Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Geografia - FAGEO/CANAN por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental(2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Feira da Cidade Nova IV como território de aprendizagem no Ensino Médio: experiência didática na E. E. E. F. M. Luiz Nunes Direito (Ananindeua-PA)(2024-06-24) CHAVES, Camila da Costa; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O presente trabalho discutirá os saberes e a territorialidade da feira da Cidade Nova IV, localizada em Ananindeua-PA, como estratégia de estudo dos alunos da turma 103 do Primeiro Ano do Ensino Médio com a disciplina Projeto Integrador, da E. E. E. F. M. Luiz Nunes Direito e dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Na feira popular é possível ver o que cada região tem de melhor, e também conhecer um pouco da cultura através dela. A metodologia adotada para este trabalho de conclusão de curso foi com base em pesquisas bibliográficas sobre a história da feira e de entrevistas aos feirantes para saber um pouco de suas trajetórias. Este trabalho de conclusão de curso tem como principal objetivo mostrar a feira da Cidade Nova IV como território de resistência e aprendizagens no Ensino Médio que ocorreu na escola. A pesquisa gerou a produção de um documentário com múltiplos aprendizados regionais e identitários para os bolsistas, alunos e para toda a comunidade escolar, e que têm grande potencial para ser utilizados em sala de aula no Ensino Médio como auxilio na formação escolar e cidadã.