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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de defeitos em bancada didática de vibrações em máquinas rotativas(2022-02-04) GARCIAS, Alexsandro Rickelme Mota; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040A manutenção, atualmente, é um ponto bastante discutido em empresas. Prezar por equipamentos, e mantê-los funcionando é sinônimo de lucro e produtividade. A criação de vários tipos de manutenção, como a corretiva, preventiva e preditiva é um sinal de que as indústrias estão preocupadas com a forma com que os equipamentos operam, e procuram sempre alternativas para um bom funcionamento do chão de fábrica. A maioria das operações industriais se dá por meio de máquinas e elementos rotativos, que são em sua grande maioria monitorados e analisados diariamente. Uma das formas de se analisar e avaliar o desempenho de uma máquina rotativa é através de seus níveis de vibração, onde o mantenedor é responsável pelo acompanhamento constante desses níveis, para que, se por ventura ocorra um indicativo de falha, este pode prever o evento e assim programar paradas da forma mais adequada possível para o equipamento. Este trabalho tem, então, o objetivo de se analisar uma bancada presente no Laboratório de Vibrações da Universidade Federal do Pará, Campus Tucuruí, com relação a verificação de fenômenos relacionados a defeitos em máquinas rotativas, através da análise de vibração desta. Serão simulados defeitos de desalinhamento de eixo, desbalanceamento de rotor, além de um defeito em rolamento, em seguida, serão captados os dados relacionados à estas simulações, através de um analisador de sinais, e posteriormente, serão feitos comparativos, com relação aos seus espectros, para se mensurar o aumento ou não dos níveis e vibração, além do surgimento de picos em frequências características. O defeito de desbalanceamento será conseguido através da inserção de uma massa em um rotor, de tal forma que este torne-se desbalanceado. Já o desalinhamento consegue-se a partir do aumento da altura do mancal presente na bancada. Por fim, o defeito em rolamento é conseguido a partir de um risco na pista interna do rolamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a redução de paradas e quebras prematuras de equipamentos utilizados para fabricação de correias transportadoras(2022-07-07) DIAS JÚNIOR, Flávio da Silva; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910As indústrias no Brasil apresentam um crescente aumento de produção no ano de 2022, em especial o setor de mineração na região norte e nordeste. Com este setor em alta, aumenta-se também a demanda por correias transportadoras, devido as grandes extensões de minas, o que faz necessário a utilização das correias transportadoras para realização do transporte de minério, uma vez que reduz os custos e aumenta a produtividade. Mediante a isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa fabricante de correias transportadoras, que possui capacidade de produção em média de 430 toneladas de borracha por mês e funcionamento de 23 horas diárias, o que exige o máximo dos equipamentos. Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e de diminuir os índices de parada e quebra de equipamentos, foram utilizadas ferramentas de Gestão de Qualidade. Em primeiro lugar, fez-se necessário a aplicação do gráfico de pareto para identificar a área mais afetada por paradas para manutenção. Em segundo lugar, calculou-se os indicadores de manutenção (Confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade), e por fim, realizou-se análise dos cinco porquês para cada falha, para chegar a causa raiz e o brainstorming para definir uma estratégia e plano de ação para solucionar os problemas. Com essas ferramentas foi possível analisar e aplicar melhorias no processo de beneficiamento de borracha para fabricação de correias transportadoras, e então comparar os resultados do período de agosto a dezembro do ano de 2021, com o o período de janeiro a maio do ano de 2022, pós melhoria, indicando diminuição do número de paradas para manutenção corretiva, aumento da confiabilidade dos equipamentos e aumento da qualidade das correias transportadoras produzidas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de máquina protótipo (MEG-2023 LELIS) para compactação de ração animal em pelets(2023-12-29) LÉLIS, Alex da Trindade; SILVA, Felix Lélis da; http://lattes.cnpq.br/9453209743354574; SILVA, Fernando Nunes da; http://lattes.cnpq.br/6866925260348276; https://orcid.org/0000-0003-1378-8864Máquinas processadoras são muito uteis no desenvolvimento de trabalhos no meio rural. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma máquina protótipo (MEG-2023LELIS) voltada a peletizar ração e/ou farelos em geral. Seus componentes foram projetados, fabricados e simulados para produzir ração para peixes. A mesma consiste em uma base estrutural suporte, uma matriz plana, eixo central e rolos compressores. A fonte de alimentação da máquina é de 220 volts para um motor de 3677 watts, bifásico de 1740 rpm. Foi realizada a avaliação de desempenho da máquina, cujo objetivo principal foi analisar a capacidade de produção, taxa de transferência e sua eficiência. A máquina apresentou capacidade de produção na ordem de 0,857 kg/min o equivalente a uma taxa de transferência de 51,42 kg/h com eficiência máxima de 89,25% para um teor de umidade presente de 25%. Apresenta peso total do conjunto de 76 kg. Em cada batelada produz cerca de 17,85 kg de ração, com consumo de energia estimado de R$ 36,61. Os resultados indicam que a máquina peletizadora projetada pode viabilizar uma maior dinâmica a sistemas de criação animal em pequenas e médias propriedades rurais, uma vez que, permitirá produtores produzirem e fornecerem sua própria ração em pellets a partir de insumos regionais e ou residuais de agroindústrias, aliviando assim os problemas associados custos e dependência da utilização de rações comerciais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dimensionamento de uma esteira transportadora compacta e ajustável para transporte de mercadorias(2022-02-05) CONCEIÇÃO, Joicy Milena da; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040; BANDEIRA, Francisco Jarmeson Silva; http://lattes.cnpq.br/6709678701588361Cada vez mais o mercado industrial tem buscado soluções práticas e eficientes para aumentar a linha de produção. Com o avanço tecnológico, muitas empresas têm sentido a necessidade de investir na mecanização do transporte de produtos, aumentando a velocidade da movimentação da carga e diminuindo custos com mão de obra. O transporte de cargas por meio de transportadores de correia possibilita o deslocamento de diferentes produtos, sendo um equipamento economicamente atrativo para empresas de diversos segmentos do mercado. Diante disso, este trabalho trata do dimensionamento de uma esteira transportadora de pequeno porte, com inclinação e comprimento ajustável para realizar o transporte de mercadorias. A transportadora foi projetada para ser acoplada em veículos com carrocerias de até 2 metros de altura de elevação, possibilitando tanto o carregamento quanto o descarregamento. O intuito do projeto é facilitar o transporte de mercadorias em pequenos e médios estabelecimentos comerciais, proporcionando condições ergonômicas mais favoráveis aos trabalhadores responsáveis pela alocação dos produtos nos veículos. Ao longo do trabalho, será mostrado todos os cálculos e análises realizadas, bem como a geometria e os componentes da estrutura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologia ACR aplicada a falha de uma embreagem de direção e freio de um trator de esteiras(2021-09-27) SILVEIRA, Lucas Mikaell Vitório da; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910Na manutenção, a ocorrência de falhas em processos ou equipamentos pode comprometer os reais ganhos de uma organização, de forma que, geralmente, estas falhas acabam por impactar em seus índices de manutenções corretivas. Sendo assim, é necessário que haja o controle da recorrência dessas falhas, e para isso, deve-se então, contar com a utilização de métodos estruturados como a Análise de Causa Raiz (ACR). Com essa perspectiva, aplicou-se a metodologia ACR a uma falha de uma embreagem de direção e freio de um trator de esteiras utilizado em atividades de decapeamento em uma organização mineradora localizada no sudeste do estado do Pará. Com isso, foi possível identificar o desgaste corrosivo da válvula separadora da embreagem e o desgaste adesivo entre as superfícies dos discos de fricção e placas separadoras do conjunto de freio. Além disso, a partir de dados obtidos durantes as etapas do processo analítico, foi possível identificar, com o auxílio de ferramentas, como o método dos cinco porquês e o diagrama de Ishikawa, as causas que levaram o componente a falha prematura, dentre essas, a causa raiz, sendo o armazenamento inadequado da embreagem no período que antecede sua instalação no ativo, assim como causas contribuintes como procedimento operacional desatualizado e erros humanos de execução. Dessa forma, para conter a recorrência do modo de falha identificado, elaborou-se então, um plano com ações corretivas com base no cenário final obtido com a aplicação da metodologia. Essas ações, após devida realização, foram efetivas em evitar a recorrência da falha da embreagem, dentre elas, estão a restruturação de um novo local para armazenamento de componentes sob condições de proteção adequada, atualização do procedimento operacional de instalação da embreagem e ressaltada a importância da utilização deste documento durante as atividades de manutenção. Portanto, esse trabalho permitiu concluir que falhas complexas podem ser estratificadas através do método de análise de causa raiz em passos efetivos na identificação, não só da causa primordial do problema, como também de causas atreladas a diferentes aspectos de um processo que possam ter contribuído para a ocorrência da falha.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de um sistema de elevação de cargas tipo mini-guindaste(2022-07-11) VIEIRA, Rayana Silva dos Santos; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040Os guindastes são equipamentos utilizados no levantamento de cargas, podendo ser para grandes carregamentos, como exemplo, os guindastes Munk, ou para cargas menores, chamados de mini guindastes, como exemplo, as girafas. Para projeto destes é recomendado o uso de normas, como as NBR’s 8400 (2019) e 14678 (2021), segundo o uso para o qual esses equipamentos serão projetados. No trabalho desenvolvido é proposto o dimensionamento de um mini guindaste que poderá ser acoplado a automóveis tipo caminhonete, com a função de içar cargas menores. O projeto foi dimensionado para o levantamento de cargas de até 300kg, possibilitando a substituição do trabalho braçal e consequentemente melhorando a ergonomia. Este foi projetado com materiais de boa soldabilidade, com processos construtivos simplificados e componentes facilmente encontrados no mercado, o que de maneira geral facilitará no processo construtivo do mesmo. Após o dimensionamento, foram realizadas análises numéricas afim de verificar as tensões atuantes em cada ponto do guindaste. Após a análise dos resultados, foi verificado que os perfis suportariam as solicitações sem sofrer ruptura ou deformações permanentes, segundo os critérios de segurança de engenharia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto do sistema de elevação para uma bancada de transportadores de correia para manuseio de minério(2020-02-18) CASTRO, Maycon Magalhães; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040; MESQUITA, André Luiz Amarante; http://lattes.cnpq.br/1331279630816662O presente trabalho trata do projeto de um sistema de levantamento e inclinação de um transportador de correia em escala para o Laboratório de Fluidodinâmica e Particulados (FluidPar) do Departamento do Tecnolágo, em parceria com a Universidade Federal do Pará / Campus Tucuruí. A partir da análise metodológica com conceitos de projetos mecânicos de diferentes autores, bem como da análise da atual situação do laboratório e suas bancadas, avalia-se as possíveis soluções disponíveis em termos de sistemas de elevação e movimentação de carga que possam atender ao projeto em questão. Dentre as soluções avaliadas, optou-se por um sistema de elevação por fuso trapezoidal ACME como solução de maior potencial de sucesso. A geometria do projeto é estabelecida, os cálculos da potência necessária do motor são apresentados, bem como as solicitações possíveis sobre fuso e é desenvolvido o projeto mecânico da solução. Finalmente, são apresentadas as especificações dos componentes, os resultados e o projeto final da bancada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto do sistema de elevação por parafuso de potência para uma esteira transportadora de comprimento ajustável(2022-02-08) SOUZA, Thais Cristina Barbosa; SOUSA, Walter dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5903481928919040; BANDEIRA, Francisco Jarmeson Silva; http://lattes.cnpq.br/6709678701588361Este trabalho tem por objetivo solucionar a problemática da atividade manual de elevação e movimentação de produtos, apresentando como solução o projeto de um sistema de elevação e inclinação para uma esteira transportadora de comprimento ajustável, capaz de suportar produtos de pequeno a médio porte, possibilitando o abastecimento e/ou desabastecimento de caminhões sem que haja grande impacto à saúde dos colaboradores. Com base em análises de metodologias de projetos mecânicos, foram avaliados os possíveis sistemas de elevação e movimentação de cargas que pudessem atender ao projeto. Dentre as opções propostas foi escolhido o sistema de elevação por parafuso de potência com rosca Acme, na qual tem maior ganho em custo e benefício para o projeto, a inclinação do equipamento, também com essa mesma visão, foi definida por uma barra intermediária com comprimento menor. O trabalho consistiu no estudo e no dimensionamento do parafuso de potência, seleção do motoredutor elétrico e nos cálculos de esforços atuantes sobre os elementos estruturais por meio do Método dos Elementos Finitos (MEF), utilizando software de análise computacional.