Navegando por Assunto "Academic inclusion"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Na universidade, minha maior lição foi provar que mãe não desiste”: os desafios de mulheres acadêmicas do curso de Letras - Língua Portuguesa da UFPA Campus de Bragança para conciliar maternidade e graduação.(2025-10-30) SILVA, Mayra de Cassia Silva e; FERREIRA , Deyglyson Luan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8155333994769932; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128A presente pesquisa tem por objetivo compreender as experiências de discentes-mães do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, analisando os desafios enfrentados por essas mulheres na conciliação entre maternidade e vida universitária. Assim, propõe-se neste trabalho uma análise do discurso com base nas entrevistas semiestruturadas com estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa, para entender os sentidos construídos em suas falas e as condições institucionais que atravessam suas trajetórias acadêmicas. Tendo em vista isso, este estudo parte das dificuldades estruturais e pedagógicas que afetam diretamente a permanência dessas estudantes, como a ausência de espaços adequados para o cuidado infantil, a inflexibilidade dos estágios supervisionados e a carência de políticas de apoio para às mães universitárias. Dessa maneira, lança-se mão de três categorias de análise: estrutura institucional, ensino e aprendizagem, e vivências maternas na universidade. Para esta análise, toma-se como base teórica a Análise do Discurso (Orlandi, 2012; Brandão, 2012), além dos estudos de Pessanha (2023) e Vieira, Souza e Rocha (2019) sobre maternidade na graduação. Portanto, pode-se observar que as discentes-mães desenvolvem estratégias de resistência diante das adversidades, mas ainda encontram uma universidade despreparada para acolhê-las. Outrossim, o estudo contribui para ampliar o debate sobre políticas de permanência e equidade de gênero, propondo reflexões que possam subsidiar ações institucionais e futuras pesquisas interdisciplinares voltadas à inclusão e ao acolhimento das mães universitárias.