Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proteoma diferencial do soro de Canis lupus familiaris acometidos por cinomose canina
    (2022-08-30) CUNHA, Giovane Pinheiro; CASSOLI, Juliana Silva; http://lattes.cnpq.br/3253724609420588; https://orcid.org/0000-0002-2174-6309
    A Cinomose Canina é uma doença infecciosa multissistêmica que acomete cães (Canis lupus familiaris) e algumas outras espécies da ordem carnívora, com alta taxa de mortalidade e letalidade entre os canídeos. O diagnóstico é baseado no histórico clínico do animal, na avaliação física e em exames laboratoriais. A proteômica é uma ferramenta que vem sendo utilizada para auxiliar no diagnóstico de doenças infecciosas por meio de identificação e rastreamento de biomarcadores, produzidos pelo organismo em resposta à infecção ou detecção de proteínas do agente infeccioso, presentes no sangue de pacientes infectados. O objetivo deste trabalho foi descrever o proteoma diferencial de cães infectados por Canine Distemper Virus em busca de possíveis biomarcadores proteicos produzidos pelos animais em resposta à doença e detectar a presença de proteínas virais nos mesmos. As amostras de soro de animais sadios e doentes (infectados) foram disponibilizadas pelo Laboratório de Tecnologia Biomolecular da UFPA (LTB) e analisadas por RT-PCR para confirmação da infecção. Posteriormente, as amostras (n=4 por grupo) foram preparadas para as análises proteômicas, em que as proteínas presentes no soro passaram por processos de redução, alquilação, digestão e dessalinização, gerando peptídeos trípticos. As análises proteômicas foram realizadas, em triplicata técnica, utilizando uma plataforma de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa em escala nano (nanoLC-MS/MS). A identificação, quantificação das proteínas por label-free e as análises estatísticas foram feitas usando softwares dedicados. Além disso, as análises de biologia de sistemas foram realizadas usando ferramentas computacionais gratuitas disponíveis. As proteínas diferencialmente expressas demonstraram correlação com processos biológicos da resposta inflamatória e resposta imune inata. Dentre elas, as que apresentaram possibilidade para biomarcação foram: Alfa-2-HS-glicoproteína (Fetuina-A) e Proteína de ligação à vitamina D (GC-Globulina). Além disso, uma proteína viral foi detectada somente em amostras de animais doentes. Dessa forma, por meio da protêomica descritiva e diferencial do soro de cães infectados foi possível apontar proteínas que poderão contribuir no diagnóstico e/ou prognóstico da doença.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de jogo interativo com a abordagem do tema "Biossegurança aplicada à saúde do trabalhador"
    (2020-10-29) CABRAL, Luana Joana Barreto; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748
    Independentemente de se tratar de estudantes ou profissionais de saúde, todos correm riscos derivados de suas ocupações, sejam riscos ergonômicos, físicos, químicos, de acidente ou biológicos. No entanto, legislações e medidas de prevenção existem, hoje em dia, buscando minimizar esses riscos. Contudo, dados estatísticos apontam ainda a atual existência de acidentes envolvendo, principalmente, riscos biológicos, ergonômicos e transtornos mentais relacionados ao trabalho. Há, ainda, a necessidade de especificar uma vigilância em saúde individualizada para cada ocupação profissional da área da saúde. Dessa forma, visando apresentar a importância de uma educação continuada e necessária na formação do biomédico, a respeito do tema de biossegurança aplicada à saúde do trabalhador e, considerando o atual perfil dos alunos “nativos digitais”, bem como as necessidades e atuais formas de ensino-aprendizagem na área de educação, foi elaborado este protótipo de jogo multimídia. Ele foi averiguado por meio da aplicação de um questionário semiestruturado com os alunos e é apresentado à comunidade dos professores como uma estratégia pedagógica para estimular o aprendizado em Biossegurança. O estudo quanto à natureza é aplicado, quanto aos objetivos descritivo, com procedimento técnico de levantamento, o qual teve a participação de dezoito estudantes do curso de Biomedicina da UFPA. Foi feito levantamento bibliográfico e o jogo foi elaborado usando-se o game engine RPG Maker MV, além da adoção de um Game Design Document Educativo. As perguntas objetivas foram analisadas por método não probabilístico e as subjetivas pelo programa IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2. Os aspectos éticos foram obedecidos. A produção do protótipo foi comparada com outros jogos semelhantes e existentes na literatura. Ele pode ser destacado como uma futura ferramenta, nas áreas das ciências Biológicas e Biomédicas, para estimular o interesse pela Biossegurança. A concordância geral, a partir da análise das perguntas objetivas, foi de 84% e o protótipo mostrou-se bem aceito. Os alunos compreenderam a importância do tema bem como colaboraram com sugestões e críticas nas perguntas subjetivas, percebendo-se uma motivação pelo aprendizado. Todavia, ele deverá ainda permanecer na fase de prototipação, sugerindo-se um novo playtest a um público maior de estudantes, incluindo também professores de diversas áreas do conhecimento para auxiliar na finalização.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA