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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Androginia: la deconstrucción de género en Alejandra Pizarnik, un análisis de la obra Diarios (2013)(2019-12-06) REIS, Francidalva Araújo; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Tendo em vista a necessidade de contribuir com os escassos trabalhos que abordam a vertente: androginia-literatura, relacionados entre si e a relevância em tratar da luta das mulheres contra os estereótipos patriarcais, tanto em sociedade quanto no âmbito literário. Esta investigação objetiva abordar o carácter andrógino presente na poeta Alejandra Pizarnik, a qual realiza por meio deste elemento uma desconstrução de gênero manifestada em si própria como escritora e como mulher. Assim, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra Diarios (2013) constituída por 934 páginas, em que devido a tal extensão serão analisados especificamente os cadernos pertencentes aos anos de 1954; 1955; 1958; 1959; 1960; 1963; 1965;1968 y 1970. Os quais correspondem a momentos da vida de Pizarnik, onde os aspectos andróginos se encontram mais evidentes. De este modo, a presente pesquisa é de carácter qualitativo e tem como suporte teórico autores como Molina (2009), Butler (2003), Flores Depardieu (2017), entre outros. Se buscará evidenciar a aversão que a poeta demonstra aos estereótipos que a sociedade molda para o papel do homem e da mulher, onde rechaça em seu diário as mulheres que aceitam as imposições. Assim, o estilo andrógino de Alejandra Pizarnik constitui em uma forma de resistência às convenções sociais, em uma época na qual a mulher ainda ocupa um espaço de inferioridade tanto em sociedade quanto na literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As bruxas da modernidade: os discursos presentes em Malleus Maleficarum e suas influências na luta feminista(2019-12-18) FERREIRA, Suzi André; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Esta pesquisa apresenta como tema central a permanência dos discursos veiculados no livro Malleus Maleficarum, e suas influências em discursos modernos. Nessa preceptiva, o presente estudo tem como principal objetivo investigar como as características associadas às mulheres na Idade Média ecoam em discursos da sociedade contemporânea. Assim, buscou-se analisar como discursos reproduzidos entre os séculos V ao XV, socialmente difundidos e perpetuados no imaginário popular, tornaram-se, atualmente, parte da ideologia aceita por uma determinada classe. Para tanto, realizou-se uma análise teórico-metodológica de cunho qualitativo, ancorada na revisão bibliográfica. Os dados foram coletados do livro Malleus Maleficarum, bem como 25 tuítes que apresentam conteúdos com discursos que estão relacionados aos trechos do livro medieval, selecionados da rede social Twitter. Diante de tais análises, fora possível suscitar reflexões acerca dos processos que levam a reconhecer as bruxas da modernidade, configuradas em mulheres que lutam contra os estereótipos e paradigmas societários que insistem em subjazer a figura feminina na sociedade contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Heterogeneidades discursivas sobre gênero e feminismo no posicionamento de professoras universitárias(2018-06-08) RODRIGUES, Aline Matos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho procura analisar o posicionamento de professoras universitárias sobre gênero e feminismo. Para tanto, levantou enunciados de mulheres docentes de uma Universidade no interior do Nordeste Paraense a partir de uma entrevista estruturada. O objeto de estudo, então, são os discursos, e o que se pretende analisar são as possíveis heterogeneidades presentes e as relações de poder que se concentram nas formas de dominação masculina em diversas esferas sociais, entre elas, instituições de ensino superior. A abordagem teórico-metodológica utilizada tem como base os estudos de Authier-Revuz (2004), para conceituação e constituição do corpus de análise e para compreendermos a noção de discurso faremos um curto delineamento desse conceito sob a perspectiva da ACD proposta por Van Dijk (2008). A análise nos mostrou algumas características de como as relações de dominação de gênero aparecem, para determinadas entrevistadas, no interior do espaço universitário. Assim, constatamos ao longo deste trabalho que a universidade, é um lugar enunciativo permeado de discursos construídos historicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história de gramáticas infantis na Amazônia paraense (1850-1920): a gramática ‘Exercícios de Portuguez’ de Vilhena Alves(2018-12-19) MENEZES, Michaelly Almeida de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho é um estudo de caráter histórico que tem como objetivo catalogar gramáticas infantis produzidas no Pará no período de 1850 a 1920. Com isso, busca-se discutir sobre a educação no Brasil e no Pará no período de 1850 a 1920; compreender a história do livro e da gramatização no Brasil; investigar sobre a produção de gramáticas na Amazônia Paraense (1850 a 1920); discutir a respeito da vida e obra de Vilhena Alves e, por fim, analisar a obra Exercicios de Portuguez, de Francisco Ferreira de Vilhena Alves, como objeto físico. A obra foi publicada em 1900. Como embasamento dessa pesquisa, utilizam-se as concepções de Auroux (1992), Bittencourt (2004), Braga (1913), Choppin (2004),Orlandi (2001) e Travaglia (1996).Na Amazônia, as pesquisas sobre a história de gramáticas infantis ainda são bem iniciais. Os indícios apontam para alguns artigos e para um livro publicado recentemente sobre história de livros escolares de leitura o qual apresenta alguns dados sobre história da gramática. Devido a esses fatores, percebe-se o quanto é relevante esse tipo de investigação para a constituição da história do livro didático na Amazônia. O estudo está voltado para uma pesquisa que visa colaborar para a constituição da história do livro didático na Amazônia. Como resultado de pesquisa, foram catalogadas 28 gramáticas paraenses que contribuíram para a educação do estado e foi feita a análise física na obra “Exercicios de Portuguez”.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Identidad afrodescendiente y orgullo negro en el cuento la muñeca negra (2012) de Mary Grueso Romero(2019-12-06) BRANCO, Adrielle Sena; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Esta investigação objetiva evidenciar a construção das questões de identidade afrodescendente colombiana e o orgullo negro abordados através da personaje principal do conto La muñeca negra (2012), de Mary Grueso Romero. Uma vez que, a obra que é parte da literatura infantil feita em Colômbia, busca ressaltar os aspectos que exaltam e valorizam a infância negra deste país, apresentando essas crianças desempenhando papéis de protagonismo, orgulhosos de suas raízes ancestrais e de sua identidade afrodescendente colombiana. Assim que, o corpus analítico trabalhado será a segunda edição da obra La muñeca negra (2012) constituída por 16 páginas, que incluem 9 ilustrações. Em termos metodológicos, a presente pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, composta por seis seções, para tanto, serão utilizados os autores Ferreira (2018), Hall (2015), Díaz (1999), Valencia (2018), entre outros. Se identificou na obra, como os aspectos referentes à identidade e o orgulho negro presentes na personagem principal, enaltecem a cultura afrodescendente reconhecendo, por intermédio de seus traços, a força do negro no Afro Pacífico. Além disso, como a literatura infantil colombiana, mediante o uso do conto infantil da referida autora, se converte em um importante meio ao ensino-aprendizagem e para o trabalho com a formação identitária afrodescendente e o sentimento de orgulho nas crianças, pois valoriza o negro e seu papel social.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O imaginário de si e sobre a polícia em letras de rap(2019-12-20) SOUZA, Luiz Renan Costa de; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Esta pesquisa com base na teoria da Análise de Discurso de Linha Materialista/Francesa, de Pêcheux, analisou o discurso da cultura do Hip Hop a partir de um corpus constituído por letras de músicas do Rap brasileiro como as dos rappers Mc Cid, Emicida, Djonga, MVBIL. O objetivo é o de percebermos como os Rappers projetam o seu imaginário sobre si e sobre a polícia, considerando que, os rappers selecionados para análise se caracterizam por retratar no seu discurso, materializados em letras de músicas, as condições de existência dos negros e das camadas sociais dentro de contextos suburbanos e periféricos no Brasil, especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, fez-se necessário também, abordar outros conceitos dentro dos edifícios teóricos da Análise do discurso para selecionar três sequências discursivas de três letras do Rap contemplando o jogo imaginário de sujeitos de Pêcheux. Assim, concluímos que o rap como gênero de denúncia social retrata um jogo de imaginários de modo dialético e que evidencia injustiças históricas do Estado sobre a população negra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A referenciação como estratégia argumentativa em tirinhas da Mafalda(2019-12-20) CORREA, Rute Ribeiro; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XO objetivo desta pesquisa é analisar como a referenciação funciona enquanto estratégia de argumentação em tirinhas da Mafalda, do escritor argentino Quino. Para alcançar esse fim, apoiamo-nos na Abordagem da Argumentação no Discurso, proposta por Ruth Amossy (2018), na tese de Macedo (2018) e nos estudos sobre referenciação de Cavalcante (2012) e de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), além de outros. O diálogo estabelecido entre a teoria retórico-discursiva de Amossy e a Linguística Textual mostrou-se profícuo, pois, na análise, pudemos verificar que a construção de referentes nas duas tirinhas selecionadas orienta a maneira de ver do alocutário, funcionando como estratégia persuasiva nesses textos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sumisión y resistencia de la mujer frente el autoritarismo: un análisis de arráncame la vida, de Ángeles Mastretta(2019-12-04) ALMEIDA, Cleuza Silva de; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317As normas sociais instituídas para as mulheres estabeleceram indiretamente suas identidades como classe feminina a margem de um domínio que predominou e que ainda predomina baixo um sistema de indiferenças de gêneros que afetam principalmente as mulheres. Esse sistema opressivo foi ainda mais intenso em meados do século XIX até o século XX e infligiu constantemente a autonomia feminina. No entanto, nesse contexto de opressão, surge a literatura, um meio pelo qual as mulheres poderão realizar seus protestos. Sucedeu-se a manifestação de muitas escritoras, defensoras e questionadoras femininas e feministas dos direitos que as mulheres deveriam e devem gozar. Nessa perspectiva, a escrita feminina busca demonstrar um novo ser; um ser humano livre e autônomo, destacando tudo o que as mulheres viveram e as conquistas que estão a alcançar. Dessa forma, o presente estudo, tem como objetivo demonstrar as marcas de subordinação e a construção da resistência da mulher contra o autoritarismo. Apresentando como objeto de investigação a obra Arráncame la vida (1985), da escritora mexicana Ángeles Mastretta. O estudo torna-se relevante, à medida que busca contribuir com reflexões e questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, dando visibilidade a um problema sociocultural e de gênero, que precisa ser constantemente debatido. Em relação aos termos metodológicos, o estudo baseou-se em pesquisas bibliográficas de autores como Lerner (1990), Beauvoir (1970), Butler (2015), Golubov (1994), Duby e Perrot (1991), Lamas (2000), Scott (1986), Canezin (2007) e outros