Belém-Pa, com idades entre 15 e 17 anos, de ambos os sexos, que afirmaram utilizar suplementos nutricionais, foi aplicado um questionário semiestruturado. A maioria da amostra era composta por alunos do sexo masculino. Todos os alunos entrevistados confirmaram participar das aulas de Educação Física na escola. E além dessas aulas, praticavam outros exercícios físicos. Dos 10 produtos citados, prevaleceu a utilização do BCAA, Whey protein, e Creatina. Sobre a indicação para o uso de suplementos nutricionais, prevaleceu a indicação por nutricionista. Com relação à motivação para o uso de suplementos, a maioria respondeu que o fator saúde foi primordial. O objetivo quanto ao uso de suplementos para a maioria é o ganho de massa muscular. Sobre os critérios utilizados para a compra dos produtos, o fator que mais se destacou foi o preço. Apesar de grande parte dos participantes desse estudo possuir a indicação e acompanhamento do uso de suplementos por profissionais habilitados, essa pode não ser a realidade de muitos usuários desses produtos. Portanto, é imprescindível a necessidade de ações que permitam o acesso dessas pessoas a esses profissionais, possibilitando a promoção da saúde. É importante ressaltar também a necessidade de mais estudos relacionados ao assunto para o acréscimo de mais informações sobre o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição do Programa Bolsa Família para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade(2017) BRITO, Nívia Suellem do Nascimento; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura no banco de dados do Portal de Periódicos Capes sobre a contribuição do Programa Bolsa Família para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A pesquisa foi concretizada por meio da busca simples, a partir das palavras-chave: Bolsa Família e condicionalidades da educação, e da busca avançada com as palavras: Bolsa Família x contribuição para a educação. Foi feito ainda, um levantamento dos TCCs disponibilizados no catálogo online da Biblioteca David Sá que abordam a temática deste estudo. A pesquisa segue estruturada em seções, na qual abordamos os direitos humano, bem como seu progresso e expectativa; o Cadastro Único; o PBF e as condicionalidades da educação para o programa. Os resultados apontam a importância do benefício do PBF para a educação, desse modo, o PBF tem impacto na escolaridade de crianças e adolescentes de famílias que estão em situação de vulnerabilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Devir borboleta: trajetos de si no processo de construção de um professor - artista de teatro; relato de experiência(2023-06-13) LAUNÉ, André Nazareno do Nascimento; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210Essa monografia tem como intuito refletir sobre minhas memórias e vivências ancoradas na “Adolescência”. Acionar minhas memórias me fizeram refletir sobre a trajetória e forma do comportamento adolescente, exemplificadas aqui também ao acessar outras áreas de conhecimento que não o teatro. As descobertas e acontecimentos aqui citados foram acionados de forma não necessariamente cronológica, portanto não há uma ordem de tempo para os acontecimentos, e cada memória foi acionada no momento oportuno para sua entrada. Vale ressaltar que não se trata apenas de uma trajetória, mas também de uma rememoração de sensações e situações como forma de exemplificar situações aqui citadas, voltadas para o campo da docência, falando sobre a necessidade do conhecimento do pensamento adolescente para que se possa atuar como docente. Também abordei os conflitos adolescentes sob uma perspectiva teatral, revisitando momentos de minha vida como a descoberta da sexualidade, a luta contra o corpo e o aflorar de sentimentos, entrelaçando com o momento em que finalmente reconheço meus conflitos em corpos diferentes, me distanciando do cargo de experimentador e adentrando no papel de professor dentro do grupo de Teatro Juvenil da Escola de Teatro e Dança da UFPA. A construção do texto é marcada por diálogos com GOFFMAN, FOUCAULT, FORTIN, FREIRE, dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito do treinamento de força no desempenho de nadadores infanto/juvenil de 13 a 15 anos(2018-01-25) SILVA, Edson Gustavo Queiroz da; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439As competições de natação servem principalmente para revelar os melhores resultados, e buscando um bom desempenho é necessário ter um bom tempo de prova, para isso é importante ter resistência aeróbica e muscular, e a natação por faixa etária continua a ser uma das mais populares formas de participação de meninos (as) no esporte de rendimento. Logo o objetivo desse estudo é verificar se há influência do treinamento de força (TF) no desempenho competitivo de nadadores infanto/juvenil de 13 a 15 anos. Participaram desse estudo 5 atletas das