Navegando por Assunto "Ética"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ética do cuidar e educar na primeiríssima infância(2019-01-07) MIRANDA, Thayná Marcely Guimarães de; BAHIA, Celi da Costa Silva; http://lattes.cnpq.br/2958323350917968; https://orcid.org/0000-0002-3104-2647O presente estudo enfoca A ÉTICA DO CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA. Objetiva contribuir para a compreensão do cuidado enquanto ética como sinônimo da indissociabilidade do cuidar e educar bebês e crianças pequenas. Reúne concepções acerca do cuidado e da criança e de que forma se manifestaram desde o século XVIII até o contexto vigente. Traça um panorama histórico acerca das concepções de cuidado e de criança, bem como se utiliza de registros que apresentam dados qualitativos coletados em uma creche no bairro periférico de Belém: Unidade de Educação Infantil Wilson Bahia, que teve como sujeitos de investigação a turma do Maternal I B e suas respectivas professoras. A metodologia utilizada consistiu na pesquisa-ação, assim, realizou-se uma análise a partir de registros, fundamentada no levantamento bibliográfico acerca do cuidado que reverbera na creche. Para tanto, a primeira seção foi desenvolvida para situar sobre as concepções de cuidado e a evolução deste termo concomitante com a concepção de bebê e criança pequena. Uma vez que o cuidado com estes possui maior enfoque nas creches, uma segunda seção foi construída para apresentar o cuidado na instituição. Ao final, os resultados são apresentados em uma quarta seção, após a metodologia, onde pode-se observar algumas atitudes de cuidados com os pequenos, nas dependências da UEI Wilson Bahia. Assim, os aprimoramentos ora se manifestam enquanto ética, ora enquanto atendimento às necessidades físicas dos bebês e crianças pequenas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ética e empatia como fatores importantes para a formação de crianças no ensino fundamental(2017) MIRANDA, Verena dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosPartindo do princípio de que vivemos em uma sociedade desumana, egoísta, excludente, torna-se necessário uma pesquisa sobre dois conceitos filosóficos, são eles a ética e a empatia que são dois fatores considerados importantes para a vida de qualquer pessoa. Assim, foi objetivo desta pesquisa analisar de que forma a ética e a empatia contribuem na formação de crianças no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa como princípio norteador, Para a produção dos dados foi usada a entrevista que geral temáticas de análise voltadas para discutir cada objetivo da pesquisa. Participaram da pesquisa duas professoras, que trataremos pelo codinome de Silva e Andrade. Os dados revelaram que as professores ao trabalharem com crianças lançam mão da ética e da empatia a partir de situações prática da vida, mas reconhecem os desafios oriundos, sobretudo, pela criação que as crianças recebem e também porque é da natureza humana as contradições. Segundo as professoras é fundamental assumir a ética e a empatia como parte da formação das crianças para que possamos conquistar um tipo de sociedade mais justa, honesta e solidária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ética na formação do pedagogo(2018-12-13) PAIXÃO, Ananda Samanta Melo da; SOARES, Raimunda Lucena Melo; http://lattes.cnpq.br/4770593445189343Pensar a respeito da filosofia da educação e da ética na formação humana, sobretudo do pedagogo, levou-me ao principal problema de investigação, qual seja: Como se dá a formação ética do pedagogo? A partir deste problema pensei as seguintes questões: Qual a importância da ética na formação humana nos dias atuais? Como a ética pode contribuir com a formação do educador/pedagogo? Que dificuldades emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil? Como a ética é refletida e estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? Compreender a ética na formação do pedagogo é o objetivo geral a ser alcançado nesse estudo que tem como objetivos específicos: a) Entender a importância da ética na formação humana nos dias atuais; b) Verificar como a ética pode contribuir para a formação do educador/pedagogo; c) Compreender as dificuldades que emergem no processo de construção do pedagogo no Brasil. d) Analisar como a ética é estudada na educação, sobretudo no curso de Pedagogia da UFPA. A metodologia foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos e documentais. Teve como principais fontes históricas livros de autores como Rios (1997), Soares (2000) e Vázques (1995), além de artigos de Antônio Joaquim Severino publicados, especialmente, em Periódicos Nacionais no período de 1974 a 2016, e seu currículo lattes, por meio do qual foi possível verificar a sua produção intelectual sobre ética, o Projeto Curricular do Curso de Pedagogia e as entrevistas realizadas com os discentes de pedagogia. Concluiu-se que os sujeitos implicados com a filosofia da educação aliada à ética, preocupam-se com a formação ético-política dos educadores e questionam as variáveis que determinam o perfil desse profissional. Entretanto, apesar de não existir uma disciplina específica de ética no curso