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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância do uso do design centrado no usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce
    (2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    Esta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A acessibilidade de usuário de cadeira de rodas em academias de musculação: impasses e viabilidades
    (2021-06-23) MORAES, Marlon Souza; MONTEIRO, Elren Passos; http://lattes.cnpq.br/0920248966438368; https://orcid.org/0000-0001-7757-6620
    O presente trabalho, trata-se de um artigo para conclusão de curso, intitulado “A acessibilidade de usuários de cadeira de rodas em academias de musculação”. O objetivo do estudo é revisar, por meio da literatura, quanto aos impasses e as viabilidades de pessoas com deficiências(PcDs) em relação à pratica de musculação tendo em vista limitações clínicas, regras de engenharia dos prédios aos quais se instalam as academias. Além disso, verificar-se de fato as academias se encontram aptas para receber esta população. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados a partir de uma pesquisa bibliográfica, e, por fim, o relato de Fernando Souza, 43 anos, campeão de natação, com paraplegia dos membros inferiores ocasionados por acidente automobilístico, frequentador de academias, que encontrou na atividade física, a motivação para viver e pôde, elucidar, as experiências vividas em academia de musculação com a sua cadeira de rodas. Pode-se concluir que o usuário de cadeira de rodas ainda encontra algum tipo de barreira, seja ela arquitetônica ou profissional ao acesso á prática de exercício físico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Acessibilidade física na ufpa: diretrizes urbanas para deslocamentos pedonais acessíveis
    (2019-08-19) SILVA, Rafael William Souza da; CARDOSO, Ana Cláudia Duarte; http://lattes.cnpq.br/3138101153535395
    Um segmento de blocos de construção simples implantados em grandes glebas afastadas dos centros urbanos, sob um zoneamento que separava abruptamente o ensino da pesquisa, as aulas teóricas das práticas, e a graduação da pós-graduação. No Brasil, os campi e cidades universitárias possuem características que refletem os ideais de educação e de desenvolvimento em sua época de construção, mas que produziram consequências quanto ao deslocamento no ambiente do campus, ao uso da terra, à infraestrutura. Com a busca atual de uma educação e de uma sociedade mais inclusiva, o modelo empreendido nessas cidades universitárias se mostra insuficiente. A Cidade Universitária José da Silveira Netto, sede da Universidade Federal do Pará em Belém, é exemplo dessa dissonância. Mesmo com uma promoção de melhorias da infraestrutura viária nos últimos anos, verifica-se que tais esforços não solucionam completamente a questão da acessibilidade por não abrigarem uma prática de planejamento, desenho e gestão urbana. Com base nessa problemática, elaboram-se estudos quanto à malha de passarelas e calçadas e de usos, além de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, que objetivam a produção de diretrizes de acessibilidade pedonal para que seja discutida e implementada pela UFPA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
    (2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano
    (2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513
    O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicativo para professores de alunos com autismo no ensino superior na Universidade Federal do Pará- Campus Belém
    (2018) FIGUEIREDO, Leonardo da Costa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    Com o uso cada vez mais intenso de smartphones, a utilização de aplicativos móveis tem se tornado mais evidente em diversos contextos, possuindo variadas possibilidades de aplicação. Dentro do contexto educacional, tais ferramentas podem servir como aliadas no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Alunos com esta condição necessitam de adaptações que levem em conta suas características e dificuldades, de modo que lhe seja garantido a oportunidade de exercer suas atividades acadêmicas com eficiência. Para tanto, o papel do professor é essencial neste processo, e a adoção de estratégias pedagógicas que levem em conta suas peculiaridades podem exercer efeitos muito positivos no processo de aprendizagem. Portanto, o seguinte trabalho resultou no desenvolvimento de uma aplicação para celulares Android com o intuito de fornecer informações a docentes da Universidade Federal do Pará acerca do ensino de alunos autistas. A aplicação tem como objetivo facilitar o acesso às principais informações sobre o autismo e tornar menos burocrática a comunicação com a Coordenadoria de Acessibilidade, órgão responsável por prover o suporte aos discentes com autismo e necessidades especiais dentro da instituição. Na primeira parte do teste foram realizadas entrevistas com cinco professores da Faculdade de Computação, e com duas integrantes da Coordenadoria de Acessibilidade, onde foram coletadas informações a respeito de suas principais dificuldades no processo de ensino, qualidade do atendimento da coordenadoria e funcionalidades desejadas em uma aplicação de auxílio. Na segunda parte do teste foi realizado um teste prático com os professores para coleta de dados de uso do aplicativo e sugestão de melhorias. Com os resultados obtidos neste projeto foi possível concluir que o aplicativo atende à maioria dos anseios dos entrevistados, apresentando funcionalidades que auxiliam na comunicação entre professores e Coordenadoria de Acessibilidade, o que reduz a atual burocracia presente no processo de suporte ao professor no processo de educação de alunos autistas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação das condições de acessibilidade com necessidades especiais em cinco escolas municipais da cidade de Abaetetuba – PA
    (2013-09-19) SARGES, Diana Helena Sousa; SILVA, Maria do Socorro Nunes da; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402
    Sendo a escola um dos locais mais freqüentados pelos indivíduos de uma sociedade, há necessidade de averiguar como os prédios escolares estão se adaptando a esta nova lei. Se a palavra de ordem atualmente é promover uma educação igualitária, no sentido de apresentar aos estudantes todos os meios de acesso, os prédios escolares necessitam, com urgência, adaptar-se às regras gerais de acessibilidade da Norma Brasileira (NBR) 9050 de 2004. O objetivo desta pesquisa foi verificar as condições atuais de acessibilidade de algumas escolas do município de Abaetetuba e a existência de projetos de adaptações regulamentadores, segundo a NBR 9050/2004. O presente estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental da cidade de Abaetetuba e caracterizouse como uma pesquisa de campo, utilizando-se como técnica a observação direta, por meio de um protocolo orientador desta NBR que expõe as condições de acessibilidade. Os resultados encontrados com relação a cada um dos itens investigados mostram que as unidades escolares encontram-se distantes do modelo ideal de atendimento às pessoas com necessidades especiais, estando aquém de oferecer uma estrutura física de boa qualidade, fato este que exclui pessoas com necessidades especiais dentro do ambiente escolar no município de Abaetetuba.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Carência de acessibilidade nos logradouros públicos, mormente nas calçadas, do município de Belém/Pa
    (2019-12-06) MELO, Thalys Augusto Nunes de; RAIOL, Raimundo Wilson Gama; http://lattes.cnpq.br/6271053538285645
    Este trabalho trata a respeito da implementação do direito à acessibilidade nos logradouros públicos do Município de Belém/PA. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao se locomoverem pelas ruas, avenidas, praças e canteiros da referida cidade, verificou-se a necessidade de produção e publicação desta pesquisa. Desta forma, inicialmente, foram feitas breves considerações acerca do direito à acessibilidade, dos seus fundamentos e de sua importância, para, posteriormente, serem elencadas e abordadas as legislações internacionais, nacionais e locais que promovem e protegem o direito à acessibilidade nos logradouros públicos, mormente nas calçadas do município. Com a finalidade de se verificar a realidade enfrentada pelas pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida ao se locomoverem, foram capturadas fotografias em diversos pontos da cidade e entregues questionários, por meio de um processo de pesquisa de campo. Verificou-se, ao fim do trabalho, a condição precária dos logradouros públicos do Município de Belém, que demonstra a não implementação de políticas públicas por parte das autoridades competentes, o que ensejam a adoção de medidas judiciais, abordadas no decorrer do trabalho, contra estas mesmas autoridades. Com esta pesquisa, espera-se que os agentes públicos responsáveis por fazer cumprir a legislação atinente à garantia da acessibilidade ajam conforme o disposto no regramento existente e que estudiosos aprofundem ainda mais a temática abordada, com o fito de modificar a realidade dos logradouros públicos do Município de Belém.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os deficientes visuais e o acesso à informação na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará: um estudo de usuários
    (2017) DIREITO, Eduardo Ramos; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954