categorias infantil ɪ e ɪɪ e juvenil ɪ. Eles foram submetidos ao TF durante 11 semanas (3x semana) em dias intercalados, logo após o TF eles realizavam seus treinos padrão na piscina. Os resultados desse estudo mostraram que através da inclusão do TF como parte da preparação física houve uma diminuição no tempo final de prova dos atletas. Conclui-se que o treinamento de força fora da água permitiu uma melhor resistência que contribuiu para o desempenho durante a competição quando comparada à anterior, em que o treinamento fora realizado na piscina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na Vila Novo Paraíso, BR 163, Rodovia Santarém-Cuiabá, Pará(2019-06-19) SILVA, Ester Avelino da; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este artigo trata dos principais motivos causadores de evasão escolar de adolescentes na escola Padre Antônio, na vila Novo Paraíso, BR 163, no Pará. Neste trabalho são tratados aqueles que julgamos ser os principais fatores que contribuem para a evasão nessa escola do campo. A Evasão, segundo o Dicionário Caldas Aulete, é “s. f. o ato de evadir-se, fuga, saída, escapula” (AULETE, 1964, p.1656). No contexto da escola, portanto, evasão é o mesmo que abandonar; desistir; sair, não permanecer. Além do mais, ainda nessa chave, a evasão se liga a ideia de abandono da escola em troca da realização de outra atividade. Neste artigo será tratado o porquê de muitos adolescentes deixarem a escola. Parece ter se tornado prática comum na vida desses adolescentes. Nesta pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa através de entrevistas semiestruturadas a gestores, professores, alunos e pais dos ex-alunos. Notou-se que as principais causas para evasão escolar foram a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família, vida socioeconômica dos pais, a dificuldade de aprendizagem e conteúdos fora do contexto da realidade da vida dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Medidas socioeducativas no município de Bragança-PA(2021-01-29) QUEIROZ, Dayseane do Socorro da Silva; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649O foco dessa pesquisa são as medidas socioeducativas aplicadas em adolescentes que cometeram atos infracionais. Trata-se de voltar o olhar para as implementações das políticas que visam reinserir o adolescente em conflito com a lei no convívio social. Deter-nos-emos em analisar os processos excludentes que esses adolescentes sofreram ao longo do processo histórico de aquisição dos direitos da criança e adolescente e de como estes direitos se configuram na atualidade. Também nos propusemos a verificar as percepções dos técnicos sobre este adolescente em conflito com a lei, e como estão voltadas as políticas de atendimento e garantia de direitos dentro do CREAS. Buscando entender a resinificação de valores voltada para esses adolescentes e as implicações nas perspectivas futuras. Esta pesquisa tem seu caráter qualitativo, pois busca responder questões que não podem ser quantificadas, mas precisam ser entendidas sem que cometessem o erro de julgar o adolescente pela pratica do ato infracional, mas sim, buscar entendê-lo como sujeitos de direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As políticas públicas da assistência social: o centro de referência da assistência social de Abaetetuba e as ações de intervenção às crianças e adolescentes em riscos e vulnerabilidades(2018-07-03) SILVA, Valdinéia Ferreira da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066O presente trabalho tem por tema As Políticas Públicas da Assistência Social: O Centro de Referência da Assistência Social de Abaetetuba e as ações de intervenção às crianças e adolescentes em riscos e vulnerabilidades. Tem por objetivo geral investigar as práticas socioeducativas realizadas no Projeto Sementes do Amanhã através dos programas sociais do CRAS- São Sebastião juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Tendo como objetivos específicos Identificar através das vivencias dos agentes envolvidos na pesquisa (aluno, ex-aluno, educadora social) a importância do projeto Sementes do Amanhã e como ele vem contribuindo no desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos das crianças e adolescentes. A metodologia da pesquisa baseou-se em pesquisa de campo, entrevistas, registros fotográficos e revisão da literatura. A pesquisa foi realizada no CRAS do São Sebastião em Abaetetuba que atende pessoas em vulnerabilidade e risco social. Os resultados nos permitem inferir que é de extrema importância o trabalho desenvolvido através de práticas socioeducativas desenvolvidas no Projeto Semente do Amanhã, pois proporciona às crianças e adolescentes a compreensão da importância de vivenciar valores e princípios na convivência familiar, grupal e social, relacionando direitos e deveres, como foco de prevenção e proteção.