Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Actividad de la vida diaria"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
    (2019) ROCHA, Larissa Monteiro; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; LIMA, Anne Abreu de; http://lattes.cnpq.br/2898867544310054
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso da videomodelação e/ou vídeo prompt no ensino de AVDs para crianças com TEA: uma revisão da literatura
    (2022) ARAUJO, Elana de Cassia da Silva; MORAIS, Jessica Suellem Nascimento de; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    Introdução: Crianças diagnosticadas com TEA podem apresentar dificuldade em aprender ocupações como as AVDs. A videomodelação (VM) apresenta-se como uma ferramenta eficiente para o ensino dessas ocupações, no entanto, ainda há casos de insucesso no seu uso, o que torna importante a realização de uma revisão da literatura. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica das publicações sobre o uso de VM e VP para o ensino de atividades da vida diária para crianças com TEA. Método: O presente estudo é uma revisão da literatura, cujos critérios de inclusão foram: 1) estudos de pesquisa experimental, quase -experimental ou de sujeito único com resultados qualitativos; 2) publicações em periódicos revisado por pares; 3) um ou mais participantes com TEA; 4) o uso de VM e/ou prompt realizados por professores ou pesquisadores no ensino de AVDs e/ou AIVDs; 5) estudos publicados nas bases de dados eletrônicos ERIC e PsycINFO, e periódico American Journal of Occupational Therapy; nos idiomas: inglês, português e/ou espanhol; no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2022; 6) crianças, entre 0 e 12 anos. Resultados: Foram analisados três artigos, dentre os quais destaca-se dados de eficácia em dois artigos e um caso de insucesso acerca do uso de VM, assim como diferenças consideráveis no ensino destas habilidades e suas implementações. Conclusão: Considera-se que crianças com TEA podem se beneficiar com a utilização da VM no ganho de habilidades para realizar AVDs.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA