Navegando por Assunto "Ábaco"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de atividades matemáticas dos alunos do 6º ano: pesquisa no contexto da residência pedagógica(2019-12-20) NUNES, Cristiane Shiley Araújo; SMITH, Silvia Danielle da Cunha; http://lattes.cnpq.br/2104524669185605O presente trabalho visa descrever e analisar atividades matemáticas desenvolvidas com alunos do 6º ano na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) no contexto do projeto de ensino “O Ensino da Matemática através de Oficinas de Aprendizagem para alunos do 6º ano” o qual atuamos como colaboradores do projeto e estagiários do Programa Residência Pedagógica do curso de licenciatura Integrada em Ciências Matemática e Linguagens (IEMCI) durante os anos de 2018/2019. Nele buscamos analisar como as atividades matemáticas, desenvolvidas ao longo do projeto, contribuíram no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as oficinas que foram realizadas neste percurso de ensino. Após a inclusão do ábaco, um aspecto muito importante para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND) foi introduzido - o valor posicional. As crianças compreenderam que existe uma disposição espacial necessária para o jogo, onde o valor das fichas é retratado pela posição que ela é colocada na mesa ou no ábaco. Os resultados obtidos foram percebidos durante as realizações das oficinas, pois houve avanços no nível de aprendizagem de alguns estudantes como, a dissipação no receio de enunciar dúvidas, melhor motivação para estudar matemática, maior interação com a professora regente de sala e com os estagiários da Residência Pedagógica, bem como, passaram a interagir uns com os outros pelos momentos de aulas agradáveis e mais significativas, no modelo do projeto. Desta forma, o desempenho dos alunos foi considerado bom.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de materiais manipuláveis e as atividades lúdicas no ensino de regras de três simples(2019-12-11) COSTA, Adanilson da Silva; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo analisar as contribuições da utilização de um ábaco no processo de Ensino e Aprendizagem de regra de três simples. A motivação para este estudo partiu de reflexões sobre como a Matemática da sala de aula é vista muitas vezes somente como a disciplina de decorar e aplicar fórmulas, o que não atrai a maioria dos estudantes. Pensamos também na importância de se trabalhar esta problemática com o intuito de desmitificar essas ideias que estão presentes na realidade escolar e abordamos esta problemática através do uso de materiais manipuláveis no ensino da Matemática, envolvendo a ludicidade. Deste modo, iniciamos com o aporte teórico do tema, no qual nos embasamos principalmente nas teorias de Deneca e Pires (2008), Lapa (2017), Ottesbach e Pavanelo (2007) e Vale (2002), além de discutir as recomendações presentes na Base Nacional comum Curricular (2018). O estudo foi realizado na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém-PA, em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Para o levantamento de informações, utilizamos a pesquisa de campo, além de questionários e a observação, assim como registros em vídeos e imagens. A análise das informações foi feita a partir de algumas respostas dos alunos, coletadas por meio dos questionários. Os resultados revelam que a metodologia escolhida para a realidade pesquisada foi satisfatória no que tange o ensino e a aprendizagem dos alunos, pois contribui para esse processo de maneira em que os alunos, juntamente com a mediação do professor, se tornem participantes ativos na construção do conhecimento, além de colaborar para uma aula mais dinamizada, interativa, divertida e lúdica, diversificando assim as metodologias usadas comumente em sala de aula.