de graduação em Pedagogia da UFPA, Campus de Belém, muitos graduados e graduandos conseguem perceber em algum momento da sua formação referências a essa temática, mesmo que isso ocorra somente em algumas disciplinas como por exemplo, filosofia da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ética na visão literária de Machado de Assis – Contos “A cartomante” e “A carteira”(2014-04-28) SANTANA, Marcilene da Silva; CORRÊA, Júlia Antônia Maués; http://lattes.cnpq.br/9572837564719643O referido trabalho de pesquisa tem como tema: A ética na visão literária de Machado de Assis – contos “A Carteira” e “A Cartomante” abordando um estudo de caso através dos métodos observacional e monográfico, buscando responder a seguinte problemática: Como abordar o tema ética empregando a literatura como aliada nos contos “A Cartomante” e “A Carteira” de Machado de Assis? De que maneira podemos despertar o gosto pela leitura nos alunos utilizando os contos “A Cartomante” e “A Carteira” de Machado de Assis? Para tanto, utilizamos teóricos como Alfredo Bosi (2012), Antônio Cândido (1993), Massaud Moysés (2007), Roberto Schwarz (2012a, 2012b), Álvaro Valls (1994), entre outros. Observou-se durante a pesquisa, que alguns fatores interferem no processo aprendizagem da disciplina Língua Portuguesa dos alunos do 8º ano/09 da Escola Particular de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Centro Educacional Sementinha do Saber”, entre eles, a ausência de uma metodologia que desperte o interesse dos discentes e a falta de dinâmica e de um planejamento que envolva a interdisciplinaridade com os temas transversais, em especial a ética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A FORMAÇÃO ÉTICA DE CRIANÇAS DE 09 E 10 ANOS (CLASSE JUNIORES) NA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS(2021-09-29) SARRAF, Danielly Pantoja; GUEDES, Leonildo Nazareno do Amaral; http://lattes.cnpq.br/4564609906147218Esse trabalho tem como objetivo analisar a formação ética possibilitada a criança da classe juniores (09 e 10 anos) da Escola Bíblica Dominical (EBD). Para isso, analisamos o currículo proposto em 04 revistas trimestrais de Juniores (09 e 10 anos), para 01 (um) ano de estudos na Escola Bíblica Dominical e verificamos o destaque concedido ao tema ética nessa formação religiosa. A pesquisa realizada foi do tipo bibliográfica, de cunho qualitativo, com análise documental, no qual foram analisados os textos de Ramos (2013), Moraes (2012), Silva (2017), e Freitas (2006). Dessa forma, notamos que o pedagogo é um profissional necessário em diversos espaços e que há diferença entre educação formal, informal e não formal. E sobre a EBD, percebe-se que suas contribuições são essencialmente importantes, pois as lições narram histórias bíblicas que trazem lições éticas sobre respeito, amizade, amor, união, como se portar diante de situações complexas do quotidiano, obediência e equidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) (RE)pensando a ética na prática psicoterapêutica a partir da Gestalt-Terapia(2013-03-25) NASCIMENTO, Lázaro Castro Silva; VALE, Kamilly Souza do; http://lattes.cnpq.br/9384106567155237A discussão do tema Ética, por vezes, se fecha na deontologia dos códigos de ética profissionais. Contudo, tal discussão extrapola esse recorte e alcança outra dimensão no que compete ao fazer ético em psicoterapia, não unicamente baseado em leis e diretrizes. Esta pesquisa discute acerca do fazer ético na prática psicoterapêutica em Gestalt-terapia. Os objetivos são: aprofundar a reflexão acerca de algumas questões éticas envolvidas nas práticas psicoterapêuticas de enfoque gestáltico e discutir a importância de um fazer ético na prática profissional do psicólogo dentro do contexto clínico. Para isso, foi escolhida uma abordagem qualitativa orientada a partir do método de pesquisa fenomenológico de Sanders. Inicialmente o projeto de pesquisa foi submetido ao Conselho de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) a fim de garantir as questões éticas ligadas à pesquisa com seres humanos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 6 psicólogas da cidade de Belém, escolhidas a partir do método bola de neve com dois critérios de inclusão: ser profissional formado em Psicologia e ter especialização em Gestalt-terapia. As entrevistas foram analisadas a partir da fenomenologia e à luz de conceitos gestálticos, emergindo como figura, a partir das unidades de significado, as categorias: Crença na autorregulação organísmica, Acolhimento & respeito às escolhas; Cuidado; Ética profissional; Suspensão fenomenológica & inclusão e Relação dialógica. A partir dos dados, foi possível ampliar a compreensão acerca do fazer ético gestáltico, destacando-se a importância do cuidado com o semelhante que se apresenta no momento da terapia, a necessidade do psicoterapeuta de suspender o “a priori”, o preparo técnico apurado, a relevância do trabalho de psicoterapia pessoal do gestalt-terapeuta e a ética pessoal enquanto premissa para uma ética profissional. Pesquisas futuras na área mostram-se importantes para que seja possível manter a fluidez dessas compreensões acerca da temática abordada.