Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A interdisciplinaridade como estratégia pedagógica entre as disciplinas educação física e matemática
    (2019-11-10) CHUCRE, Marco Aurelio dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922
    O presente trabalho aborda a temática da interdisciplinaridade, tendo como foco a Educação Física e a Matemática. A escolha da temática se fez por entendermos que as práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade têm sido pouco exploradas. Diante do exposto, construímos como problema central deste estudo: de que maneira a interdisciplinaridade constrói-se como estratégia pedagógica para o desenvolvimento potencializador do ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física? Neste sentido a fim de conseguirmos construir uma resposta para este problema, desenvolvemos como objetivo geral: analisar a prática da interdisciplinaridade entre educação física e matemática como estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física. Esta pesquisa foi baseada nos conceitos Fazenda (1995; 1997; 2010) acerca da interdisciplinaridade, entre outros. Nos aproximamos da característica da pesquisa-ação definido por Tripp (2005). A coleta de dados se deu em uma escola localizada no município de Ananindeua, num período de cinco semanas com trinta e três estudantes de ambos os sexos. Em nossas análises percebemos que os alunos conseguiram compreender os conteúdos da matemática aplicados durante as aulas práticas de educação física, houve um maior interesse na participação por parte deles e assim como auxiliou os alunos, a interdisciplinaridade também ajuda o próprio professor no processo de ensino aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do role playing game como estratégia para ensino sobre relações ecológicas
    (2023-12-11) ARAÚJO, Lucas Souza de; NOGUEIRA, Mayara Larrys de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    A educação formal, como é concebida hoje, se propõe a contextualizar e dar sentido aos conhecimentos científicos que, muitas vezes parecem isolados e distantes do mundo real. Como destaca Morin (2000), a hiperespecialização e a fragmentação dos saberes científicos orientam modelos de ensino que norteiam memorização e a repetição, de forma que é necessário repensar a educação para que promova o diálogo de saberes. Uma das vias possíveis que permitem o diálogo de saberes é a utilização do Role Playing Game (RPG) como estratégia de ensino, pois se caracteriza como uma via para dialogar com os conhecimentos científicos. Com base nesses argumentos, esta investigação teve como objetivo desenvolver uma proposta de RPG para o ensino de relações ecológicas como parte de uma sequência didática (SD) estruturada na abordagem temática Freireana proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). Para tratar os dados da pesquisa tomei como base a análise do conteúdo (Bardin, 2011) como ferramenta para a interpretação dos conhecimentos emergentes. A SD foi realizada junto a uma turma de de 25 alunos do ensino médio em uma escola da rede pública de Ananindeua/PA e foi orientada pelos Três Momentos Pedagógicos (3MPs): 1) Problematização inicial (PI), 2) Organização do conhecimento (OC) e 3) Articulação do conhecimento (AC). A PI permitiu mapear os conhecimentos prévios dos estudantes sobre relações ecológicas assim como suas compreensões equivocadas. A OC consistiu em duas etapas: na primeira jogamos o RPG produzido e na segunda os estudantes identificaram as relações ecológicas presentes na história do RPG. Por fim, a AC consistiu na produção de um mundo ficcional onde eles criaram uma sociedade, levando em consideração a presença das relações ecológicas na descrição da narrativa. Os resultados construídos durante a pesquisa indicam o potencial do RPG enquanto estratégia didática para o ensino de relações ecológicas, promovendo a compreensão de conhecimentos científicos e a articulação de saberes que vão além de Ciências e Biologia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA