Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Actividad de la vida diaria"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Procedimentos analítico comportamentais no treino de AVDS e AIVDS de crianças e adolescentes com TEA: uma revisão sistemática da literatura
    (2019) ROCHA, Larissa Monteiro; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413; LIMA, Anne Abreu de; http://lattes.cnpq.br/2898867544310054
    O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) acarreta em diversos comprometimentos que dificultam o aprendizado de crianças e adolescentes em diversas habilidades, entre elas, as Atividades de Vida Diária (AVDs) e as Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Considerando que o treino de AVDs e AIVDs compete ao Terapeuta Ocupacional, e há décadas, a eficácia de procedimentos, baseados na Análise do Comportamento Aplicada, tem sido comprovada no tratamento dessa população, inclusive no ensino dessas habilidades, o presente trabalho objetivou realizar uma revisão dos estudos sobre os procedimentos analítico comportamentais utilizados no treino de AVDs e AIVDs, com crianças e adolescentes dentro do espectro do autismo. Procedeu-se uma revisão sistemática da literatura, por meio de consultas aos indexadores de pesquisa em bases de dados eletrônicas. Depois de aplicados os critérios de inclusão, dez estudos foram analisados a partir de cinco categorias. Os resultados indicaram que os procedimentos utilizados foram os de Vídeo Modelação e Encadeamento e estes mostraram-se efetivos e com possível potencial de serem empregados na prática da Terapia Ocupacional para ensinar habilidades de vida diária para crianças e adolescentes com TEA.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso da videomodelação e/ou vídeo prompt no ensino de AVDs para crianças com TEA: uma revisão da literatura
    (2022) ARAUJO, Elana de Cassia da Silva; MORAIS, Jessica Suellem Nascimento de; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    Introdução: Crianças diagnosticadas com TEA podem apresentar dificuldade em aprender ocupações como as AVDs. A videomodelação (VM) apresenta-se como uma ferramenta eficiente para o ensino dessas ocupações, no entanto, ainda há casos de insucesso no seu uso, o que torna importante a realização de uma revisão da literatura. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica das publicações sobre o uso de VM e VP para o ensino de atividades da vida diária para crianças com TEA. Método: O presente estudo é uma revisão da literatura, cujos critérios de inclusão foram: 1) estudos de pesquisa experimental, quase -experimental ou de sujeito único com resultados qualitativos; 2) publicações em periódicos revisado por pares; 3) um ou mais participantes com TEA; 4) o uso de VM e/ou prompt realizados por professores ou pesquisadores no ensino de AVDs e/ou AIVDs; 5) estudos publicados nas bases de dados eletrônicos ERIC e PsycINFO, e periódico American Journal of Occupational Therapy; nos idiomas: inglês, português e/ou espanhol; no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2022; 6) crianças, entre 0 e 12 anos. Resultados: Foram analisados três artigos, dentre os quais destaca-se dados de eficácia em dois artigos e um caso de insucesso acerca do uso de VM, assim como diferenças consideráveis no ensino destas habilidades e suas implementações. Conclusão: Considera-se que crianças com TEA podem se beneficiar com a utilização da VM no ganho de habilidades para realizar AVDs.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA