Navegando por Assunto "Adolescent"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeito de diferentes tecnologias de educação em diabetes no comportamento alimentar de adolescente com DM1: um estudo de caso(2019) ULIANA, Gabriela Correia; MOREIRA, Alana dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/1805298281225722; https://orcid.org/0000-0003-2206-514X; GOMES, Daniela Lopes; http://lattes.cnpq.br/0014255351015569Introdução: O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é uma doença genética, caracterizada pela destruição autoimune das células-beta pancreáticas, apresentando como consequência, ausência da produção de insulina. Dessa forma, o tratamento do DM1 possui quatro eixos, sendo mensuração da glicemia, aplicação de insulina, dieta e atividade física. Objetivo: Analisar os efeitos de diferentes tecnologias de educação em diabetes no comportamento alimentar de um adolescente com diabetes mellitus tipo 1. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso utilizando o método experimental com delineamento longitudinal. O estudo foi realizado com um paciente de 17 anos, do sexo masculino, atendido no serviço de Endocrinologia de um Hospital vinculado a Universidade Federal do Pará e diagnosticado com DM1 há 8 anos. Os dados foram coletados por meio do Inventário de Apoio Familiar ao Tratamento; Roteiro de Entrevista sobre a rotina de tratamento; Escala de Conhecimentos sobre Diabetes (DKN-A); Recordatório 24 horas (R24h); Tutorial de Educação em Diabetes; Aplicativo Glic e Protocolo de Avaliação do Aplicativo de Celular (Glic). Resultados: O paciente relatou auto-aplicar insulina, aferir sozinho a glicemia, não realizar dieta e praticar atividade física. Apresentou 66,5% de apoio familiar ao tratamento. A quantidade de refeições de costume foram três refeições ao dia, com baixo consumo de frutas e verduras. O participante utilizou o aplicativo Glic, no entanto, não realizou algumas indicações propostas no estudo. Em relação a Escala DKN-A, em todas as etapas houve alcance de mais de 50% da pontuação. Conclusão: É indicado haver acompanhamento nutricional para conscientização da importância da alimentação no tratamento e controle do diabetes, assim como a participação multiprofissional para esclarecimento de dúvidas sobre a doença, auxiliando no entendimento geral do participante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gravidez na adolescência: um estudo na comunidade do rio Itacuruçá médio(2013-09-19) COSTA, Ana Léa do Socorro Coutinho da; GOMES, Anderson José Baia; http://lattes.cnpq.br/3084414981318758; https://orcid.org/0000-0002-3887-3283A adolescência é um período de grandes mudanças que aumentam ainda mais com a ocorrência de uma gravidez indesejada ou não planejada, podendo ser ou não uma solução para a grávida adolescente, pois, a maternidade poderá trazer maturidade, assim como poderá contribuir para agravar os seus problemas sociais e econômicos. Além do amadurecimento, com o nascimento do filho, aumentam as responsabilidades que são cobradas pelos familiares e pela sociedade. A consequência de uma gravidez na adolescência tem várias repercussões na vida da adolescente, podem variar desde o abandono escolar à entrada para uma vida desregrada, fazendo uso de substâncias ilícitas quando caracterizado por uma gravidez não planejada. A escolha deste tema impôs-se primeiro pela sua relevância e atualidade e, segundo, por que buscamos analisar mais de perto a realidade da gravidez na adolescência nas imediações do Rio Itacuruçá, região das Ilhas do Município de Abaetetuba. A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho foi baseado em uma revisão da literatura nesta temática, complementada com entrevistas realizadas a uma amostra de 10 adolescentes mães que foram convidadas a participar e cinco educadoras. Assim, foi possível analisar a problemática da gravidez na adolescência e procurar perceber qual a contribuição dos professores, da comunidade, em especial das famílias, na prevenção da gravidez precoce. Esperamos que esse trabalho possa contribuir com os profissionais da educação, da saúde, e da Assistência Social a perceberem o mundo das adolescentes principalmente na condição de grávidas e, sobretudo “estimular” os professores a melhorar as suas competências na comunicação com os adolescentes quanto à educação sexual.