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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação das ferramentas da qualidade e avaliação da qualidade de vida no trabalho no diagnóstico de causas de baixa produtividade em uma equipe de manutenção elétrica industrial(2019-12-04) PAIVA, Leandro Ferreira; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624O presente trabalho teve como objetivo a aplicação das ferramentas da qualidade no diagnóstico de causas de baixa produtividade referente a uma equipe de manutenção elétrica industrial, através da coleta de dados utilizando sessão de brainstorming com os colaboradores e fazendo o levantamento do histórico de metas de produtividade, que serviram de base para a formulação de um estudo de caso onde foi possível se iniciar o processo de diagnóstico dos problemas. Por meio do uso das ferramentas da qualidade pode-se mapear todas as etapas do processo, identificar os problemas e se chegar a causa raiz. Posteriormente ao resultado, elaborou-se a primeira proposta de melhoria por meio de um plano de ação utilizando a ferramenta 5W1H, que teve como alvo a melhoria do serviço de manutenção. Após essa primeira parte do estudo, detectou-se que o problema principal estaria relacionado as pessoas que executam tal processo, devido à má cultura organizacional disseminada dentro da equipe, comportamentos e atitudes seriam responsáveis pela ineficiência do processo. Levando em consideração o resultado anterior, se iniciou a segunda parte deste estudo, onde elaborou-se uma Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) com a equipe de colaboradores por meio de um questionário eletrônico com o intuito de verificar quais os parâmetros influenciam na QVT da equipe, o mesmo ficou à disposição da equipe durante uma semana, em seguida analisou-se os resultados e gerou-se os gráficos que resumem a situação atual da QVT da equipe estudada. Dessa forma, foi possível elaborar a segunda proposta de melhoria também aplicando o plano de ação 5W1H, que dessa vez teve como o propósito de proporcionar um aperfeiçoamento gerencial e apontar os setores onde gestores devem atuar para melhorar a QVT e a qualidade do processo de manutenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação das ferramentas de gestão da qualidade para a redução de paradas e quebras prematuras de equipamentos utilizados para fabricação de correias transportadoras(2022-07-07) DIAS JÚNIOR, Flávio da Silva; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910As indústrias no Brasil apresentam um crescente aumento de produção no ano de 2022, em especial o setor de mineração na região norte e nordeste. Com este setor em alta, aumenta-se também a demanda por correias transportadoras, devido as grandes extensões de minas, o que faz necessário a utilização das correias transportadoras para realização do transporte de minério, uma vez que reduz os custos e aumenta a produtividade. Mediante a isso, foi realizado um estudo de caso em uma empresa fabricante de correias transportadoras, que possui capacidade de produção em média de 430 toneladas de borracha por mês e funcionamento de 23 horas diárias, o que exige o máximo dos equipamentos. Com o objetivo de aumentar a capacidade de produção e de diminuir os índices de parada e quebra de equipamentos, foram utilizadas ferramentas de Gestão de Qualidade. Em primeiro lugar, fez-se necessário a aplicação do gráfico de pareto para identificar a área mais afetada por paradas para manutenção. Em segundo lugar, calculou-se os indicadores de manutenção (Confiabilidade, disponibilidade e manutenibilidade), e por fim, realizou-se análise dos cinco porquês para cada falha, para chegar a causa raiz e o brainstorming para definir uma estratégia e plano de ação para solucionar os problemas. Com essas ferramentas foi possível analisar e aplicar melhorias no processo de beneficiamento de borracha para fabricação de correias transportadoras, e então comparar os resultados do período de agosto a dezembro do ano de 2021, com o o período de janeiro a maio do ano de 2022, pós melhoria, indicando diminuição do número de paradas para manutenção corretiva, aumento da confiabilidade dos equipamentos e aumento da qualidade das correias transportadoras produzidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de ferramentas de gestão na melhoria dos serviços prestados em uma associação de feirantes de Abaetetuba-PA(2019-12-09) CAVALCANTE, Diego Marques; LIMA, Adalberto da Cruz; http://lattes.cnpq.br/7803369097132222; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410; https://orcid.org/0000-0002-1261-1533Este estudo teve como objetivo propor melhorias nos processos e consequentemente nos serviços prestados em um empreendimento econômico solidário, no caso do presente trabalho, uma feira de agricultores familiares por meio de ferramentas de gestão no município de Abaetetuba/PA através de um estudo de caso, onde se identificou os principais pontos a serem melhorados existentes na prestação de serviços da feira. O estudo de caso iniciou-se com observações, aplicações de uma ferramenta de diagnóstico rápida e participativa, a coleta de dados foi com os próprios membros da associação com o objetivo de extrair deles seus desafios na gestão do empreendimento e no prestar dos serviços. Os temas abordados envolveram o processo produtivo e organizacional, a qualidade e suas ferramentas, o serviço e a feira. Com as análises realizadas, notou-se que as principais falhas que geraram alguma insatisfação nos clientes. Após a identificação das principais falhas, aplicaram-se as ferramentas da qualidade como forma de análise e proposta de melhorias, os quais foram: o 5S, o 5W1H e a árvore dos gap’s. Essas ferramentas foram importantes para apoiar uma análise e gerar propostas relevantes para o estudo de caso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação do método Kaizen e 5S ao Laboratório de Fluidodinâmica e Particulado da UFPA(2022-07-11) SOUZA, Isaac França; FURTADO, Maciel da Costa; http://lattes.cnpq.br/4062258417348910A indústria moderna como a conhecemos desenvolveu-se majoritariamente após a II Guerra Mundial. Tinha-se antes do período da I Guerra Mundial sistema de produção de larga escala, mas conceitos de qualidade, satisfação do cliente, baixo custo, economia, etc., não eram abordados na indústria como fatores para maximização do lucro e bem estar do cliente. Hoje temos uma busca continua pela qualidade por parte da indústria e dos prestadores de serviços. Os primórdios dessa busca deram-se por meio dos japoneses, e das influências de pesquisadores norte-americanos, que acabaram por adotar e criar muitos dos sistemas de qualidade que conhecemos hoje. Isso foi fator determinante para o Japão erguer-se como potência econômica, tendo em vista o estado que ficou pós guerra. O sucesso econômico japonês foi tal que sua indústria atraiu olhares de muitos países, tendo sido alvo de estudos e exemplos para outros países adotarem as mesmas estratégias dos japoneses. Isso permitiu uma percepção mais acurada da necessidade de ferramentas de qualidade, visto que através dessas ferramentas a indústria japonesa cresceu entregando produtos de qualidade e influenciando indústrias estrangeiras. As indústrias trabalham com ferramentas de qualidade sempre com intuito de maximizar a qualidade de seus produtos pensando nos clientes. O presente trabalho busca aplicar as ferramentas de qualidade no Laboratório de Fluidodinâmica e Particulados, local de pesquisa para as mais diversas empresas e para desenvolvimento acadêmico. Com situações totalmente impróprias as soluções propostas por uma empresa de engenharia. A proposta para implementação parte de uma análise prévia das condições do local e uma avaliação dos conceitos do laboratório nas conjunturas do 5S e Kaizen de modo suscinto a levantar dados gráficos para comparação pós implementação. A metodologia aplicada baseou-se em dados obtidos por meio de questionário contendo perguntas para análise das condições do laboratório, o intuito foi a busca por dados que corroborasse as reais condições a qual se encontrava o local de análise. Com isso, foi possível realizar palestras com todos os colaboradores, no qual foi passado a estes a filosofia do programa 5S e Kaizen, elucidando as propostas que a ferramenta propõe resolver com sua aplicação. A implementação foi no âmbito das normativas do programa 5S, de modo a aplicar cada conceito do programa no laboratório, com isso, fica evidente diante das propostas do laboratório, a necessidade de implementar NR’s, o qual foi feito, tendo em vista aquelas NR’s passiveis de necessidade no laboratório. Foi possível verificar ao final uma melhoria nos conceitos de qualidade e segurança. Essas melhorias foram quanto a organização do laboratório, limpeza, ordem das ferramentas e equipamentos usados pelos colaboradores, quanto a segurança dos mesmos, devido a implementação de adesivagem de avisos, a elaboração de um mapa de risco, bem com dos riscos no local de trabalho. Isso possibilitou maior segurança aos colaboradores, organização das dependências do laboratório, aprendizagem aos colaboradores e o aperfeiçoamento do que foi aplicado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da qualidade da prestação de serviços em um posto de saúde do município de Barcarena(2019-12-04) NONATO, Rivanildo Farias; MARTINS, Harley dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3094067019584624Esta pesquisa objetiva desenvolver uma avaliação sobre a satisfação com a prestação de serviços em uma unidade de saúde do município de Barcarena, através da análise comparativa da qualidade no atendimento no ponto de vista do ambiente interno e externo. Os dados obtidos através da aplicação de formulários online, após serem tratados e analisados com auxílio do software Microsoft Excel, possibilitaram desenvolver uma planilha eletrônica que identificou os maiores índices de insatisfação de acordo com as dimensões da qualidade do atendimento, deste modo foi admissível apontar as principais particularidades que devem ser adaptadas para que o serviço prestado alcance a qualidade almejada. Nestes contextos, desenvolveram-se propostas de através da ferramenta 5W1H, almejando medidas que pudessem melhorar o desempenho na gestão sistemática dentro do posto de saúde.