Navegando por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Acuerdadate de mí”: una propuesta de actividade con juego de tablero para clases de E/LE con enfoque intercultural entre México y Brasil(2024-07-12) SARGES, Gabriela de Jesus Gonçalves de; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124Essa investigação centra-se na área do ensino aprendizagem, isso pois, apresenta uma proposta com jogo de tabuleiro para a utilização de professores e alunos com a intenção de trabalhar o processo da interculturalidade entre México e Brasil. Para tanto, a interculturalidade é um marco no estudo de línguas estrangeiras, isso porque para estudar-se a um outro idioma há que conhecer-se os costumes e tradições que cercam os falantes nativos dessa língua meta, assim como, a cultura deles, observando a estes fatos, nossa investigação se justifica no interesse em expandir os estudos interculturais junto ao idioma hispano no Brasil, somando a isso buscamos enfatizar a importância dos jogos lúdicos, em especifico os jogos de tabuleiro, como uma ferramenta estratégica para o professores utilizarem em suas aulas. Com esse olhar, o objetivo desse trabalho é fomentar a importância dos aspectos interculturais para o ensino do espanhol como língua estrangeira, enfatizando a extrema relevância dos recursos lúdicos pedagógicos nesse processo. Nesse sentido, nossa metodologia de investigação contém uma abordagem de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, assim como o aporte teórico que fundamenta essa pesquisa está centrada nos escritos de autores como Kraviski y Bergmann (2006), Candau (2012) Alsina (2004) y Chacón (2008). Os resultados apontam que nossa proposta de jogo de tabuleiro “Acuérdate de mí” é uma ferramenta que impulsiona o desenvolvimento do espanhol nos mais distintos níveis de aprendizagem, sendo um material inovador e incentivador para os professores e alunos. Por fim, com base no conteúdo desenvolvido e na análise da pesquisa sobre o jogo elaborado, concluímos então que os recursos lúdicos misturados ao dinamismo e a interculturalidade podem ser grandes precursores no desenvolvimento do espanhol nas escolas brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfonsina Storni: Análisis de la representación de la mujer en los poemas capricho, tú me quieres blanca y bien pudiera ser(2024-06-27) RODRIGUES, Cássia Núbia Celso; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662O presente trabalho pertence a área da literatura e pretende analisar a representação da figura feminina nas composições poéticas Capricho, Tú me Quieres Blanca e Bien Pudiera Ser de Alfonsina Storni, o estudo será desenvolvido através de uma análise da escrita, do estilo e da forma da autora nos poemas em questão, incluindo a exposição de aspectos importantes na literatura e na poesia que contribuem para esta pesquisa. Por essa razão, o objetivo principal deste trabalho é analisar a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni, contextualizando o período de sua produção, a fim de compreender a influência de suas visões sobre o papel da mulher na sociedade. Também examina os poemas de Alfonsina Storni e sua relevância na literatura latino-americana, além de identificar a voz poética feminina expressa nos poemas supracitados e descrever a representação e sua importância. Assim, a abordagem é de natureza qualitativa e bibliográfica para o conhecimento do objeto de estudo. Com base nisso, serão mencionadas as contribuições de Rocha (2013), Retamar (2020), Borges (1988), Paz; Stanton (1998), Beauvoir (2009), Bourdieu (2017), Martínez (1998) entre outros. Como resultado, foi possível perceber que a representação da mulher nos poemas de Alfonsina Storni contribui para um olhar mais crítico e reflexivo sobre o papel da mulher na sociedade desde a contribuição literária da autora, tendo em vista que a forma como ela expressa através da crítica sua experiência pessoal como mulher no contexto de sua época e a realidade que outras mulheres viviam.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análisis de la eroticidad en poemas de Pabo Neruda y Julia Santibáñez: una propuesta aplicada a un grupo del nivel superior en el campus de Abaetetuba-Pa(2023-06-30) ALMEIDA, Joelma Trindade de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho discute sobre a importância de utilizar poemas com temáticas eróticas para auxiliar no ensino da literatura aos docentes em formação do curso de língua espanhola, no ensino superior (E/LE). Inicialmente, observamos a carência que existe em se analisar e refletir sobre os poemas que contenham uma visão acerca das temáticas do erótico na Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Abaetetuba, que necessita ter um contato maior com esse tipo de texto literário. Para essa reflexão, nos baseamos em Cândido (2009), que trata do estudo da literatura como processo de formação do cidadão, a partir do ponto de vista social, Rodríguez (2005), que esclarece sobre o erótico e Chiama de Jones (2010), que nos mostra uma visão da importância de apresentar a literatura de uma maneira mais dinâmica para os estudantes, trazendo propostas de aplicação de atividades que despertem o interesse do aluno em aprender. A metodologia utilizada partiu da percepção em trabalhar textos eróticos no curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola na UFPA os textos literários, logo realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas (três objetivas e sete discursivas) em uma turma do sétimo período do curso de Letras – Língua espanhola, na disciplina de textos literários, na UFPA, composta por 13 alunos, com a intenção de comprovar se os alunos tem consciência de como dos poemas “Cuerpo de mujer”, de Pablo Neruda e “Las dos”, de Julia Santibáñez. Como resultado, foi possível observar como a exploração de poemas com temáticas eróticas pode favorecer o processo de ensino dos estudantes, fazendo com que ampliem seus conhecimentos, conseguindo assim, analisar outros poemas eróticos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Analysis of the feminism present in the literary work "Anne of Green Gables" and its Adaptation "Anne with an E"(2023-08-29) SILVA, Kaline da Conceição dos Santos; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo prioritario discutir e analisar a literatura "Anne of Green Gables" uma literatura de autoria feminina escrita no século XIX, antes do início dos movimentos feministas, e a série "Anne with an E, a adaptação produzida em 2017 apontando as semelhanças e diferenças entre as duas obras, mas também busca discutir o movimento feminista, seus momentos e implicações na humanidade. Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery, nos encanta com uma personagem feminina forte, cheia de atitude e sonhos, atualmente, no século XXI, grandes obras discutem os componentes presentes na literatura, como a questão do papel da mulher na sociedade, a presença, mesmo que de forma sutil, do feminismo dentro da obra, e as desigualdades sociais e o sexismo existentes naquele contexto. No entanto, é através das adaptações, do texto para o audiovisual, que essas questões são percebidas de forma mais clara e madura. Este estudo tem como foco a literatura comparada, ou seja, analisar a obra em paralelo com a adaptação feita pelo canal de streaming Netflix. Para isso, temos como base teórica os estudos de Paige Tucker (2020), tratando sobre adaptações e transformação na representação da figura feminina da literatura para a produção cinematográfica, Alison Elizabeth Hnatow (2020) que discute os aspectos presentes na literatura, e Priscilla Pellegrino de Oliveira (2020) aborda a escrita feminina no século XIX e a importância do movimento feminista para tornar isso possível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Artificial intelligence as a tool to practice and improve speaking and listening skills in English(2024-06-20) REIS, Onezimo Vitor Matos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698O principal propósito deste estudo consiste em analisar de que maneiras é viável desenvolver as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa por meio do plicativo Praktika de inteligência artificial. A metodologia consistirá em realizar revisões de literatura acerca da inteligência artificial e das habilidades de produção e compreensão oral. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, salientando as maneiras de aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em inglês usando o aplicativo de inteligência artificial. Três objetivos específicos foram delineados: (1) investigar o impacto da inteligência artificial no mundo; (2) descrever as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa, tomando como base a abordagem comunicativa; e (3) analisar o aplicativo Praktika destinado ao aprimoramento das habilidades de comunicação oral. Com o intuito de alcançar tais metas, o artigo fundamenta-se em aportes teóricos de autores como Testa (2021); Edmett et al. (2023); Melo (2019); Richards (2006, 2008); Ludermir (2021); Almeida Filho (1998); Brown (2006); Harmer (1998); Rost (2015), e dentre outros pesquisadores que se dedicaram intensamente a estudar essa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram identificados potenciais caminhos para aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral da língua inglesa dos aprendentes, como simulações de conversações, variedade de temas, pronúncia e variação linguística, feedback sobre as habilidades de comunicação oral e outras abordagens.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aspectos de la decolonialidad en la visión de los vencidos de Miguel Léon-Portilla(2023-06-30) VIEIRA, Evair de Oliveira; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da decolonialidade na obra La visión de los vencidos de 1959, do autor mexicano Miguel Luis León Portilla. A obra retrata o processo da conquista do México, desde a chegada dos europeus até a queda do império Azteca que estava localizado na região. Utilizando uma abordagem de caráter qualitativo, buscamos identificar aspectos da decolonialidade, especificamente dando ênfase aos capítulos I, II, III, IV, V, IX e XV da obra, mostrando assim outra visão em relação a conquista da América Latina; sendo assim a investigação inclui a teoria de Bethell (1990) que também retrata a relação entre nativos e os europeus, além de Esteves e Zanoto (2010) que relata como se construiu o imaginário em relação o continente latinoamericano a partir da concepção europeia, assim como o autor O'Gorman (2006), entre outros que vão contribuir nesse estudo de análise teórica a partir de passagens da obra, com Avila (2021) que descreve a decolonialidade como uma proposta para confrontar o pensamento moderno, na atualidade tem grande importância na desconstrução dos conceitos impostos sobre povos marginalizados. Com isso, acreditamos que La visión de los vencidos é uma obra relevante, levando em consideração sua estrutura e relatos presentes em cada capítulo, que de acordo com Corrêa (2019) Léon-Portilla propõe a inversão da lógica eurocêntrica através de aspectos da decolonialidadeTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Continuing education of English teachers in Brazil: challenges and perspectives for teaching practice(2024-08-30) SANTOS, Adriele Ferreira dos; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A formação continuada de professores de inglês no Brasil é crucial para a melhoria contínua da prática docente, especialmente frente às rápidas mudanças pedagógicas e tecnológicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da formação continuada de professores de inglês entre 2014 e 2024. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática da literatura, utilizando dados de artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados encontrados indicaram que os principais desafios incluem a resistência à mudança e a falta de recursos apropriados para a formação. Entre as perspectivas, destacaram-se a eficácia dos programas de formação online e das práticas colaborativas. A 3 análise revelou que, apesar das iniciativas promissoras, há uma necessidade de melhorar a adaptação dessas práticas às realidades regionais e de garantir uma implementação mais consistente. Em conclusão, embora a formação continuada seja essencial para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês, a pesquisa destacou a necessidade de ajustes e expansões para superar barreiras estruturais e maximizar o impacto positivo na prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Culturele: una propuesta de juego de tablero para el aprendizaje de los contenidos culturales en ele(2023-06-30) CARVALHO, Obeden Ferreira de; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O objetivo deste trabalho es una propor um jogo de tabuleiro cultura com setenta e duas fichas de perguntas e respostas para o ensino das culturas dos países de língua oficial espanhola. Estudos anteriores mostraram que o jogo é um dos meios de exploração de hábitos que se manifestam em todos os seres humanos. No entanto, as salas de aula poderiam ser espaços lúdicos de obtenção de conhecimento e cultura com atividades mais prazerosas e significativas. O professor deve recorrer a diferentes técnicas e métodos de ensino para transmitir e construir o conhecimento dos seus alunos. Então o jogo se constitui em um recurso didático com alto nível de riqueza que carrega informação, cultura, direitos e valores em uma aula de E/LE. Assim, esta análise tem como objetivo conhecer a influência das metodologias lúdicas na aprendizagem da cultura dos alunos de língua estrangeira, a pesquisas e baseia em uma abordagem qualitativa de hipóteses descritivas, comum a amostra de 20 alunos da instituição de ensino Universidade Federal Campus Abaetetuba Pará , para o qual foi aplicado o jogo de tabuleiro culturele e uma pesquisa com a atividade voltada para a cultura dos países de língua espanhola. Os efeitos indicaram significativos quanto ao interesse demonstrado pelos alunos quanto ao uso de jogos de tabuleiro para o ensino da cultura, portanto, conclui-se que as metodologias lúdicas favorecem o aprendizado cultural e promovem o desenvolvimento integral do indivíduo, tanto no aspecto físico, aspectos emocionais, sociais e intelectuais, favorecendo a observação, a reflexão e o espírito crítico, enriquecendo o vocabulário, fortalecendo a autoestima e desenvolvendo a criatividade. Para o desenvolvimento deste artigo, foram necessários autores que indagassem sobre cultura, brincadeiras e jogos de tabuleiro, bem como fundamentassem os temas discutidos. “Cultura”,Durão, (1999), López (2004), “Lúdico” Huizinga (2004), Fuentes (2008), Benítez(2010),“Board Game” De Paula Chaugurif (2008), Fernández games (1997), "Motivação" Friedmann(1970) Fringerman (1996) que foram fundamentais para o resultado deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Decolonizing narratives: connections and distances between “Quarto de Despejo” and “i know why the caged bird sings”(2025-04-03) HAYASHI, Arlene Letícia Miranda; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo apresenta um estudo literário comparativo que analisa as conexões e distâncias entre Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, da autora estadunidense Maya Angelou. Ambas as obras destacam a produção, narração e protagonismo de mulheres negras, permitindo uma ressignificação do que significa ser uma mulher negra e pobre na sociedade. Para embasar essa análise, é essencial abordar a Literatura Comparada, visto que a pesquisa confronta autoras de diferentes nacionalidades, com obras de distintos gêneros e pertencentes a contextos históricos diversos. No entanto, ambas compartilham a experiência de dar voz a sujeitos historicamente marginalizados, transformando suas vivências em Literatura de Resistência. Por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou denunciam o racismo, expõem injustiças e questionam a subjugação que sofreram.O objetivo deste estudo é estabelecer um diálogo comparativo entre as duas obras, explorando suas convergências no que tange aos aspectos sociais, raciais e estéticos. Além disso, a pesquisa examina os pontos de divergência entre os textos, considerando os diferentes contextos socioculturais e períodos históricos em que foram produzidos. A análise busca demonstrar a importância da memória como instrumento de reivindicação, expressa através da escrita que dá voz ao subalterno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa e quanto ao objetivo é uma pesquisa explicativa, fundamentada em autores como: Angelou,(1969); Bosi (1996); Carvalhal (1943); Gadamer(1960), Jesus(1960); Sarmento-Pantoja, Augusto(2022); Sarmento-Pantoja, Tânia(2022) e.Spivak(2010).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Duolingo and translation competence: an analysis of translation tasks(2025-03-26) CORPES, Tatiane Corpes; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124A presente pesquisa se insere na interface entre o uso de recursos tecnológicos no uso de inglês como língua adicional e o campo da relação entre aprendizagem de línguas e os Estudos da Tradução. O uso de aplicativos para aprendizagem de línguas tem crescido significativamente, incorporando abordagens metodológicas modernas. Segundo Ferreira e Costa (2023), a pandemia de Covid-19 acelerou a adoção desses recursos tecnológicos, destacando-se pela utilização de estratégias como gamificação e recursos audiovisuais. O objetivo do estudo é descrever e analisar as tarefas de aprendizagem de inglês que envolvem tradução no Duolingo, um popular aplicativo de ensino de línguas. A relevância da pesquisa está em compreender como o Duolingo, voltado principalmente para o desenvolvimento da competência linguística, também integra tarefas de tradução ao longo das seções de aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza descritiva/explicativa e orientada por uma abordagem qualitativa. Como base teórica, a pesquisa utiliza os conceitos de Competência Tradutória proposto por Hurtado-Albir (2020), bem como em MALL (Mobile-Assisted Language Learning) proposto por Mark Pegrum (2014) e em gamificação por Luis Fardo (2013). Os resultados indicam que, embora o foco principal do Duolingo seja o desenvolvimento de competências linguísticas, algumas tarefas nas seções do aplicativo envolvem tradução, remetendo ao método de Gramática-Tradução. A pesquisa sugere que o Duolingo pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades básicas de tradução, principalmente no que se refere a vocabulário e gramática. Contudo, a precisão das tarefas diminui quando o usuário é desafiado por frases mais complexas ou com nuances contextuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The echo of memory: necropolitics and resistance in the work American Indian Stories by Zitkála-Šá(2024-06-26) BRITO, Yrlan de Sousa; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa a análise literária da obra “American Indian Stories” (1921) da escritora nativo americana e ativista indígena Zitkála-Ša, a fim de examinar a quais elementos a autora se detém ao retratar suas memórias individuais e coletivas e como essas se destacam dentro da narrativa. Além disso, pontuar como o processo de resistência da autora vem se contrapor às imposições do estado detentor de poder e suas manifestações de necropolítica. Para a composição deste trabalho, recorremos a fortuna crítica de autores como Tânia SarmentoPantoja (2023), Alfredo Bosi (1996) para tratar do conceito de Resistência; Achille Mbembe (2011) nas questões sobre Necropolítica e Olga Von Simnson (2000) sobre Memória e Cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El criollismo en el cuento caballero carmelo de Abraham Valdelomar(2023-06-30) SARGES, Leidiane Lobato; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O artigo a ser apresentado, tem como objetivo mostrar a importância da literatura em uma narrativa mais específica, no caso, o conto, bem como analisar o gênero literário do conto "el caballero carmelo" (1913) do autor Abraham Valdelomar, que se refere aos contos crioulos e por isso também abordará o “criollismo” em diversos contextos através das visões, conceitos e características e o que influenciou a literatura regionalista da época em que esses povos celebravam sua independência, especificamente o primeiro século. Essa investigação está estruturada em seções, nas quais veremos a importância do criollismo latino-americano, onde o autor modernista Abraham Valdelomar faz sua representação através de suas obras. Neste artigo especificamente, o conto El caballero Carmelo, no qual Valdelomar expressa toda sua admiração ruralista, mostrando as características criollas, a partir do momento em que enfatiza com riquezas de detalhes a descrição da natureza e dos ambientes onde se passa a narrativa. Além disso, com a análise, observaremos as características do criollismo contidas no conto, a obra também envolverá escritores que terão seu protagonismo nas seções que conceituam a literatura peruana, o gênero do conto e seu protagonismo em seus estudos literários, autores como: Terry Eagleton (2006) que fala sobre a importância de conhecer a literatura, Édouard Glissant,(2005) o filósofo da 'crioulização', Iván Égüez (1996) que nos mostrará o que é o conceito de curta histórias é e as diferenças entre esse gênero e os demais gêneros que podemos encontrar na literatura, além de Abraham Valdelomar, autor da própria história que será trabalhada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) El uso de la metodología activa: propuestas de actividades con juego lúdico de la memória utilizando los léxicos de los colores, frutas y animales para alumnos del 6º año de la enseñanza primaria y 1º año de la enseñanza media de la educación básica(2024-07-12) SANTOS, Tanayara Lobato dos; RIBEIRO, Márcio de Abreu; http://lattes.cnpq.br/6362089190344124O presente artigo faz uma abordagem sobre a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que apresentará uma proposta de intervenção pedagógica utilizando o vocabulário das cores, frutas e animais por meio de atividades com jogos lúdicos nas aulas de espanhol. O trabalho se justifica a partir das observações realizadas durante as práticas supervisionadas I e II nas escolas Terezinha de Jesus Ferreira Lima e São Francisco Xavier, na cidade de Abaetetuba-Pa. Neste sentido, o artigo tem como objetivo geral estimular, contribuir e salientar a importância das metodologias ativas com jogos lúdicos, os objetivos específicos visam desenvolver atividades que promovam a proatividade e as competências dos alunos em aula através do jogo da memória, envolvendo os alunos de forma mais ativa na sua própria aprendizagem, estimulando a criatividade, a sua colaboração e autonomia. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com informações extraídas de artigos científicos e blogs. Para o referencial teórico foram selecionados textos de autores como Araújo (2015), Cambi (1999), Freire (1999 e 2006), Barbosa e Moura (2013), Pimenta (2002) que se referem aos primeiros indícios da metodologia ativa. Os resultados da pesquisa apontam que através das metodologias ativas utilizando os jogos lúdicos com o jogo da memória, podem ajudar os alunos a desenvolver, e aperfeiçoar suas habilidades de memorização, tornando-se assim, o aprendizado mais divertido e motivador. Além disso, ao aumentar o empenho do estudante nas atividades e no processo de aprendizagem, estimula-se a criatividade e incentiva-se- lhes a pensar de forma mais ampla e assim explorar diferentes possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Elemprende: una propuesta de cartilla didáctica para la enseñanza de E/LE con el uso de las herramientas digitales y/o educacionales Canva, Jamboard, Padlet y Quizlet.(2024-06-27) CARDOSO, Ana Claudia Barreto; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662Durante o processo de ensino de espanhol como língua estrangeira, é perceptível a dificuldade de muitos professores em conseguir manter um processo de ensino proveitoso durante as aulas. Com base nesta observação, o presente trabalho, visa discorrer sobre a construção e evolução de um material didático voltado para auxiliar professores no processo de aprendizagem de alunos do curso de língua espanhola. A elaboração dessa pesquisa se fez necessária para o enfrentamento dos desafios atuais, produzindo um recurso prático para auxiliar professores a atender as demandas de uma pratica educacional eficaz e dinâmica, promovendo atividades interativas. Além disso, incentivar a participação ativa de docentes e alunos, contribuindo para um aprendizado mais significativo, adaptado aos contextos contemporâneos. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é refletir e elaborar uma cartilha didática utilizando aplicativos digitais e/o educacionais como o Canva, Jamboard, Padlet e Quizlet no ensino de espanhol. Onde o propósito é facilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, ler e escrever. Destacar a importância do ensino do espanhol como língua estrangeira, assim como o papel das ferramentas, na melhoria do ensino do idioma. Neste trabalho, foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva para explorar o tema proposto. Essa metodologia nos permitiu observar e descrever com precisão os fenômenos analisados sem influenciá-los. Baseamo-nos em autores como Trujillo Sáez (2022), González Valencia (2015) e Lima (2023), entre outros, usando fontes secundárias/terciárias e combinando uma abordagem qualitativa/quantitativa. Durante o desenvolvimento descrevemos a estrutura, o conteúdo e as perspectivas da cartilha ELEmprende, avaliamos sua eficácia através da aplicação de um questionário semiestruturado, composto por 18 perguntas relacionadas a viabilidades da cartilha didática a professores de espanhol, os quais possuíam os mais variados graus de instrução, sendo eles graduados, mestres e doutores. Com isso, os resultados da pesquisa revelam que a cartilha conseguiu demonstrar relevância e interesse nos professores, além da qualidade das propostas e organização com a abordagem dos quatro aplicativos como facilitadores, abrindo novas possibilidades e oferecendo suporte prático e acessível para o ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®(2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XO uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) English teacher identity: experiences into the supervised internship(2024-06-03) RODRIGUES, Josymara Gabriele Sousa; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Este artigo apresenta percepções acerca dos conceitos de identidade docente e reflexões sobre como o estágio supervisionado constitui um dos principais elementos para essa construção de identidade. Para tanto, conta com o referencial teórico composto por Hall (2006) no que tange à compreensão de construção de identidade em um contexto globalizado. O trabalho também recorre às análises de autores como Flores (2015), Gaignoux (2023), Reis, Van Veen e Gimenez (2011) sobre os elementos fundamentais para a construção da identidade docente. Do mesmo modo, as discussões sobre estágio supervisionado serão norteadas por Pimenta e Lima (2011). Em seguida, com base nos estudos dos autores mencionados, compartilho relatos pessoais sobre minhas experiências e reflexões de como o estágio teve um papel importante para minha construção e reconstrução como educadora. Desta forma, inicialmente, são discutidos conceitos relacionados à construção de identidade docente e seus principais elementos constitutivos, bem como a importância do estágio e sua relevância para a formação dos futuros professores. Por fim, são apresentados meus relatos de experiência nos estágios e de que forma estes contribuíram para a minha construção como docente. Esta é uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e documental. Considerando todos os conceitos e discussões abordadas no presente trabalho, conclui-se que o estágio supervisionado é um dos principais elementos para a formação, construção e reconstrução da identidade docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos(2018-03-22) MORAES, Soraya Cristina; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Libras. Para tanto, uma pesquisa participante foi realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava a Libras, mas se comunicava com o mundo por meio de uma língua própria. Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estados atratores na trajetória de aprendentes de Libras de um Curso livre no Município de Belém-PA(2016-11-21) ABREU, Walber Gonçalves de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) tem sido baseado em uma abordagem que privilegia o ensino de sinais descontextualizados, não considera nem o status da língua, nem o nível de aprendizagem dos alunos e lança mão de metodologias que favorecem apenas uma pequena parcela dos alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino-aprendizagem da Libras em cursos livres de nível básico sob a luz da Teoria da Complexidade (TC), analisando os estados atratores na trajetória de um participante surdo e outro ouvinte. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes, a partir daí, se estabeleceu a trajetória dos mesmos. Os resultados demonstraram que os dois participantes, em sua trajetória, passaram por estados atratores, que foram influenciados por uma série de fatores. Com isso, podemos refletir e repensar comportamentos de questões gerais relacionadas ao ensino-aprendizagem, com um ensino pautado em ações metodológicas que vislumbrem a complexidade da sala de aula e os sistemas complexos dos alunos que se adaptam a todo o momento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo bibliográfico das definições das estratégias de aprendizagem a partir dos estudos de Oxford (2017)(2024-07-03) SANTOS, Raí dos; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576O estudo das estratégias de aprendizagens não é recente, porém ainda se mostra relevante quando tratamos do ensino e aprendizagem de línguas. A compreensão acerca de como o construto tem sido definido e a relação dessas definições com o contexto sócio-cultural podem auxiliar professores e aprendentes no ensino-aprendizagem da língua. O presente trabalho tem como objetivo compreender como as concepções de estratégias de aprendizagem evoluíram ao longo dos anos e como isso aparece nos estudos de Oxford (1990; 2017). Utilizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos na área (Gaignoux, 2006; Oxford, 2017). Analisamos o resultado dos estudos de Oxford (2017) e organizamos as definições com o intuito de identificar semelhanças. O resultado mostrou que as definições de estratégias de aprendizagem são dinâmicas e emergentes, pois estão imbricadas na interação com/no contexto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Foreignization and domestication: translation strategies in the subtitling of ‘Cidade invisível’, a Netflix series(2025-04-01) PIRES, Thayany Cláudia Rodrigues; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Este artigo investiga as estratégias de tradução: estrangeirização e domesticação, adotadas na legendagem da série Cidade Invisível (Netflix, 2021), que incorpora elementos do folclore brasileiro em seu roteiro. O estudo surge no contexto da globalização de conteúdos audiovisuais, em que plataformas de streaming precisam equilibrar preservação cultural e acessibilidade para o público internacional. O problema central reside em analisar como essas estratégias são aplicadas a elementos culturais específicos e quais implicações isso tem para a representação da cultura brasileira globalmente. O objetivo principal é identificar e analisar as escolhas tradutórias aplicadas a elementos culturais na legendagem português-inglês da série, classificando-as como predominantemente domesticadas ou estrangeirizadas, além de entender seu impacto na percepção da cultura brasileira representada. A pesquisa tem abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, analisando as legendas da série, com foco nos episódios 1 e 5 da primeira temporada e episódios 1 a 4 da segunda temporada, selecionados por conterem elementos culturais relevantes. Os termos foram identificados com base no Dicionário do Folclore Brasileiro de Cascudo (2000) e organizados em cinco categorias: “personagens do folclore”, “comidas típicas”, “festas e tradições”, “lugares e regiões brasileiras”, e “expressões e gírias”. Cada item foi analisado comparando o diálogo original em português com as legendas em inglês, classificando as estratégias conforme Venuti (1995), considerando os padrões de legendagem adotados pela Netflix (2025) e os princípios de Cintas e Remael (2021). Os resultados foram sistematizados em tabelas para facilitar a análise. Conclui-se que a série adota uma estratégia híbrida, equilibrando preservação cultural e acessibilidade, contribuindo para a 2 disseminação internacional do folclore brasileiro, ainda que com perdas culturais nos processos adaptativos. O estudo reforça a importância das escolhas tradutórias na mediação cultural em produções audiovisuais globais.
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