Navegando por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas com musica e literatura em educação infantil no colégio Objetivo, Altamira(2018-06) DUARTE, Iara Patrícia da Silva; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este artigo pretende mostrar a importância da música e da literatura na educação infantil, posto que mesmo dentro do ventre da mãe a criança já toma contato com o som das palavras e com a música, sendo assim elas (palavra e música) se tornam indispensáveis em todos os processos de desenvolvimento até a vida adulta. Já a poesia e a prosa podem ter efeitos formidáveis na formação infantil. Foi nesse contexto que busquei pesquisar as reações e efeitos de obras musicais e literárias à crianças de 3 anos, observando como isso contribuiu para seu desenvolvimento bem como para a melhoria na minha práxis de professora do curso infantil no Colégio Objetivo, em Altamira, Pará. Trabalhando com música de Caetano Veloso, poema-musicado de Vinicius de Moraes, e uma síntese teatral do Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato, pude notar que a educação pode ser algo contagiante, uma experiência alegre e feliz, especialmente se aparecer sob os auspícios da literatura e da música.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contribuição da música na educação infantil: uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora dos educandos(2019-08-30) BITENCOURT, Jhonatas Bitencourt e; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509A presente temática foi selecionada a partir de minhas inquietações e observações quanto a contribuição da música como uma ferramenta auxiliar na aprendizagem cognitiva e psicomotora na educação infantil. Tendo por questionamentos: Qual a contribuição da música na educação infantil e quais suas implicações no desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos nessa etapa de ensino? A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo geral: Analisar a contribuição da música no processo de desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos educandos na educação infantil e por específicos: Analisar as concepções teóricas relativas a importância da música nessa etapa de ensino e discutir quanto a historicidade e inserção da música no contexto educacional brasileiro. Onde busquei me utilizar da pesquisa bibliográfica que norteia e dá o suporte teórico necessário à todo o processo de investigação, tendo em vista que este trabalho se fundamenta única e especificamente nas análises teóricas decorrentes da pesquisa bibliográfica. Como referencial teórico a pesquisa se utilizou de Romanelli (2009), Silva (2010), Brito (2003), Rosa (1990) entre outros autores. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a música na educação infantil é um componente fundamental no currículo escolar e imprescindível ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também sociocultural dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O impacto do programa mais educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na escola Pinto Marques, no município de Acará-Pará(2019-12-17) CHAVES, Eliel Rabelo das; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802O presente trabalho traz como tema “O impacto do Programa Mais Educação no processo de aprendizagem dos alunos que participam das oficinas de música: um estudo de caso na Escola Municipal Pinto Marques, no município de Acará-Pará”, e tem o objetivo de analisar as contribuições da oficina de música do Programa Mais Educação na melhoria da aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Pinto Marques, município de Acará-Pará, refletindo fatores importantes no campo cognitivo, motor e afetivo entre outros, estimulados pela música no cotidiano escolar. A metodologia utilizada durante a pesquisa apropriou-se da abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, tendo como subsídio, teóricos como Chizzotti (2006), Stake (1994), Gainza (1988), Bréscia (2003), entre outros. Usou-se como técnica de coletas de dados, a entrevista com perguntas semi-estrutradas, realizadas junto ao coordenador do Programa, professor de arte, monitor das oficinas e uma representação de alunos. As oficinas de música relativas ao Programa Mais Educação enfatizam a música como importante ferramenta educacional, em que as atividades se constituem em um recurso didático-pedagógico, permitindo a transversalidade entre diferentes conhecimentos e proporcionando uma maior interação entre os alunos junto ao processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual na Faculdade de Música da UFPA: relatos de experiências do monitor e do monitorado(2024-12-03) DEUS, Heverton Silva de; PASTANA, Mauro Pinheiro; MIRANDA, Jonathan Guimarães e; http://lattes.cnpq.br/1817395752357977O presente trabalho apresenta um relato de experiências escrito a quatro mãos com enfoque na monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará. O interesse no trabalho partiu da necessidade de registro das particularidades no processo de ensino-aprendizagem de um monitorado com quadro de cegueira, assim como a presença do monitor nas ações envolvidas. Diante disto o trabalho tem como finalidade descrever como tem acontecido o processo de ensino-aprendizagem ao aluno com deficiência visual na aculdade de Música da UFPA, com o suporte da Monitoria de Assistência. Além disso, pretende informar algumas legislações concernentes à pessoa com deficiência visual, fornecer informações sobre a Monitoria de Assistência na UFPA, assim como apontar os recursos utilizados pela monitoria e monitorado durante o percurso. A metodologia é pautada no relato de experiências de ambos os autores durante a trajetória acadêmica, com embasamento científico e reflexão crítica. Foram utilizados diversos autores como Ferreira Júnior (2017), Masini (2007), Louro (2012), dentre outros. Os resultados alcançados mostram como a relação entre monitor e monitorado permitiu a chegada do aluno cego até o fim do curso, assim como potencializou diferentes conhecimentos na atuação do monitor.