    Apresenta uma análise sobre a forma como os estudantes com deficiência visual são atendidos na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e na Biblioteca Central da UFPA, com o objetivo de identificar e apresentar suas necessidades de informação. A metodologia utilizada foi a técnica de pesquisa qualitativa coletada por entrevistas semiestruturadas com perguntas semiabertas, sendo também utilizada a análise documental. A coleta de dados foi realizada com o universo de 10 usuários e 8 funcionários de ambas as bibliotecas, no período de 20 a 22 de março de 2017. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que os usuários acessam todo tipo de informação no computador, mas buscam principalmente informações acadêmicas, notícias e entretenimento, tendo suas necessidades de informação em maior parte satisfeitas. Em relação à dificuldade de acesso às informações, a falta de acessibilidade dos sites foi a mais citada. Por meio das falas dos usuários pode se observar o impacto que a tecnologia da informação teve em suas vidas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A divisão de acessibilidade e a promoção da inclusão no ensino superior
    (2019-06-26) BAIA, Taynara Cardoso; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    Neste trabalho ressaltamos a Divisão de Acessibilidade no Campus Universitário de Abaetetuba, e a sua importância na universidade. O objetivo é verificar o papel da Divisão de Acessibilidade na promoção da Inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba, compreender como ocorre essa promoção da inclusão dentro do Campus, identificar quais as ações que a Divisão de Acessibilidade promove, além de conhecer um pouco da realidade dos discentes com deficiência dentro da universidade. A metodologia utilizada foi a observação direta intensiva, com entrevista semi estruturada e aplicação de um questionário para as entrevistadas, e a observação na Sala da Divisão de Acessibilidade. Verificou-se que a Divisão não apenas promove a acessibilidade nas questões estruturais, mas também nas atitudes e no respeito com o próximo. Conclui-se que a criação da Divisão de Acessibilidade trouxe muitos ganhos para os discentes com deficiência que frequentam o Campus e que suas campanhas abrem espaço para a discussão da inclusão no Ensino Superior. Muitas mudanças ainda precisam ser feitas, porém os avanços conquistados enchem de esperança aqueles que lutam por uma universidade mais inclusiva.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Divulgação Científica e Acessibilidade no Museu Paraense Emílio Goeldi.
    (2019-02-15) SILVA, Vanessa Monteiro da; SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos; http://lattes.cnpq.br/4255929869177172
    O objetivo desta investigação é compreender de que maneira as práticas de divulgação científica do Museu Paraense Emílio Goeldi são feitas de forma acessível à pessoas com deficiência. O museu é atualmente o segundo mais antigo do país, reunindo 152 anos de experiência científica na Amazônia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou as seguintes técnicas: levantamento bibliográfico, mapeamento de práticas voltadas à acessibilidade; observação nos espaços do parque Zoobotânico; entrevistas com profissionais diretamente ligados à divulgação científica na instituição; descrição e análise. Como conceitos principais foram utilizados os estudos sobre acessibilidade e inclusão trabalhados por Sassaki (2005); os conceitos de Wolton (2006) que entende a comunicação como partilha ; as pesquisas de Bueno (2010) sobre divulgação científica e alfabetização científica; assim como os trabalhos desenvolvidos por Cohen, Duarte e Brasileiro (2012), que forneceram informações essenciais sobre práticas de acessibilidade em museus.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência
    (2018-07-16) BITENCOURT, Jacqueline Reis; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância do uso do Design Centrado no Usuário (DCU) no desenvolvimento de softwares webs para e-commerce
    (2023-12-12) SANTOS, John Helder Cardoso dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    Esta pesquisa foi elaborada com objetivo de apresentar a importância do design centrado no usuário aplicado ao segmento de e-commerce e foca no desenvolvimento de interfaces webs. O intuito é propor o uso de conceitos que utilizem o usuário como ponto central de projetos que buscam criar ferramentas de vendas online, e assim desenvolver lojas virtuais que atendam às necessidades de todos os públicos. Além disso, a acessibilidade é tratada como circunstância essencial para o processo de construção de layouts inclusivos e eficientes. Ademais, são abordadas algumas técnicas de elaboração de designers focadas em usuários com o intuito de agregar valor à pesquisa, ao método centrado no usuário e principalmente aos desenvolvedores de softwares.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão social por meio da acessibilidade no ambiente da biblioteca: estudo de caso de alunos Portadores de Necessidades Especiais da Escola de Música da Universidade Federal do Pará
