Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC por Assunto "Coesão (Linguística)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coesão e coerência: uma análise da produção escrita de alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio regular da Escola Luiz Nunes Direito(2015-06-30) PEREIRA, Márcia Fernanda Falcão; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo três alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio, da escola “Luiz Nunes Direito”, localizada no Conjunto Cidade Nova VI, no município de Ananindeua, no estado do Pará, no qual tivemos o objetivo de analisar o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, através da observação de dois aspectos principais: (1) Coesão; e (2) Coerência. O processo de organização textual do surdo foi investigado dentro de autores como BENTES (2003); BROCHADO (2003); KOCH (1997); e SALLES et. al. (2004), os quais fornecerão a fundamentação teórica necessária para entendermos o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, mais especificamente, no que diz respeito à coesão e à coerência. A partir da análise dos textos dos alunos surdos envolvidos nesta pesquisa, percebemos que apesar de a coesão estar afetada, a coerência permanece inalterada.