Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LÍNGUA PORTUGUESA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O gênero discursivo e a interdisciplinaridade na Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens
    (2018-12-27) CARNEIRO, Maida Ondena Magalhães; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Esta monografia tem por objetivo analisar as relações integradoras de gênero discursivo e interdisciplinaridade na licenciatura para a formação do professor alfabetizador. Propõe responder o seguinte questionamento: “Que resultado de formação docente subsidiada pela Licenciatura Integrada estamos obtendo a partir da perspectiva do gênero discursivo e a interdisciplinaridade para a alfabetização¿‘. O interesse por esta temática da linguagem, gênero discursivo, surgiu como um sanar de inquietudes relativas principalmente à alfabetização e aspirações que a linguagem produz, aliada à atração que gera no sujeito em que percebe a língua como um artefato integrador e constituidor de uma sociedade. Destacamos a formação docente, baseado em princípios inovadores, dos quais cito a interdisciplinaridade. Encontro nesse diálogo uma aspiração de progresso ao qual desejo e me identifico. Apresentamos aqui estudos e implicações a cerca da temática mencionada. Adotamos no presente trabalho a perspectiva de pesquisa qualitativa-quantitativa. A pesquisa realizou-se com 20 alunos concluintes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá em Belém, dos turnos vespertino e noturno, através de questionário semiestruturado, comportando 09 questões abertas e fechadas. Diante do processo ocorrido, compreendemos uma importante articulação do ensino por meio de gênero discursivo para a educação, principalmente para a alfabetização, trazemos a interdisciplinaridade e a formação de professores para educação básica (em que destacamos a Licenciatura Integrada em Ciências, matemática e Linguagens) como uma articulação potente para alcance de êxito no processo ensino-aprendizagem para o contexto educacional brasileiro.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA