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Navegando IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas por Assunto "Amazônia"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação e reação: a política da ditadura nas páginas dos jornais paraenses (1964-1985)(2025-08-08) SEIXAS, Bruno dos Anjos; PETIT, Pere; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321; https://orcid.org/0000-0002-8970-3073O presente trabalho analisa a cobertura jornalística e midiática da grande imprensa paraense durante o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) a partir de uma seleção de fatos da vida internacional, nacional e local. Mostra como a história prévia da imprensa local, marcada pelo partidarismo explícito e pela adesão direta a grupos da burguesia local, contribuíram para as posições tomadas pelos jornais a partir de 1964. Também tenta entender como, durante e após a liberalização política iniciada no governo Geisel (1974-1979), os periódicos ainda relutaram em tomar uma posição de conflito aberto com os militares e encamparam apenas parcialmente as críticas populares à Ditadura.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Análise do projeto Estatutos e Associativismo na Amazônia Brasileira: as contribuições e os passos para a historiografia paraense (2023-24)(2025-04-05) PACHECO, Erike Gomes; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299Este estudo é um relatório das atividades efetivadas dentro do projeto de pesquisa intitulado de Estatutos e Associativismo na Amazônia brasileira: Estudos sobre a documentação estatutária de associações culturais, comerciais, políticas, religiosas, recreativas, esportivas e profissionais do Pará (1835-1988). O citado projeto visou investigar, criar e divulgar instrumentos de pesquisa, mecanismos de busca, eventos e obras que possibilitem ampliar o acesso em rede ao acervo normativo dos Estatutos de associações e cooperativas civis sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia (CMA-UFPA) interligando este acervo a outros dois congêneres vinculados ao Arquivo Público do Estado do Pará (APEP-SECULT-PA) para o período entre 1835 e 1988. Realizamos, dentro desse objetivo mais amplo, auxiliar na construção dos catálogos correspondentes a um levantamento documental de fôlego, o recebimento das visitas guiadas pelo nosso acervo no espaço físico do Centro de Memória da Amazônia e a oferta das disciplinas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Pará sobre os estatutos. Em prol das pesquisas futuras sobre o associativismo paraense, foi necessário um debate historiográfico sobre a temática a partir do contexto nacional até as nossas problemáticas locais. Ao término da pesquisa nos foi possível afirmar os seguintes pontos: a relevância dos projetos de pesquisa realizados no CMA; a necessidade contínua de fomento à pesquisa neste acervo; existência de determinadas lacunas na historiografia paraense sobre o associativismo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Collegio Perseverança: uma instituição educativa para formação de meninas na Primeira República no Pará (1890 -1916)(2025-06-06) MORAES, Andressa Rafaella Cruz de; DAMASCENO, Raimundo Alberto de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/6324178073896482; https://orcid.org/0000-0003-1620-6735Este estudo investiga o Collegio Perseverança, instituição feminina fundada por Carlota Pistacchini por volta de 1890, analisando seu papel na formação social e educacional das alunas durante a Primeira República na Amazônia paraense. A pesquisa, de caráter historiográfico, é baseada na análise de documentos oficiais, jornais da época, com destaque ao Estatuto da instituição publicado em 1904. Como resultados, evidenciamos que a escola funcionava como um aparelho privado de hegemonia, a partir do conceito de Gramsci, moldando comportamentos e reforçando a ideologia patriarcal ao direcionar a educação das meninas para a esfera doméstica e socialmente controlada. Concluímos que o Collegio Perseverança, além de promover a instrução formal, desempenhava um papel fundamental na manutenção dos valores e expectativas de gênero da época, reafirmando modelos femininos alinhados ao projeto republicano e à lógica patriarcal vigente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Entre rio e terra: as ações antropogênicas nas crônicas de exploradores do século XVI na Amazônia(2025-03-31) SANTOS, Geovane Eleres; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912O presente estudo propõe-se a examinar as dinâmicas antropogênicas (e antrópicas) delineadas nas epístolas e relatos de navegação de exploradores europeus que percorreram a vastidão amazônica no século XVI, com ênfase nas narrativas de Diogo Nunes, Gaspar de Carvajal e Francisco de Vázquez. A investigação busca não apenas perscrutar as primeiras interações entre os agentes colonizadores e as sociedades indígenas autóctones, mas também desvelar as reverberações ecológicas e socioculturais advindas desse contato inaugural, inserindo tais fenômenos no escopo mais amplo das transformações desencadeadas pelo processo expansionista europeu. Ao proceder a uma análise acurada das modificações ambientais e das dinâmicas sociopolíticas descritas nesses documentos, este estudo almeja iluminar as concepções europeias acerca da paisagem amazônica, de seus recursos naturais e das cosmovisões dos povos originários, bem como refletir criticamente sobre as implicações epistemológicas e materiais das primeiras investidas coloniais na região. Dessa maneira, a pesquisa não apenas se insere no corpus historiográfico da Amazônia, contribuindo para a compreensão das matrizes estruturais que conformaram sua trajetória, mas também oferece uma perspectiva crítica sobre o papel ativo dos sujeitos atuantes, evidenciando os fundamentos históricos que sustentam a complexa relação entre ocupação humana e natureza.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investimentos chineses na Amazônia Legal Brasileira (2014-2024): entre dependência e oportunidade(2025-10-30) GOMES, Amanda Duarte; MAFFRA, Lourrene de Cássia Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6347888396818955; https://orcid.org/0000-0001-7241-6337Esta pesquisa analisa os investimentos chineses na Amazônia Legal Brasileira no período de 2014 a 2024. O trabalho avalia a tensão entre oportunidade e dependência, argumentando que o capital chinês atua fundamentalmente como um fator de reforço das contradições do capitalismo dependente brasileiro. Essa função não surge de uma natureza coercitiva dos investimentos, mas sim pela articulação do capital chinês ao modelo agroexportador e neoextrativista concebido enquanto política do Brasil para a Amazônia. Utilizando a Teoria Marxista da Dependência e o conceito de "quase-centro", a pesquisa mapeia os aportes em setores estratégicos, discute seus impactos socioambientais, o papel político do Brasil na relação bilateral e as possibilidades da relação Brasil-China.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Ressignificando a civilização: a dimensão simbólica na troca de objetos entre brancos e índios na Amazônia do século XIX(2025-06-17) ROCHA, Josylene da Gloria Souza da; HENRIQUE, Márcio Couto; http://lattes.cnpq.br/9096024504515280Este trabalho analisa o protagonismo indígena nas relações de troca entre as etnias indígenas e agentes coloniais na Amazônia no século XIX. A partir de fontes documentais e relatos de viajantes, a análise privilegia a agência indígena na apropriação simbólica de objetos trocados com os brancos. Propõe-se uma leitura que rompe com a narrativa tradicional de passividade dos povos originários, destacando práticas de resistência, negociação e ressignificação cultural. Através de uma abordagem historiográfica crítica, busca-se compreender como os povos indígenas instrumentalizaram tais relações em benefício próprio, mantendo certa autonomia em meio às políticas civilizatórias do Estado e da Igreja.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) “Salvaguarda da coleção de processos e livros cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará-Brasil (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica(2025-04-01) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Signos e significados na historiografia do norte brasileiro: uma análise do ensino de história na produção docente dos cursos de história na Amazônia (2002 - 2019)(2025-09-13) JACQUES VITAL, Vitor; COELHO, Mauro Cezar; http://lattes.cnpq.br/7187368960757936Esse trabalho de curso pretende identificar como a pesquisa em história dos docentes das Universidades Federais no Norte brasileiro trabalha as questões relacionadas ao Ensino de História e Educação. Esse exame ocorrerá a partir da análise das palavras-chave contidas nos artigos do corpo docente das Universidades. Devido à vasta quantidade de dados, utilizamos as propostas organizacionais de Laurence Bardin que busca revelar, em meio aos dados, seus principais índices. Para verificar os significados contidos nas palavras-chave, utilizaremos as noções sobre signo e significado desenvolvidas por Valentin Volóchinov. Para averiguar como a produção docente interage com as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação na conformação curricular utilizaremos as concepções de Ivor Goodson sobre o Currículo como um conflito social e as formulações de Michel de Certeau sobre a escrita da História.