Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 11 de 11
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da carga térmica de um refeitório industrial com base na ABNT NBR 16655-3:2019
    (2023-03-27) SOUTO, André Enio Paiva; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686
    Nos dias atuais a quantidade de pessoas que trabalham e frequentam ambientes fechados tem aumentado em um ritmo alto. Visando o conforto térmico dos ocupantes do local e a redução do consumo de energia elétrica é importante um bom projeto de climatização, pois é perceptível a influência negativa que um ambiente desconfortável termicamente pode causar nos seres humanos, podendo causar irritação e a perca da concentação nas suas tarefas diárias. Desta maneira o trabalho tem como objetivo é calcular a carga térmica de um refeitório industrial que possui uma área total de aproximadamente 1278𝑚² e com uma capacidade de 378 pessoa utilizando a metodologia presente na ABNT NBR16655-3:2019. Deste modo, com base nos resultados encontrados foi possível estimar a carga total do projeto em 361.057,06 BTU/h tendo isso como base foi possível realizar um comparativo dos resultados obtidos através dos equipamentos instalados no local podendo desta forma comprovar o superdimensionamento do ambiente. confirmando o motivo das reclamações dos ocupantes do recinto sobre sentir “Frio” no refeitório visto que o projeto inicial conta com duas centrais a mais do que o necessário. E levando em consideração a escolha dos equipamentos presentes no local, eles se mostraram satisfatórios e quando bem dimensionados são capazes de prover o conforto térmico dos ocupantes do refeitório.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise do desempenho térmico de um edifício utilizando o software Energyplus
    (2022-06-03) SOUSA, David Lohan Pereira de; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149
    Este trabalho consiste em investigar a metodologia de cálculo de carga térmica utilizada no software EnergyPlus e realizar simulações computacionais para análise do desempenho térmico em um edifício institucional da Universidade Federal do Pará, localizado no município de Ananindeua-PA, planejando demonstrar a capacidade do método abordado, utilizando o software em questão. Em relação a este edifício foram determinadas diversas características, entre elas, elementos construtivos e suas propriedades térmicas, perfil de atividades, consumo por unidade dos equipamentos elétricos e sistema de iluminação. Para analisar o conforto térmico e o consumo energético do edifício foram escolhidas as seguintes variáveis de saída: temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido, radiação solar direta, temperatura do ar da zona térmica, energia de iluminação e energia elétrica dos equipamentos. Esses dados foram simulados e analisados para o período letivo de acordo com o calendário acadêmico da instituição, representando todas as épocas do ano, com as temperaturas mais elevadas, e os períodos de frio ou chuvas. Para esta etapa necessitou-se a utilização do arquivo climático da cidade estudada. A ferramenta de simulação computacional utilizada para o cálculo do conforto térmico e consumo energético neste trabalho foi o programa EnergyPlus v9.6.0, o qual emprega o Método de Balanço de Calor (HBM) para cálculo de carga térmica. Os resultados obtidos para o conforto térmico foram que os ambientes simulados pelo programa apresentaram temperaturas entre 23,7ºC e 33,3ºC, com estes dados foi possível verificar a quantidade de horas e representatividade (%) anual em que os ambientes estão dentro dos padrões estabelecidos pela ISO 9241/2011 e da NR 17, o estudo se mostrou bastante coerente com as condições externas referentes a cidade de Belém-PA, indicando a boa capacidade do programa EnergyPlus nestes casos simulados. Para a análise de consumo energético, pôde obter-se dados estatísticos gerados a partir da simulação, apresentação do consumo em kWh mensal e anual de cada sistema e a representatividade (%) em relação ao consumo total do edifício, com isso nota-se que a proporção de consumo energético dos computadores representa a maior parte do consumo total, por conta de que, o consumo de um único computador equivale a mais da metade do consumo total do sistema de iluminação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise e simulação numérica sobre desempenho térmico estrutural em um auditório utilizando o software Energyplus
    (2022-06-03) NOBRE, Jean Carlos de Almeida; ANDRADE, Luiz Cláudio Fialho; http://lattes.cnpq.br/3988224151528149
    A referida pesquisa tem por finalidade utilizar o software livre EnergyPlus para simular e analisar o nível de temperatura na zona térmica do auditório, do campus Ananindeua da Universidade Federal do Pará, localizado em Ananindeua-PA que está em fase de construção, com variáveis meteorológicas, estruturais e fisiológicas. A análise de desempenho térmico do auditório foi realizada no ano de 2021, para zonas térmicas de cada mês do ano, verificando e indicando a época do ano com maiores e menores temperaturas do ar no ambiente, utilizando como base de dados arquivos climáticos de Belém-PA. Os resultados obtidos para o desempenho térmico estrutural, no ano analisado, foram retirados de duas simulações com o software, a primeira simulação adotou-se somente variáveis meteorológicas e estruturais, na segunda adotou-se variáveis meteorológicas, estruturais e fisiológicas, verificando a variação da temperatura no auditório com a quantidade máxima de pessoas no local, e por fim realizou-se análises de bem-estar térmico do ambiente com a ISO 9241/2011, verificando se o auditório está confortável termicamente para seus possíveis frequentadores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do conforto térmico de um escritório localizado no município de Tucuruí/PA com base na norma ABNT NBR 16401-2
    (2021-04-23) COSTA, Thiago Barroso; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; SILVA, Artur José Cunha da; http://lattes.cnpq.br/8959583980225876
    O conforto térmico é condição necessária para que o ser humano encontre-se em estado total de bem-estar. Visto que, sob desconforto térmico, o indivíduo compromete seu rendimento em qualquer tarefa que tente executar. Diante disso, torna-se comum a aplicação de sistemas de climatização em ambientes ocupados, a fim de adaptá-los às condições de conforto térmico. Todavia, um sistema de arrefecimento do ar superdimensionado e/ou sem um controle adequado, pode provocar sensações de frio aos ocupantes do ambiente. Baseado nisso, este estudo dedicou-se a avaliar as condições de conforto térmico no interior de um recinto climatizado. No qual os usuários praticam atividades sedentárias típicas de um escritório, não assumem controle do sistema, e eventualmente relatam desconforto devido a sensação de frio. Para avalição de conforto térmico da referida sala, aplicou-se os métodos previstos pela norma ABNT NBR 16401-2 (2008), a saber, a determinação dos índices PMV/PPD, das Zonas de Conforto, e da análise de Desconfortos Localizados. Através disso, verificou-se analiticamente que, de fato, o ambiente apresentou situações de desconforto térmico geral e de desconforto localizado devido a sensação subjetiva de frio. Além disso, a condição de desconforto térmico durante o período analisado agravou-se com o passar do tempo, principalmente ao anoitecer. Assim, concluiu-se que os funcionários precisam ser mais ativos na alteração de setpoint do sistema para adequá-lo às ocasiões específicas, principalmente no período noturno, onde ocorre maior diminuição da temperatura operativa interna do ambiente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção de uma bancada de sistema de refrigeração por absorção para fins didáticos
    (2016-11-11) BAIA, Dayse de Souza; MORAES, Vanessa Santos; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686
    O presente trabalho apresenta a construção de um aparelho de refrigeração com ciclo de absorção de amônia e água em uma bancada didática com o objetivo auxiliar no aprendizado dos alunos e profissionais que atuam diretamente na área de refrigeração, compreendendo os fenômenos físicos envolvidos no sistema, utilizando de maneira simples e fácil a demonstração do ciclo de refrigeração, bem como seu coeficiente de performance e a eficiência do sistema. Os objetivos do trabalho foram alcançados e a efetivação da bancada foi realizada, visto que a partir da sua análise foi possível obter todas as vazões mássicas, entalpias e carga térmicas, COP, eficiência e compará-las coma teoria.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Construção de uma bancada didática de refrigeração do ciclo frio e quente
    (2016-11-25) BARBOSA, Juliana Amorim; MEDEIROS, Stella Mares Santos; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a construção de uma bancada didática para observar o ciclo reverso (Frio e Quente). Com propósito de auxiliar no processo de aprendizado e treinamento dos alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará UFPA CAMTUC, através do funcionamento bem como na compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no sistema de refrigeração. Para isso foi necessário a aquisição de uma split (9.000 btus), além de matérias e componentes para a confecção da mesma, posteriormente foram realizados testes para o cálculo do Coeficiente de Performance COP para validação da bancada didática.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curso básico de manutenção de climatizadores domésticos para alunos de ensino de jovens e adultos do município de Tucuruí