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O impacto do tempo de formação no entendimento do tratamento da escoliose idiopática em adolescentes segundo as diretrizes internacionais da SOSORT: a survey online study(2021-12-15) LINHARES, Natália Albim; MAGALHÃES, Mauricio Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7766377002832983; https://orcid.org/ 0000-0002-7857-021XOBJETIVO: compreender a influência do tempo de experiência profissional sobre o conhecimento de fisioterapeutas brasileiros quanto às diretrizes internacionais no tratamento da EIA. METODOLOGIA: A pesquisa foi conduzida usando um questionário online composto por 23 questões, sendo dividido em: oito questões (dados sociodemográficos) e 15 questões (com base em informações fornecidas pelas diretrizes no SOSORT 2016). Foi administrado por e-mail, whatsapp e instagram. RESULTADO: 506 fisioterapeutas entrevistados compuseram a amostra do estudo e por meio deste foi possível verificar que parece que há uma falha no aprendizado primário, que deve ser corrigido, a fim de que o processo de identificação da EIA seja mais eficiente. Isso indica que nossos fisioterapeutas brasileiros estão mal equipados para fornecer um nível satisfatório de atendimento a pacientes com escoliose na prática clínica diária. CONCLUSÃO: o tempo de experiência fez diferença no conhecimento do tratamento da escoliose idiopática. O presente estudo mostrou que o tempo de formado, de seis anos ou mais, foi satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico juvenil atendidos no ambulatório de reumatologia pediátrica- CASMUC – UFPA(2019-05) GUAZZELLI, Caio Moraes; GOMES, Hiago Barbosa; MORAES, Ana Júlia Pantoja de; http://lattes.cnpq.br/8148525864806728Introdução: Lúpus Eritematoso Sistêmico Juvenil (LESJ) é uma doença rara, crônica, multisistêmica de etiologia desconhecida com predominância no gênero feminino. O estado do Pará possui dimensões continentais e com um número de habitantes importante, entretanto não há estudos de perfil clínico da doença. O objetivo desse trabalho foi descrever o perfil demográfico, clínico e laboratorial de pacientes com LESJ. Métodos: A pesquisa é uma coorte histórica, com análise retrospectiva com revisão de todos os prontuários de pacientes com LESJ diagnosticados no serviço de Reumatologia Pediátrica CASMUC-UFPA. Resultados: Dos 39 pacientes avaliados, 92% são do gênero feminino, 15% são da raça branca, 71% latino americanos. e 18% desconheciam. A idade média ao diagnóstco foi de 10,5 anos e o tempo de doença de 2,8 anos. Os sintomas mais comuns ao diagnóstico foram: artrite em 38%, febre em 21% e eritema malar em 13%. Durante o tratamento, houve redução de 31% do valor da média de uréia e de 30% de creatinina plasmáticas, aumento do valor médio de C3 em 22%; C4 em 24% e CH50 em 12%. A redução da média do valor de VHS em 58% e de PCR em 60%. Presença de FAN foi em 100%; anti-Sm em 26% e anti DNA em 47%. Corticosteroides foi usado em 94% e hidroxicloroquina em 71%. Conclusão: Houve melhora clínica e laboratorial dos pacientes após o início do tratamento e acompanhamento dos mesmos no serviço em concordância com a literatura descrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quais os impactos da dieta vegetariana na infância e adolescência?(2021) CÂMARA, Pedro Paulo Moraes da; PEREIRA, Felype da Silva; http://lattes.cnpq.br/6612453160404248; https://orcid.org/0000-0003-2442-5030; MORI, Rejane Maria Sales Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/0068497734511867; https://orcid.org/0000-0003-1769-0653Este trabalho é uma revisão integrativa da literatura que tem como objetivo comparar dietas vegetarianas e não vegetarianas em termos de energia, macro e micronutrientes e investigar seus impactos em crianças e adolescentes. A pesquisa foi baseada nos resultados encontrados nos bancos de dados PubMed, ScienceDirect e Periódico CAPES, realizada em março de 2021, usando os descritores vegan OR vegetarian AND infant OR child, preschool OR children OR adolescent AND "nutrient intake" OR "nutritional status" OR nutrients OR "dietary fibers" OR "energy intake" OR "dietary proteins" OR "dietary carbohydrates" OR "dietary fats". Foram incluídos nove estudos, nos quais, no geral, observouse que, em relação aos macronutrientes, os dois grupos estudados apresentaram adequação em relação às recomendações nutricionais, mas pôdese observar maior consumo de calorias e de macronutrientes entre os nãovegetarianos. Quanto aos micronutrientes, os dois grupos apresentaram consumo similar e grandes taxas de inadequação de cálcio e ferro, enquanto uma baixa adequação de zinco pelos vegetarianos analisados nesta revisão. Tratando da vitamina B12, os não vegetarianos obtiveram maior ou igual ingestão média em detrimento do outro grupo, que neste caso, precisam suplementála para evitar a sua deficiência. A adoção de um padrão alimentar vegetariano consegue suprir as necessidades calóricas e de macronutrientes mesmo nos períodos da infância e adolescência, ainda que a dieta vegetariana, no geral, ofereça nutrientes em menor quantidade e biodisponibilidade e recomendase vigilância contínua aos micronutrientes no planejamento da alimentação destes grupos para evitar tais déficits nutricionais.