Graduação - ILC
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Navegando Graduação - ILC por Assunto "Anáforas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do Projeto Oficina de Leitura e escrita de português(2016-03-29) RIBEIRO, Floriete Assunção; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este estudo tem por objetivo analisar a produção textual de alunos surdos a partir da referenciação com base nos estudos da linguística textual, bem como identificar os mecanismos de referenciação anafórica, descrever as anáforas encontradas nos textos e classificar os mecanismos de referenciação anafórica nos textos narrativos escritos em Português como segunda língua, de quatro surdos do Projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS) /ILC/UFPA. Desse modo, esta pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa em que, caracteriza-se basicamente por observar, registrar, classificar e analisar dados disponibilizados pelo projeto. Sendo também, uma pesquisa empírico-indutiva que baseou-se em: pesquisa bibliográfica, revisão da literatura na área da linguística textual e coleta de dados no projeto OLEPS. Organiza-se o texto em cinco momentos, o primeiro refere-se à introdução; no segundo a fundamentação teórica é apresentada; em seguida procedimentos metodológicos, posteriormente resultados da analise do corpus e considerações finais. Como principais resultados, apontam-se as análises das estratégias de referenciação nas quais se percebeu que os surdos fazem usos das anáforas em seus textos, evidenciando-se uma construção diferenciada dos textos de ouvintes, com forte influência da língua de sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de anáfora e progressão textual em textos dissertativos escritos em português L2 por surdos do Projeto Oficina de leitura e escrita de português para surdos(2016-06-30) RÊGO, Melissa Maynara dos Passos; SANTOS JUNIOR, Waldemar Cardoso dos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606O presente trabalho busca analisar a escrita em Língua Portuguesa de alunos surdos participantes do projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS). Têm-se como objetivo discutir o processo de referenciação anafórica de textos argumentativos produzidos por sujeitos surdos, inicialmente, apresentando e distinguindo as noções de progressão textual com foco nos processos de referenciação anafórica bem como identificando o uso das anáforas fiel, infiel, associativa e encapsuladoras para finalmente analisar se esses usos contribuem ou não para a progressão textual. Para tanto, o levantamento teórico instrumental necessário, consistiu-se na escolha da literatura pertinente e dos elementos empíricos na área da linguística textual. Assim o método de procedimento, é de análise qualitativa do tipo descritivo, dessa forma, trabalharemos o texto-produto de um processo desenvolvido anteriormente no projeto, caracterizando, assim, esta pesquisa como empírico-indutiva. Organiza-se o texto em cinco momentos, a primeira trata de progressão textual; por conseguinte e coesão referencial; posteriormente aborda-se sobre referenciação em textos de surdos, análise e discussão dos dados e por fim as considerações finais. Como resultado, percebemos a utilização de todos os quatro tipos de anáforas no total de dez textos analisados, sendo utilizadas de forma à contribuir para a progressão textual, e construções textuais diferenciadas dos ouvintes, sob influência da Língua de Sinais.