Curso de Física - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Física - CABAE por Assunto "Aprendizagem significativa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A experimentação em sala de aula promovendo a associação entre teoria e prática(2019-12-23) SOUSA, Félix Júnior Pantoja de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Este estudo teve como objetivo inserir a experimentação em sala de aula para promover a associação entre teoria e prática de conceitos de Hidrostática. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo na Escola Estatual Pedro Teixeira – Anexo I/ Abaetetuba – PA, com os alunos do 1º ano do ensino médio e o professor de Física da turma. Junto a esse grupo amostral, foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevista com o educador, pré-teste, duas aulas teóricas, oficina, pós-teste e questionário investigativo. Na oficina foram realizadas experiências com materiais acessíveis e de baixo custo junto aos alunos para auxiliar no entendimento dos conceitos estudados nas aulas teóricas. Como a instituição de ensino não possuía laboratório de ciências, as demonstrações foram feitas na própria sala de aula e contou com a participação de todos os discentes. Além do aspecto motivacional verificado, notou-se que o uso das experiências ajudou na compreensão significativa dos conceitos lecionados, uma vez que houve um melhor rendimento dos alunos no pós-teste e os próprios alunos relataram no questionário investigativo que a oficina teve papel importante na compreensão do conteúdo trabalhado. Para além disso, esta pesquisa mostrou que as condições estruturais e materiais da escola afetam o trabalho docente, principalmente no que se refere à realização de atividades experimentais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Modellus como ferramenta pedagógica para o ensino da queda livre(2019-10-04) BENTES, Adeilson Rodrigues; COSTA, Cleidilane Sena; http://lattes.cnpq.br/4274598374126989O uso da tecnologia de informação e comunicação na área educacional avançou nos últimos anos. Para atender as necessidades do processo educacional vários métodos, recursos, ferramentas e equipamentos mostram-se relevantes, como o software educacional/modelagem computacional Modellus. Este trabalho surgiu visando a dificuldade dos professores na elaboração de aulas diversificadas, com as cargas horárias elevadas os mesmos não dispõem de tempo para desenvolverem metodologias atualizadas de ensino. O objetivo é propor a utilização de aulas prontas com o uso das tecnologias de informação e comunicação, através do software Modellus, o qual é disponibilizado de forma gratuita na internet, sendo um instrumento auxiliador do professor no dinamismo das atividades, em busca de reduzir o tempo gasto na formulação das aulas. A metodologia abordada procura manusear as variadas funções do Modellus como a elaboração de gráficos, tabelas e animações, produzidos a partir dos modelos matemáticos e parâmetros empregados, explicando o assunto de forma contextualizada e resolvendo exercícios com o auxílio do software Modellus, estimulando alunos no processo de ensino-aprendizagem. A aula sobre queda livre foi pensada visando facilitar as práticas docente, sendo desenvolvida passo a passo, inicialmente com uma apresentação contextualizada seguida de resoluções de atividades com o auxílio do software Modellus. Espera-se com este trabalho, propor a utilização da tecnologia por professores e monitores; auxiliar os professores de física durante as aulas e estimular nos discentes a afeição pela disciplina, gerando assim resultados positivos nos índices acadêmicos. Deste modo a tecnologia torna-se uma parceira do professor na sala de aula, ajudando este a melhorar sua didática e criando relações positivas no ensino da Física.