Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu por Assunto "Field education"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O sistema modular de ensino em escolas do campo do município paraense de Tomé-Açu: uma pesquisa participante(2021-12-17) OLIVEIRA, Maria Michelle Lima da Silva de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida em 2019, com o objetivo de conhecer e discutir entraves e possibilidades para a promoção de ensino escolar adequado às necessidades educacionais dos educandos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, de quatro escolas de Educação do Campo do município paraense de Tomé-Açu, submetidos ao Sistema Organizacional Modular, ao Regime de Alternância e ao ensino por projetos interdisciplinares. É uma pesquisa pautada pelo método dialético ao buscar discutir e refletir sobre a realidade educacional em território campesino. Dessa forma, norteou-se pelos documentos curriculares oficiais nacionais e municipais. Como resultados alcançados, o estudo pôs em evidência a contextualização do currículo com as vivências dos educandos, dando ênfase nas problemáticas e nas estratégias desenvolvidas para garantir a oferta de um ensino escolar mais útil, viável/possível e contextualizado.