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Navegando por Assunto "Áreas protegidas"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise espaço-temporal da cobertura vegetal e uso da terra na reserva extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, Bragança/PA
    (2019-01-10) LEÃO, Sheyla da Silva; ARAÚJO, Alan Nunes; http://lattes.cnpq.br/5369542452826838
    O manguezal é alvo de uma série de ameaças que resultam na diminuição da oferta de recursos naturais para as comunidades tradicionais e setores que dele sobrevivem. A Costa Amazônica destaca-se como a maior faixa contínua de manguezal do mundo, uma das mais expressivas zonas de produtividade biológica do país. Nela localiza-se a Reserva Extrativista Marinha de Caeté-Taperaçu, Unidade de Conservação Federal situada na planície costeira bragantina, Nordeste do Pará, município de Bragança. Este trabalho se propõe avaliar as alterações espaço-temporais face à criação da Unidade de Conservação mencionada. Para isso, realizou-se a uma análise espaço-temporal afim de identificar, classificar e comparar as classes de uso da terra na área de estudo, considerando imagens LANDSAT 5 e 8 dos anos: 1986, 2005 e 2018, avaliando-se cenários antes, durante e após a sua criação. Foi utilizado o método de Classificação orientada a objeto, determinando-se seis classes de uso, as quais deram origem ao mapeamento temático. Percebe-se que a dinâmica no ambiente de macromarés foi o fator ambiental que influenciou na perda e o ganho em área na maioria das classes de uso da terra identificadas. Foi possível inferir que as práticas extrativistas não têm influenciado de maneira expressiva nos processos ecológicos na área da RESEX.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O conhecimento botânico como ferramenta para a conservação da biodiversidade da Ilha do Combú, Belém-Pará
    (2021-06-17) SILVA, Gabriele Monteiro da; CERQUEIRA, Roberta Macedo; http://lattes.cnpq.br/2863595777814509
    A Área de Preservação Ilha do Combú localizada na região metropolitana de Belém do Pará, apresenta uma grande riqueza vegetal e atrai pessoas de diferentes estados do Brasil por meio do turismo. O presente estudo avaliou o potencial da APA Ilha do Combú como espaço não-formal para o ensino-aprendizagem da Educação Ambiental e Botânica, como forma de reforçar a reflexão sobre o meio ambiente e sua preservação, assim como, considerando o importante papel das plantas nas mais variadas atividades de uma comunidade. Para isso, foi feito o levantamento do conhecimento da população frequentadora da Ilha do Combú por meio de questionários realizados na Praça Princesa Isabel, ponto de embarque para o espaço, em consonância com o levantamento bibliográfico. Concluímos que a população frequentadora detém pouco conhecimento acerca da biodiversidade vegetal, a importância das plantas para a comunidade e informações sobre a importância da proteção da Ilha. Verificamos, portanto, a necessidade de implementações de projetos voltados à educação ambiental dessa população que podem ser feitos atrelando o ensino de botânica, pois é uma ferramenta extremamente eficaz no que diz respeito à sensibilização e conscientização da sociedade quanto à preservação dos recursos naturais.
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