    (2016) JESUS, Katia Regina Gonçalves de; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326
    Enfatiza a importância da inclusão social aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) dentro dos ambientes escolares, ressaltando sua relevância para o desenvolvimento educacional e social. Através de pesquisa bibliográfica, apresenta quais pessoas podem ser inseridas dentro dos conceitos para PNE e as definições para deficiências de acordo com a Constituição Federal. Mostra a importância da acessibilidade no ambiente da biblioteca como condição para o reconhecimento dos cursos. Apresenta a evolução do conceito de acessibilidade física, a partir dos princípios do Desenho para Todos. Elenca os marcos legais que apoiam a inclusão social de deficientes. Através de estudo de caso feito na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, Identifica os alunos PNE que são usuários da biblioteca. Através da análise do conteúdo das entrevistas feitas com alunos PNE e servidores da biblioteca verificou-se que a maioria dos alunos PNE que frequentam o ambiente da biblioteca são os deficientes visuais e as maiores barreiras enfrentadas por estes são: a falta de acessibilidade, tanto tecnológica como bibliográfica e aponta as possíveis melhorias que beneficiarão os mesmos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Localibras: uma aplicação para localização e divulgação de sinais de lugares na UFPA
    (2019-06-09) PIMENTEL, Samara Fernandes; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136
    A língua brasileira de sinais (Libras) é considerada a segunda língua oficial do país, porém não é conhecida por boa parte dos ouvintes. Ainda que estejam localizadas sob o mesmo território, a Libras e a Língua Portuguesa brasileira possuem canais de comunicação completamente distintos, o que as torna dissemelhantes entre si. Isso afeta diretamente na comunicação entre surdos não oralizados e ouvintes sem conhecimento de sinais. É importante lembrar que hoje, as aplicações que existem são voltadas para a tradução entre essas duas línguas, não levando em conta a regionalização e sem foco no auxílio do surdo a obter sua independência. Este trabalho apresenta uma aplicação multiplataforma que busca auxiliar surdos a identificarem pontos e traçarem rotas dentro da Universidade Federal do Pará, divulgando também os sinais específicos desses lugares. A fim de obter resultados relevantes, foi empregado um teste automatizado e uma avaliação com observação e entrevistas com pessoas que compreendam Libras, ouvintes ou não. Os resultados obtidos no teste automatizado mostraram 100% de compatibilidade da aplicação com versões variadas do Android, e nas avaliações dos usuários encontrou-se oito principais problemas que serviram para sinalizar possíveis melhorias para incorporar na versão atual da aplicação.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mobilidade urbana: anteprojeto de uma ciclovia para Universidade Federal do Pará (UFPA)
    (2023-07-07) FERREIRA, Adriano Silva; LEÃO, Andrey da Silva; AGUIAR, Julio Cesar Mascarenhas; http://lattes.cnpq.br/6287155409057892; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659
    A fim de promover ambientes sustentáveis que ofereçam acessibilidade a todos os usuários, levando em consideração a segurança e a praticidade na mobilidade urbana, este estudo buscou apresentar uma proposta de anteprojeto para a construção de uma ciclovia sustentável ao longo do curso do Igarapé Sapucajuba, na Universidade Federal do Pará. Os objetivos específicos abrangem a construção de um breve referencial teórico sobre mobilidade urbana em áreas de várzea, bem como sobre projetos em madeira na região Amazônica, além da obtenção de dados da área de implantação para verificar a viabilidade da construção da ciclovia nas proximidades do Igarapé Sapucajuba. Foram realizadas pesquisas teóricas para embasar o estudo, abordando a importância da acessibilidade em áreas de várzea e questões técnicas relacionadas a essas regiões. Além disso, foi realizado um referencial sobre o uso da madeira e etapas de campo, incluindo medições e fotografias, para uma compreensão preliminar do ambiente. Para obter informações dos usuários, utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms. O software de desenho AutoCAD foi empregado para criar o traçado e a estrutura preliminar da ciclovia. Com base nos dados coletados, que foram usados para definir as premissas do projeto, como a largura útil e total da ciclovia, bem como a escolha do lado da via a ser implantada, o estudo demonstrou que a margem do Igarapé Sapucajuba, bem como o próprio igarapé com estruturas do tipo palafita, oferecem área disponível e potencial para a implantação da ciclovia. Ainda, o estudo resultou na definição dos elementos essenciais para um anteprojeto: área construída, padrão de acabamento e custo unitário básico. Essa conclusão foi alcançada ao considerar todos os fatores descritos na metodologia e no anteprojeto, pois estão alinhados com os princípios ambientais, uma ocupação do solo sustentável e os requisitos técnicos aplicáveis.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316
    (2023-12-20) SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263
    A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Percepção de professores (as) sobre as condições de acessibilidade em academias
    (2021-09-27) SANTOS, Rayssa Marise da Costa dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619X
    O presente trabalho objetivou analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as condições de acessibilidade de academias de Belém do Pará para atendimento às pessoas com deficiência física. Com abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa investigou 26 professores atuantes em 10 academias localizadas em Belém, a partir do formulário preenchido de forma online. Observamos que a formação e o trabalho profissional direta e indiretamente exercem impacto significativo na oferta de atividades e serviços adaptados e com qualidade ao público com deficiência, especialmente a deficiência física. A estruturação das academias com relação às condições de acessibilidade se mostra fator relevante para o acesso, permanência e livre circulação de pessoas com deficiência física em seu interior. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se apresentam, nesse contexto, como importantes aliadas a tais finalidades. No olhar da maioria dos professores, as academias se apresentam adequadas no que diz respeito às normas de acessibilidade. Apesar disso, porém, algumas delas ainda precisam se estruturar melhor a fim de que seja garantido o direito de livre circulação e participação em práticas com benefícios inúmeros para pessoas com deficiência física.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepções acerca da acessibilidade e inclusão por discentes da universidade Federal do Pará, Campus Bragança
    (2022-08-31) SILVA, Joelma Santos da; SANTOS, Raul da Silveira; http://lattes.cnpq.br/8857084478164330; https://orcid.org/0000-0001-5217-9450 https://orcid.org/0000-0001-5217-9450
    O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a percepção de inclusão e acessibilidade de estudantes do ensino superior. Desse modo, foi realizado uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas e roteiro pré estabelecido com os acadêmicos dos cursos de Biologia, História, Engenharia de Pesca e Língua Inglesa na Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Ao decorrer da pesquisa pudemos perceber que o lócus não está adequado a acolher esses alunos, assim foram encontradas várias problemáticas e mesmo que alguns espaços que contemplem esse público, ainda é pouco ao que esta possa ajudar estes a terem uma educação ao que se determina em Lei, com suportes e adaptadores em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Produção científica sobre acessibilidade e bibliotecas: análise das dimensões de acessibilidade e das tipologias de bibliotecas como objeto de estudo
    (2024-10-30) SANTOS, Thayane Amador dos; GHENO, Ediane Maria; http://lattes.cnpq.br/1255827954595186; https://orcid.org/0000-0003-2743-4557
    Bibliotecas acessíveis são de suma importância para a democratização e a disseminação da informação e da leitura. A produção científica disserta sobre acessibilidade em bibliotecas, examinando tanto as dimensões de acessibilidade quanto às diferentes tipologias de bibliotecas (biblioteca escolar; biblioteca universitária; biblioteca comunitária; biblioteca pública). O estudo destaca a importância das bibliotecas acessíveis para a democratização da informação e analisa artigos científicos sobre essa temática, os dados foram coletados na base de dados SciELO entre 1996 e 2023. Foram recuperados 20 artigos, identificando que somente a partir de 2003 começaram a ter registros sobre esta perspectiva. A pesquisa revelou que a biblioteca universitária é a tipologia mais estudada, enquanto as dimensões de acessibilidade comunicacional e atitudinal são as mais abordadas. Conclui-se que é necessário um maior investimento em políticas públicas e pesquisas voltadas para a acessibilidade em todas as tipologias de bibliotecas, visto a insociabilidade entre elas para uma melhor qualidade das ações nas diferentes tipologias. Visando uma inclusão mais abrangente e de qualidade para todos os usuários.
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