Graduação - ICA
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Navegando Graduação - ICA por Assunto "Acervo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A conservação preventiva da coleção de paleoinvertebrados do Museu Paraense Emílio Goeldi: análise de microambiente(2014-02-28) TRINDADE, Doriene Monteiro; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856A reserva técnica é espaço onde as coleções de Museus passam a maior parte do tempo e, portanto, é importante que ela obedeça aos princípios da Conservação Preventiva - ações indiretas de preservação do acervo que visam minimização dos agentes de degradação de acervos museológicos nos diferentes ambientes - macro (ex: o acervo, a área expositiva) ou micro (ex: armários, vitrines, embalagens). Este trabalho visa à análise dos microambientes encontrados na coleção de Paleoinvertebrados do Museu Paraense Emilio Goeldi que, por estarem isolados do meio externo, apresentam características climáticas distintas. Com o auxílio de datalogger, programado para recolher dados a cada 30 minutos, foram monitoradas umidade e temperatura durante dois meses nas gavetas, e duas semanas dentro de uma das embalagens plásticas utilizadas para armazenagem dos fósseis. Cinco embalagens e dois tipos de esponja passaram por testes químicos, para verificação da presença de compostos impróprios em sua composição: teste com frascos de vidro, para estabilidade química, e com fio de cobre, para a detecção de PVC, material impróprio para uso em acervos. O valor médio de temperatura nos armários foi de 23,2°C, com variação média de 4,8°C. Dentro da embalagem, a temperatura media foi 23,6°C com variação de 3,9°C; a umidade relativa dentro dos armários foi de 51,6%, com variação de 4,3%. Dentro da embalagem plástica, a umidade média foi 49,1%, com variação de 2%. Ao compararmos os valores em ambos os microambientes, foi possível concluir que estes possibilitaram a criação de um microclima mais estável, o que favorece a conservação, visto que a variação climática é atualmente considerada um dos maiores agentes de degradação em acervos. Com relação aos testes químicos, das 7 estruturas de suporte testadas, apenas uma apresentou PVC em sua composição, entretanto, com relação a estabilidade química das mesmas, todas foram considerados instáveis, sendo inadequadas para o uso no acervo. Portanto, nas condições atuais, o microclima do acervo de Paleoinvertebrados do MPEG apresenta estabilidade climática, o que favorece a preservação dos fósseis, pois evita a aceleração das possíveis reações químicas que ocorreriam em decorrência das embalagens inadequadas. Entretanto, faz-se necessário a troca das embalagens por materiais mais estáveis, como por exemplo, polietileno, diminuindo ainda mais os riscos de danos ao patrimônio fossilífero da Amazônia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de Acervo x Mineração: a coleção paleontológica do Museu Paraense Emílio Goeldi e sua relação com a mineração no município de Capanema-PA(2018-02-01) SILVA, Rayana Alexandra Sousa da; PEREIRA, Ana Paula Linhares; http://lattes.cnpq.br/8369046011837903; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856Neste texto, fazemos uma análise na relação estabelecida entre Paleontologia e Mineração, para a formação de coleções museológicas, partindo da observação da associação entre a formação da coleção do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a exploração mineral no município de Capanema-PA. Esta coleção conta, atualmente, com 6.292 exemplares fósseis, dos quais 1.784 procedem diretamente de Capanema, estando distribuídos entre as quatro coleções da seguinte maneira: 22% paleoinvertebrados, 26% paleovertebrados, 6% paleobotânica e 11% microfósseis, cuja maior procedência consiste em materiais oriundos de depósitos sedimentares amazônicos, especialmente da Formação Pirabas. Baseado na importância que o MPEG assume no contexto local, nacional e internacional como uma importante instituição museológica, bem como o papel duplo que as mineradoras assumem no sentido de preservação e o que é destruído para a produção de mercadorias como o cimento. Para isso, faz-se uma análise quantitativa e qualitativa da composição deste acervo, a fim de se refletir sobre questões como: os fósseis como patrimônio; o papel do museu como mediador da relação homem x patrimônio paleontológico; a salvaguarda destes bens, tendo como base a musealização como forma de preservação de bens culturais. Constatou-se que não existe uma medida justa entre aquilo que é transformado em mercadoria e aquilo que é devolvido à sociedade através do museu, visto que há uma disparidade enorme entre a proporção daquilo que entra para a coleção e as toneladas anuais convertidas em produtos. Foi possível refletir acerca das ações mitigatórias que são realizadas atualmente, bem como nas potencialidades geradas a partir do empoderamento da comunidade local em relação a tais bens.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história e o acervo da Tuna Luso brasileira: troféus que contam a trajetória de um clube centenário(2015-12-01) JUNIOR SILVA, Bernadino da Costa e; NETO MENEZES, Hugo; http://lattes.cnpq.br/9993809791372280Um dos clubes mais tradicionais do norte do país, a Tuna Luso Brasileira, possuiu um grande acervo de troféus que marcam a trajetória do clube durante seus mais de cem anos de história. Porém o clube padece da mesma realidade que atinge boa parte dos clubes esportivos brasileiros, a falta de registros de seus acervos, ou seja, catalogar, conservar e preservar ainda não são prioridades na atuação das diretorias que regem os clubes. Diante disso, através do acesso concedido pela diretoria do clube, este trabalho iniciou um processo de arrolamento de parte do acervo de troféus da Tuna Luso Brasileira e analisar o seu estado de conservação para que com esses dados o clube, a diretoria e seus torcedores possam ter acesso a informações sobre parte de seu acervo de troféus e que com este registro possa dar inicio ao processo de construção do Museu da Tuna Luso Brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias de "um maestro demasiado humano": museologia e as correspondências de Waldemar Henrique(2018-02-05) NASCIMENTO, Sônia Regina Silva do; MENEZES NETO, Hugo; http://lattes.cnpq.br/9993809791372280; COUSTON JÚNIOR, John Fletcher; http://lattes.cnpq.br/7793272958380509Esta pesquisa teve por objetivo reencontrar o Maestro Waldemar Henrique (1905-1995), por intermédio de cartas escritas por ele. Em 1995, no ano de sua morte, seu acervo foi doado ao Governo do Estado do Pará com mais de 15.000 peças. A princípio foi confiado ao Teatro da Paz, mas o acervo ficou sob responsabilidade do Museu do Estado do Pará a partir de 1998. E em 2005, foi doado oficialmente ao Museu da Imagem e do Som e ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais. O maestro foi um músico reconhecido internacionalmente. Em 23 de março de 2010, na cidade de Belém, foi lançado o DVD Coleção Waldemar Henrique, composto de parte do acervo do maestro. O estudo concentra-se nas “Cartas Enviadas” que o maestro tinha o hábito de escrever durante suas viagens pessoais e em turnês artísticas, aos amigos e familiares. Foram acessadas cinquenta e nove cartas que fazem parte do DVD Coleção Waldemar Henrique. Sendo assim, norteia-se, na Antropologia, relações à temática da intersubjetividade e do patrimônio; tangencia-se a História, por trazer debates e aportes concernentes à memória; toca-se a Literatura, pois cartas são narrativas em que se mesclam o real, o ficcional e o poético; e projeta-se a Museologia, ao propor um arrolamento específico e uma ficha de categorização temática, de acordo com aportes atuais de pesquisa. Através deste olhar multidisciplinar, haverá uma reflexão e talvez uma ressignificação a respeito do lugar dos objetos na vida do maestro, buscando os valores pessoais, seu potencial de se reverter em emoções e lembranças significativas. Também propomos que todo o conteúdo deste DVD seja disponibilizado via internet.