    (2014) TEIXEIRA, Thales de Souza; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686
    Este trabalho consiste na elaboração de um curso básico na área de climatização doméstica, focando principalmente os equipamentos de condicionamento de ar na cidade de Tucuruí. A climatização de ambientes é uma necessidade devido as altas temperaturas e umidades registradas, tornando-se necessário a utilização de aparelhos de climatização para o conforto térmico das pessoas. Tendo em mente que estes equipamentos precisam de manutenção regular, as empresas de refrigeração tem a necessidade de obter uma mão-de-obra com o mínimo de qualificação para a realização dos seus serviços. O Grupo de Pesquisa em Refrigeração e Ar Condicionado (GPRAC), tornou possível a realização de um curso de extensão voltado para esse setor da engenharia, visando o público das escolas de Ensino para Jovens e Adultos (EJA), com a intenção de não somente transmitir o conhecimento técnico, mas também em incentivar esses alunos a seguir uma carreira acadêmica em um futuro próximo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Elaboração e implementação do Plano de Manutenção Operação e Controle - PMOC, no Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia - NDAE
    (2025-01-22) SILVA, Mikael Eduardo de Moura da; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686; https://orcid.org/0000-0002-4410-4309
    O Plano de Manutenção, Operação e Controle o PMOC, é um documento estabelecido pela Lei N° 13.589, de janeiro de 2018, que visa a qualidade do ar em ambientes internos, preservando a saúde dos ocupantes e das edificações. Esse trabalho trata-se de um estudo de caso para verificar a elaboração e implementação do PMOC no Instituto de Pesquisa do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico de Engenharia o NDAE, localizada aos fundos da Universidade Federal do Pará-UFPA, polo CAMTUC, na cidade de Tucuruí no Pará, com foco na melhoria da qualidade do ar e o aumento da durabilidade de seus equipamentos ativos de climatização e a diminuição de particulados suspensos no ar, trazendo um ambiente mais seguro e saudável para os ocupantes. Em base aos dados levantados foi possível criar um PMOC para a instituição de pesquisa, a partir da quantificação e identificação dos equipamentos climatizadores, foi elaborado um modelo de manutenção preventiva que cumpri as necessidades da instituição. Diante isso, reforça a viabilidade e eficácia do PMOC em prolongar a vida útil desses ativos e reduzindo o tempo gasto não planejado de manutenção corretiva. Apesar das adversidades encontradas na elaboração desse documento tais como informações administrativas, o seu custo de elaboração e implementação foram satisfatórios pela instituição e é de extrema importância a continuidade desse plano para garantir e assegurar o cumprimento da Lei.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de carga térmica da biblioteca do novo prédio da UFPA Campus de Tucuruí com base na NBR16655:2019
    (2022-02-04) SERRÃO, Vinícius da Silva; SILVA, Artur José Cunha da; http://lattes.cnpq.br/8959583980225876; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Tendo em vista os elevados custos atuais e a busca pela redução do consumo de energia elétrica são de suma importância um bom projeto de climatização, pois garante um dimensionamento adequado dos aparelhos de climatização e além disso, atende todas as exigências não só do projeto, mas também do cliente de forma confiável e eficiente. Através desse conforto térmico proporcionado, o ambiente se torna mais agradável e as pessoas podem desempenhar suas atividades de maneira mais produtiva. Este trabalho tem como objetivo apresentar o dimensionamento de carga térmica na Biblioteca que se encontra na nova UFPA situada na cidade de Tucuruí, no estado do Pará. Esta biblioteca possui uma área total de 274,59 m2 e a capacidade máxima de ocupação de 77 ocupantes. Esse projeto foi executado seguindo as diretrizes da norma ABNT NBR 16655: 2019. Nos cálculos foram considerados todas as formas de transferências de calor tais como: a transmissão de calor por superfície opacas, o ganho de calor por insolação, a carga térmica por renovação, infiltração de ar, carga interna pelas pessoas, iluminação e equipamentos. A carga térmica total obtida foi de 198.317,77 BTU e diante dos resultados obtidos no cálculo do fluxo total de calor para o ambiente em estudo, concluiu-se que a maior parte do ganho térmico se dá pela transmissão de calor por superfície opacas. Com base nesses resultados foram selecionados 11 aparelhos de ar condicionado Split Inverter distribuídos em cada recinto da biblioteca com o propósito de garantir o conforto térmico no local de estudo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de climatização do novo auditório da UFPA campus de Tucuruí com base no método de cálculo de carga térmica residencial
    (2022-02-04) FRANÇA, Welington Lopes de; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910
    Um bom projeto de climatização tem sua importância devido a constante crescente na demanda energética tanto nacional como internacional, além disso, estudos apontam que o conforto térmico está diretamente ligado a produtividade do indivíduo, seja ele no ambiente de trabalho ou em atividades cotidianas. Dessa maneira o objetivo principal foi dimensionar as parcelas de carga térmica do novo auditório da Universidade Federal do Pará, campus de Tucuruí, que será o local dos mais diversos eventos na universidade, com uma área de aproximadamente 198 m2 e capacidade para 180 pessoas. A fim de abrigar os ocupantes confortáveis termicamente, foi analisado utilizando da metodologia CLTD (Diferença de temperatura da carga de resfriamento) empregada pela ABNT NBR 16655-3:2019 as parcelas de carga térmica referente a insolação nas paredes e janelas, além das cargas referente as pessoas, equipamentos e devido a infiltração de ar. Diante dos resultados encontrados foi apresentado a demanda térmica total de 200 kBtu/h no qual quase 50% desse valor representa a carga devido à presença das pessoas, seguido pela carga térmico devido a infiltração que acontece nas frestas das portas e janelas que representa 24% do total. Em virtude de tais valores, foram selecionados para atender o local cinco aparelhos de ar-condicionado sendo três com capacidade de 36000 Btu e dois com capacidade de 47000 Btu/h, sendo ainda três deles do modelo high wall inverter e dois do modelo piso teto também inverter.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto de dimensionamento da carga térmica com utilização de uma self contained na Igreja do Evangelho Quadrangular de Vila Permanente – Tucuruí
    (2022-06-13) CAVALCANTE, Rômulo Lima; PADILHA, Jessé Luís; http://lattes.cnpq.br/0127364690550686
    O crescente número de pessoas declaradamente evangélicas no país, levou a necessidade do surgimento de novos templos, que comportassem um público cada vez maior. Afim de atender a padrões de conforto térmico e bem-estar durante a realização dos cultos um trabalho de dimensionamento de carga térmica é proposto neste estudo. Este trabalho tem como objetivo dimensionar a carga térmica de uma Igreja Evangélica localizada na Vila Permanente no município de Tucuruí-PA, para a climatização de seu recinto através de um sistema de dutos com o uso de uma self contained. O local tem uma área de aproximadamente 440 m² com capacidade máxima em torno de 300 pessoas em um culto. Para o dimensionamento da carga térmica foram utilizadas as recomendações da norma ABNT NBR 16655-3 (2019) com o auxílio da NBR 15220 (2005), além das literaturas da área de climatização de ambientes sendo levado em consideração a carga térmica por transferência de calor por superfícies opacas, pela insolação, pessoas, iluminação e equipamentos elétricos, renovação e infiltração. O dimensionamento de dutos teve o auxílio da norma ABNT NBR 16401 (2008) utilizando o método da velocidade. O valor total de carga térmica encontrado foi 21,90 TR e através destes resultados selecionou-se uma self contained da empresa TRANE disponível no mercado que tem aproximadamente 25 TR, o qual satisfaz a demanda que é necessária para o templo e também possibilita a utilização de dutos de ar, assim, foi possível dimensionar a rede de dutos ideais para atender o local oferecendo para o lugar o conforto térmico adequado e proporcionando grandes períodos de permanência. Percebeu-se que as áreas das seções transversais dos dutos têm suas maiores dimensões nos ramais principais localizados no centro da igreja que apresentam suas ramificações secundárias nas laterais, o que torna suas estruturas bem distribuídas para atender a o público da forma mais eficiente possível.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA