Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Acolhida"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões
    (2019-01-07) ARAÚJO, Renata Gonçalves de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647
    O presente trabalho intitulado como A participação das crianças no momento da acolhida: indagações e reflexões, tem por objetivo compreender o que significa a participação das crianças em creches e pré-escolas. De modo específico pretende analisar a participação das crianças ou não nesses espaços, especificamente na sala do maternal I, bem como verificar de que forma ocorre a participação das crianças nas situações de aprendizagem. Além disso, refletir sobre os limites e possibilidades de participação das crianças na sala do maternal I, no momento da acolhida. As ideias aqui desenvolvidas fundamentam-se em autores como AGOSTINHO (2010), MELO (2007), COUTINHO (2011), OLIVEIRA-FORMOSINHO (2011), ALFAGEME (2003). Metodologicamente o trabalho produzido a partir de uma abordagem do tipo qualitativa baseado em CHIZZOTI (2003), no qual o pesquisador aproxima e interage com os sujeitos da pesquisa, como metodologia utilizou-se THIOLLENT (1947) e como técnica utilizou-se observação participante baseado em GIL (2008). Os principais resultados apontam que a participação das crianças nesses espaços tem sido negado e as decisões ainda estão centradas no adulto. Por fim ressalta-se a importância da escrita desse trabalho de conclusão de curso, onde caracterizou-se formativo, possibilitando assim, a compreensão e desmitificação primárias sobre a participação das crianças no momento da acolhida, bem como destacando a experiência e aprendizagens obtidas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA