Navegando por Assunto "Academic education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA(2018-05) AIRES, Olinda Quaresma; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213O presente trabalho que tem como tema: “A Busca pela prática docente como alfabetizadora: minhas histórias no município de Igarapé-Miri/PA”. Objetivou relatar, os aspectos de minha vida da infância, à docência e posteriormente no ensino superior. Assim, o tema escolhido justifica-se pelo fato de tratar de uma experiência real de vida, no caso a minha, retratando a minha realidade e poder relatar experiência da docência, a partir da ação-reflexão-ação, por meio dos conhecimentos teóricos e metodológicos adquirido na academia, possibilitando, com isso, refletir os processos pelo qual é constituído o nosso fazer pedagógico na prática educativa e social. Para tanto meu trabalho foi realizado, por meio de meus próprios relatos de experiências, passos traçados no decorrer da minha vida social e profissional, assim como busquei, através de material bibliográfico fundamentação teórica de autores adeptos ao tema para fundamentar meu trabalho. Desta forma esta obra está pautada em três capítulos a saber: no primeiro relato da minha vida do nascimento ao contexto familiar, com os seguintes subtemas: minha vivência familiar: memorias de infância; primeira escola e a alfabetização; ensino fundamental. No segundo capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência. No terceiro capitulo abordei a construção profissional, com os seguintes subtemas: minha formação no magistério; atuação na docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Do campo, das águas e das florestas”: uma análise da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba e de seus egressos, 2011-2015(2021-06-15) GONÇALVES, Ana Paula da Cunha; SOUSA, Deusa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381O presente trabalho faz uma análise do curso de Educação do Campo e de egressos desta licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e assim, falar sobre o processo histórico da educação do campo no Brasil, no que concerne os processos de lutas na perspectiva de que o campo tenha uma educação que englobe as suas demandas. Discute de que maneira o curso de Educação do Campo passou a ganhar visibilidade enquanto graduação no Estado do Pará, em especifico na UFPA - Campus de Abaetetuba, voltada prioritariamente a formar sujeitos oriundos do campo, águas e florestas. No processo de investigação participaram 55 (cinquenta e cinco) egressos do curso das turmas de 2011 a 2015. De forma geral, o objetivo deste trabalho é conhecer as possibilidades e contribuições para o campo da formação acadêmica e preparação docente de egressos. Os demais objetivos buscam identificar as abordagens sobre o processo histórico do curso de Educação do Campo; investigar as ocupações e inserções dos egressos de diferentes anos; e analisar quais foram suas reais dificuldades durante o curso e depois que concluíram a graduação. Como base teórica foram utilizados estudos relacionados à história da educação do campo no Brasil de autores como: Silva (2017), Leite (1999), Souza (2006) e outros. Foi utilizado ainda, para o desenvolvimento desta pesquisa, autores que abordam o processo de criação do Curso de Educação do Campo no Estado do Pará, como: Hage (2015), Molina (2014), Pereira (2019) etc, bem como estudos sobre a empregabilidade de egressos da licenciatura abordada por: Brito e Molina (2016), Sopelsa et al (2012), Arroyo (2007) entre outros. A pesquisa é embasada na metodologia qualitativa e para coleta de dados utilizou-se de questionário semiestruturado e os dados obtidos foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa. Neste estudo, os egressos expressaram a importância do curso de Educação do Campo como uma licenciatura promissora para a formação de sujeitos do campo; entretanto, sugerem melhorias no que diz respeito à oferta do curso (disciplinas específicas de acordo com a ênfase do curso e professores comprometidos com mesmo) e manifestam suas insatisfações atreladas ao processo de empregabilidade, que está diretamente relacionada à falta de vagas específicas para essa formação acadêmica, bem como, a realização de concursos públicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lembranças de minha vida: da infância à formação(2018) SOUZA, Josias Machado de; RIBEIRO, Edinéa Bandeira; http://lattes.cnpq.br/5750440522721213Este presente trabalho tem como objetivo abordar diversos aspectos de minha trajetória de vida, sendo que destaca muitos momentos de minha infância, como também, os desafios de minha trajetória escolar em que me fez resgatar de minha memória muitas lembranças principalmente aquelas que marcaram minha vida, assim como as dificuldades encontradas na minha vida enquanto profissional para trabalhar como docente nas series iniciais da educação básica. Traz também um pouco sobre a importância da ludicidade no âmbito educacional principalmente no processo ensino aprendizagem da educação básica, dando ênfase em minha trajetória acadêmica em que se fazem presentes diversos desafios os quais vivi durante esse processo de minha formação na universidade fazendo refletir minha prática docente. As histórias aqui narradas são experiências de vida que proporcionaram a minha construção no processo deste longo percurso de minha formação acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Manequim para treinamento da técnica do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos(2024-04-18) TAVARES, Daniel Oliveira; MIRANDA, Jorlan Antonio Gonçalves; DIAS, Mauricio Leonardi da Silva; http://lattes.cnpq.br/0024927538524351; CHAVES, Rafael Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6174902705031173; https://orcid.org/0000-0002-6333-8776O teste do olhinho busca identificar precocemente problemas oculares, o teste do coraçãozinho visa detectar cardiopatias congênitas, o teste da orelhinha procura deficiências de auditivas e o teste do pezinho é crucial na identificação de distúrbios metabólicos e genéticos. Esses procedimentos são obrigatórios e oferecidos gratuitamente pelo sistema de saúde público, garantindo um diagnóstico antecipado e intervenções médicas oportunas, promovendo um desenvolvimento saudável das crianças no país. O Teste do Reflexo Vermelho é uma técnica oftalmológica crucial na identificação de problemas oculares em recém-nascidos, permitindo intervenções médicas precoces para preservar a saúde visual das crianças desde os primeiros dias de vida. Assim, o Teste do Olhinho desempenha um papel vital na detecção precoce e no tratamento de condições oftalmológicas em bebês, garantindo um desenvolvimento visual saudável. Objetivando reproduzir o experimento do autor Dias e equipe do referido trabalho com intuito de verificar a eficácia educacional do simulador para treinamento da técnica do reflexo vermelho nos graduandos de do curso de medicina. O presente estudo é do tipo longitudinal, de campo e prospectivo. Os procedimentos metodológicos foram executados no Alojamento Conjunto (ALCON) da Fundação Santa de Misericórdia do Pará (FSCMP). Diante disso, reforça-se a relevância da tese de Dias e equipe sobre o uso do simulador como instrumento de formação na área da saúde, mesmo entendendo que sua perspectiva foi voltada a profissionais já atuantes na área e que possuem técnicas de atuação no TRV e sendo utilizado com o objetivo de aprimoramento ou analise do uso do método. Conclui-se que a tese de Dias e sua equipe também podem ser ampliadas para o processo ensino aprendizagem dos acadêmicos de medicina das universidades. Considerando a inserção do simulador proporciona eficiência na execução do TRV e sabendo que após formação cada profissional aprimorará a técnica com as vivencia de atuação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória: caminhos percorridos da minha história de vida na educação infantil à vida acadêmica(2018) MORAES, Eugênia Patrícia Lobato; REIS, Edilma Neves Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8969672247481302Este trabalho visa fazer um relato de minha tarjetória de vida, desde a educação na base infantil até a minha formação acadêmica, onde retrato com muita satisfação e alegria essa trajetória. Pois, através dos estudos pude ampliar os meus conhecimentos e adiquirir novos. É ter uma chance de me tornar uma profissional que se precoupa com a educação desde pequeno a vida adulta, porque sabemos da realidade de muitas pessoas que não tem o incentivo dos familiares para o esutudo. Então, tive a alegria de ter uma família que me incentivava para o estudo, e se caso hoje muitos alunos não tiverem o incentivo no lar, eles poderão encontrar na sala de aula, quando nos que seremos futuros professores com a nossa formação iremos ajudar esse aluno a entender que sem a educação não podemos chegar quase em lugar nemhum, ela é a base de uma boa sociedade. Essas oportunidades que a mim foram dada, em memória as relato como forma de demostra e incentivar a educação.