Graduação - CAMPSALINAS
URI Permanente desta comunidade
Campus de Salinópolis / Bibliotecárias: Sheysy Aragão Monteiro / Fernanda May de Assis Nara - E-mail: bib_campussal@ufpa.br
Navegar
Navegando Graduação - CAMPSALINAS por Assunto "Aprendizagem Significativa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino(2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.