Faculdade de Física - FACFIS/ICEN
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Física - FACFIS/ICEN por Assunto "Aprendizagem significativa"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio(2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica(2019-11-27) SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues; SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos; http://lattes.cnpq.br/6665011543298598Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas(2021) PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho, é levantado o uso de metodologias no ensino de Física que podem proporcionar um aprendizado dinâmico, interessante e motivador ao aluno. O ensino de Física tem encontrado muita dificuldade em sala de aula. A mudança na tradicional abordagem da aula expositiva, vem ganhando força na busca de tornar o aluno motivado, tendo papel de destaque no processo, aproveitando o que ele já possui de conhecimento e desenvolvendo seu senso crítico. Nesse processo destaca-se o uso de metodologias ativas como a Peer Instruction e a atividade experimental, além do uso de tecnologias e aplicativos educacionais, como ferramentas facilitadoras no entendimento de leis e teorias que abrangem a Física. Tal procedimento ocorreu durante duas aulas de uma turma de alunos do 2º ano de um curso particular específico de Física, fazendo as devidas exposições no primeiro encontro, onde foi abordado os conceitos básicos e, no segundo encontro, foi aplicado o teste conceitual e realizado a atividade experimental. Em seguida expomos a análise dos dados com os resultados da pesquisa, onde apresenta de maneira explicita as respostas dos alunos antes e após a realização do experimento e aplicação da PI e assim, fizemos a devida conclusão deste trabalho, na qual obteve resultados expressivamente positivos e satisfatórios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Peer Instruction para a aprendizagem de estática de um ponto material(2019-12-12) MONTEIRO, Hugo Nogueira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho, aplicamos a metodologia Peer Instruction (instrução por pares), na implementação de compreender o conteúdo de estática de um ponto material, desenvolvida em uma turma de 1° ano integral no ensino médio, numa escola pública de Belém. O objetivo principal foi procurar obter resultados positivos, em busca do melhor entendimento dos alunos, na qual demonstrassem ter dificuldade em compreender determinado assunto abordado anteriormente. Para isso, foi desenvolvido um experimento, onde possibilitou a abordagem mais detalhada do assunto e a comprovação dos conceitos físicos presente nos livros didáticos, além de prender a atenção da turma, fator muito importante para uma explicação bem cautelosa, permitiu a interação dos alunos e a curiosidade de ver acontecer na prática o determinado tema em questão. Para a coleta de dados, a fim de verificar o desempenho de cada aluno, antes e depois do experimento, foi utilizado o aplicativo Plickers, disponível para smartphones e tablets, onde nos possibilita realizar o sistema de votação das alternativas presentes nas questões do teste conceitual, elaborado para a avaliação dos estudantes. Nessa votação, verifica-se o percentual de acertos dos alunos, caso fique entre 30% e 70%, é aplicada a metodologia Peer Instruction, onde o professor pede para formar pequenos grupos ou duplas, de preferência com colegas que tenham escolhido alternativas diferentes e dessa maneira, permite a interação entre os estudantes realizando debates na sala de aula a respeito das questões apresentadas no teste conceitual, para enfim fazer a segunda votação.