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Navegando ICED - Instituto de Ciência da Educação por Assunto "Academias"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da educação física em ambiente não escolar: aproximações com a abordagem crítico-emancipatória(2019-01-16) LEÃO, João Paulo Melgueiro de Sousa; SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino dosO presente trabalho tem como tema central a aproximação da abordagem críticoemancipatória de autoria de Kunz (2004a; 2004b) no trato com a musculação, tendo como objetivos auxiliar no alcance da emancipação e a transformação da sua relação com as práticas vivenciadas na academia, gerado pela falta de abordagens críticas no trato com o treinamento resistido. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa-ação (Tripp; Thiollent) e a coleta de dados foi feita por meio de questionários e anotações subjetivas. A pesquisa nos mostra que é possível adaptar uma abordagem crítica em um ambiente não escolar, apresentando um novo olhar para as práticas do professor de educação física nas academias. Podemos concluir que através da abordagem crítico-emancipatória, é possível trabalhar nos alunos de musculação, princípios que despertam novos conceitos para se relacionar com o mundo do movimento e busca a emancipação no que tange o treinamento de musculação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepção de professores (as) sobre as condições de acessibilidade em academias(2021-09-27) SANTOS, Rayssa Marise da Costa dos; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO presente trabalho objetivou analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as condições de acessibilidade de academias de Belém do Pará para atendimento às pessoas com deficiência física. Com abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa investigou 26 professores atuantes em 10 academias localizadas em Belém, a partir do formulário preenchido de forma online. Observamos que a formação e o trabalho profissional direta e indiretamente exercem impacto significativo na oferta de atividades e serviços adaptados e com qualidade ao público com deficiência, especialmente a deficiência física. A estruturação das academias com relação às condições de acessibilidade se mostra fator relevante para o acesso, permanência e livre circulação de pessoas com deficiência física em seu interior. As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) se apresentam, nesse contexto, como importantes aliadas a tais finalidades. No olhar da maioria dos professores, as academias se apresentam adequadas no que diz respeito às normas de acessibilidade. Apesar disso, porém, algumas delas ainda precisam se estruturar melhor a fim de que seja garantido o direito de livre circulação e participação em práticas com benefícios inúmeros para pessoas com deficiência física.