Navegando por Assunto "ABA Method"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva : o uso do método ABA no processo ensino-aprendizagem de uma criança autista em uma escola privada de educação infantil(2019-01-09) KOURY, Tamyres Danielle Machado; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso do método ABA no processo ensino-aprendizagem de uma criança autista em uma escola privada de educação infantil que teve como principal objetivo compreender como o método ABA está sendo utilizado no processo de inclusão escolar de uma criança com Transtorno de Espectro Autista na educação infantil em uma escola privada de Belém e, como objetivos secundários, procurou-se conceituar a partir de uma revisão bibliográfica o que é o Transtorno de Espectro Autista; em seguida, apresentar o conceito e a descrição com base em revisão bibliográfica do método ABA; por fim, analisar como o método ABA vem sendo utilizado na inclusão escolar de uma criança com Transtorno de Espectro Autista na educação infantil.. Foi realizada revisão bibliográfica e estudo de caso. Para obtenção dos dados qualitativos foram utilizados na pesquisa documental os registros e produção de relatórios qualificados utilizando a abordagem do método ABA desenvolvida com a criança observada durante a pesquisa, este documentos passaram por análise dos dados por meio de análise do conteúdo. Os resultados foram analisados à luz de teóricos que discutem a temática investigada e foram organizados em cinco seções. Assim, o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta em período anterior ao início da vida escolar; em relação ao método ABA, é uma estratégia metodológica que objetiva reduzir comportamentos inadequados e estimular comportamentos adequados por meio do processo de generalização do conteúdo assimilado que foi utilizado com o caráter de ferramenta de apoio educacional. Compreende-se que o saber do cotidiano pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos saberes. E esse saber serve de instrumentos motivadores, e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa.