Navegando por CNPq "CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL"
Agora exibindo 1 - 20 de 50
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agregado sintético de resíduo de bauxita para concreto estrutural: uma análise físico-mecânica(2024-10-31) ARAÚJO, Daniel de Queiroz Santos; CASTRO, Renan Alves de; PICANÇO, Marcelo de Souza; http://lattes.cnpq.br/4535052395600357No presente estudo foram produzidos concretos utilizando 3 agregados graúdos sintéticos (AGS 70, AGS 80, AGS 90), obtidos a partir do resíduo da bauxita (RB), sendo avaliados quanto a: resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral, módulo de elasticidade e absorção capilar de água. Os resultados mostraram, primeiramente, que os agregados sintéticos de RB atendiam aos requisitos normativos para utilização em concretos e apresentaram-se inócuos na avaliação do potencial reativo (RAA). A resistência à compressão dos concretos (28 dias) atingiu valores entre 36-24 MPa; as outras características analisadas (tração, módulo de elasticidade) mostraram pouca variabilidade; já a absorção capilar foi compatível à tendência linear crescente das absorções dos agregadosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa de cinco índices de condição de pavimentos urbanos(2022-12-19) MAUÉS, Gabriel Melém; SOARES, Lucas Franco; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513RESUMO Para que um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) seja implementado de maneira satisfatória se faz necessário um bom cálculo de Índice de Condição de Pavimento (ICP) para manutenção da qualidade das superfícies dos pavimentos. Quando se trata do cálculo desse índice, existem diversos métodos de cálculo, considerando defeitos diferentes, com pesos diferentes. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa é efetuar o cálculo do Índice de Condição de Pavimento Urbano (ICPU) dos pavimentos presentes no bairro de Batista Campos, utilizando cinco diferentes métodos de cálculo e comparar seus resultados. A coleta de dados foi efetivada no bairro de Batista Campos, em 142 trechos, sendo o cálculo efetivado por meio de cinco métodos diferentes (Osório (2014), Páez (2015), Souza (2021), Aihuki (2022) e Albuquerque (2022)) e foram efetivadas comparações com os parâmetros estatísticos de média, mediana, moda, desvio padrão e coeficiente de variação, além da comparação em relação aos tipos de defeitos avaliados por cada método e quanto à tendência de resultados. Dentre os principais resultados, tem-se que a partir dos cinco ICPU’s calculados, o ICPUOso representou o maior índice e o menor foi o ICPUSouza, sendo esse, também, o índice que apresentou maior coeficiente de variação, ou seja, segmenta melhor os trechos avaliados quanto a qualidade do pavimento observado, já o menor coeficiente de variação foi obtido pelo ICPUPáez, além disso observou-se que os defeitos mais frequentes avaliados pelos métodos aplicados foram as trincas por fadiga, os remendos, as panelas e a deformação permanente por trilhas de roda e como defeitos menos frequentes viu-se trincas nos bordos e exsudação. Por fim, concluiu-se que o ICPUSouza obteve o maior coeficiente de variação e conseguiu efetivar a segregação dos melhores e piores trechos da malha viária em análise, além de necessitar de um levantamento que conta com menos defeitos que o estipulado pelo método padrão implementado pelo SHRP, analisando somente 10 defeitos e garantindo um resultado satisfatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da cobertura do transporte público em bairros periféricos de Belém: um estudo de caso de Icoaraci(2024-11-27) BALTI, Fernando Sammuel Monteiro de Souza; CUNHA, Ítalo Lima da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263Este estudo tem como objetivo analisar a cobertura do transporte público nos bairros periféricos de Belém, com foco no Distrito Administrativo de Icoaraci. O estudo adota uma abordagem de estudo de caso, combinando revisão de literatura e pesquisa in loco para identificar as principais deficiências no sistema de transporte público local. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a 62 usuários das 17 linhas de ônibus que atendem a região, além da análise do transporte alternativo, como mototáxis e vans. Ademais, as rotas das linhas de ônibus foram mapeadas usando softwares tais como o Google Earth, Moovit e Citamobi. Os resultados indicam uma cobertura insuficiente, especialmente em bairros mais afastados, como Paracuri e Maracacuera, onde a irregularidade nos horários e a baixa frequência das linhas geram insatisfação significativa entre os moradores. Como consequência, há uma crescente dependência dos transportes alternativos, que, embora convenientes, não garantem o mesmo nível de segurança e acessibilidade. O estudo sugere propostas para a redistribuição e ampliação das linhas de ônibus, além de estratégias para a integração eficiente entre o transporte público e os serviços alternativos, com o intuito de melhorar a mobilidade e promover maior inclusão social. Assim, conclui-se que uma gestão mais eficaz e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade e a regularidade dos serviços prestados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da necessidade de implantação de via exclusiva para motocicleta em Belém-Pa baseado no Projeto “Faixa Azul” em São Paulo-SP(2023-07-07) SILVA, Marcel Rodrigues da; MORAES, Rita de Cássia Monteiro de; http://lattes.cnpq.br/4834541633900826Os acidentes decorrentes do aumento do uso de motocicletas no Brasil têm feito com que os gestores procurem soluções para este problema. Pensando nisso, a prefeitura de São Paulo-SP criou o projeto experimental chamado “Faixa Azul” que é a criação de uma faixa exclusiva pra motocicletas e que tem diminuído o número de acidentes e mortes no trânsito envolvendo este modal. Em Belém-PA, este problema tem sido combatido pela prefeitura através de blitz e campanhas educacionais, mas não há um projeto específico para este meio de transporte. Este trabalho tem como objetivo analisar a necessidade de se implantar faixas exclusivas para motocicletas em Belém do Pará baseado nas necessidades que foram base para implantação do projeto “Faixa Azul” em São Paulo. Para isso, foi analisado o projeto “Faixa Azul” e quais dados foram utilizados para implantação do projeto, em posse deles foi feito a pesquisa destes mesmos dados para Belém e suas porcentagens comparadas com os dados da capital paulista e foi proposto a Avenida Centenário como via de implantação. Esta comparação mostrou que, em termos de porcentagem, Belém teve um maior aumento da frota e do crescimento anual de motocicletas e que a porcentagem de acidentes envolvendo as mesmas chegou próximo ao de São Paulo antes do projeto. Tal resultado mostrou que Belém atende os requisitos para a implantação do projeto “Faixa Azul” e que há a necessidade de implantação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da produtividade com auxílio do indicador RUP em uma obra de alvenaria estrutural: um estudo de caso(2023-12-19) MENDONÇA, Heitor Queiroz de; BORGES, Victor Hugo Barbosa; MAUÉS, Luiz Maurício Furtado; http://lattes.cnpq.br/7497951647889934; https://orcid.org/0000-0002-1762-8617O estudo da produtividade na indústria da construção civil desempenha um papel crucial no desenvolvimento e aprimoramento do setor. Nesta pesquisa, a produtividade foi abordada por meio do indicador RUP (Razão Unitária de Produção), focando em quatro tipos de serviços de obra bruta: alvenaria estrutural, alvenaria de vedação, contrapiso e reboco interno. O objetivo foi analisar a produtividade em determinados serviços de obra bruta com o auxílio do indicador RUP (Razão Unitária de Produção), analisando as causas responsáveis por suas variações e comparando os valores obtidos com aqueles fornecidos pela base orçamentária da empresa que executa a obra. Concluiu-se que, mesmo com os efeitos de aprendizagem das equipes, uma variedade de causas deve ser antecipada pela gestão interna da obra durante o planejamento e programação. Essa abordagem preventiva visa mitigar possíveis obstáculos durante a execução dos serviços, contribuindo assim para a eficiência e sucesso do empreendimento na construção civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das condições de acessibilidade urbana em praça pública no município de Goianésia do Pará - Pará(2025-02-12) SOUZA, Eduarda Lima de; ARAÚJO, Matuzalem dos Santos; SOUZA, Grazielle Tigre de; http://lattes.cnpq.br/7162907997815182; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240A importância da inclusão social por meio de ambientes urbanos acessíveis, promove a autonomia das pessoas e assegura o direito à mobilidade independente para todos os cidadãos. Para isso, a pesquisa analisa as condições de acessibilidade da praça Santo Amaro, em Goianésia do Pará, com base nos critérios da ABNT NBR 9050:2020, que regula a acessibilidade em espaços públicos. Desenvolveu-se um método avaliativo com conceitos avaliativos (insuficiente, regular, bom e ótimo), inspirados na ferramenta QualificaURB, adotando critérios com notas de 0 a 10 para analisar elementos como calçadas, rampas, pisos, acessos e móveis urbanos, de acordo com a especificidade local, incluindo visitas técnicas, observação direta, planejamento e registro fotográfico, além de um roteiro de avaliação. Através dos resultados encontrados constatou-se que a praça apresenta diversas inadequações, como rampas fora do padrão normativo, pavimentos irregulares e ausência de pisos táteis, dificultando a mobilidade segura. Embora alguns elementos, como o terreno e a disposição de postes, sejam adequados, os acessos apresentam barreiras físicas que comprometem a acessibilidade e a segurança dos usuários. Portanto, a praça não atende plenamente aos critérios da ABNT NBR 9050:2020, pois alcançou uma nota geral de 3,45, representando condições gerais regulares para atender a circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Intervenções como instalação de pisos táteis, correção de rampas e melhorias nos acessos são essenciais para garantir um espaço público inclusivo e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de correlação entre indicadores de desenvolvimento socioeconômico e de desempenho da indústria da construção civil(2023-07-06) DIAS, Deivison Murilo Ferreira; DUARTE, André Augusto Azevedo Montenegro; http://lattes.cnpq.br/1135221873341973Em todos os países do mundo a Indústria da Construção Civil (ICC) tem espaço relevante como setor de desenvolvimento tecnológico, econômico e social, trazendo melhora de infraestrutura e condições sociais. No Brasil essa dinâmica não é diferente, visto que a ICC é uma das que mais adiciona valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, além de ser uma grande geradora de empregos. Assim este estudo busca verificar a correlação entre indicadores socioeconômicos e o desempenho da ICC, além de analisar a relação de causa e efeito dessa correlação, que dada a importância econômica e social desta indústria torna essa relação objeto de interesse acadêmico e político, justificando investimentos e prioridades estratégicas. Para isso a metodologia utilizada envolve a coleta de dados macroeconômicos relevantes para os elementos em questão no país em um período de 2003 a 2020, tais como: Produto Interno Bruto (PIB), PIB Per Capita (PIBpc), Valor Adicionado Bruto a Preços Básicos da Construção Civil (VABpb CC), número de pessoas empregadas formalmente no Brasil, número de pessoas empregadas formalmente no segmento da Construção Civil (CC), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o salário médio da CC. Com esses dados submetidos a análises estatísticas, como a Correlação de Pearson e a Causalidade de Granger, foram investigadas relações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo, obtendo assim uma forte relação entre PIB, PIBpc, VABpb CC e empregos formais na CC, além da constatação de um processo de desindustrialização no país. Não se evidenciou uma relação de causa e feito entre o contexto econômico e o desempenho da ICC, isto é, se há efetivamente uma relação causal entre os dois, bem como se constatou um processo de desindustrialização no país do setor em geral e na ICC também.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de indicadores chave de desempenho: estudo de caso de empresa do segmento da construção civil de Belém, Estado do Pará.(2023-06-30) TRINDADE, Roberto Rick Ribeiro; SOUZA, Gabriel Sanderson Barreto; MOREIRA, Felipe de Sá; http://lattes.cnpq.br/6051799200761571O presente trabalho aborda a pesquisa realizada em uma empresa do ramo da construção civil, onde foram coletados dados do setor comercial. O objetivo principal é realizar análise de desempenho através do uso de indicadores KPI (Key Performance Indicator) adotados pela empresa no ano de 2022, sendo eles: Taxa de Declínio (TD), Revisão Comercial (RC), Taxa de Conversão (TC) e Ciclo Médio de Venda (CMV). Esses indicadores foram adotados visando o atendimento das metas traçadas pela empresa em seu planejamento estratégico. Diante da realização da pesquisa, foi possível o setor comercial apresentar resultados para a alta administração da empresa e desta forma contribuir para um melhor andamento do planejamento estratégico e tomada de decisões como um todo na empresa, com o intuito de propor melhorias através da gestão por indicadoresTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de prova de carga dinâmica de pontes rodoviárias a partir da NBR 15307: um manual de aplicação do sistema de medição de acelerações GMS Plus da Geosig em associação com o software Artemis Modal(2022-12-16) JASTES, Gabriel dos Santos; MATOS, Maria Letícia Bonneterre de; PRAZERES, Plínio Glauber Carvalho dos; http://lattes.cnpq.br/6175760351403329A importância das pontes rodoviárias e a constante necessidade da sua disponibilidade para que não haja interrupções no tráfego de pessoas e cargas, faz com que seja necessário o conhecimento da sua integridade estrutural e d e sua confiábilidade. Este trabalho apresenta uma análise do ensaio de prova de carga dinâmica em pontes rodoviárias, seguindo os critérios da NBR 15307/2006, tendo como objetivo a descrição detalhada da realização deste ensaio,efetuando uma pesquisa exploratória do tema, o estudo da elaboração do plano de instrumentação da ponte, o estudo da análise modal operacional, a modelagem numérica para obtenção dos parâmetros modais da ponte e a análise quantitativa e qualitativa dos resultados da análise modal operacional realizada por meio dos dados de um ensaio de prova de carga dinâmica em uma ponte rodoviária de concreto analisada pelo grupo NICAE - Grupo de Instrumentação e Computação Aplicada à Engenharia da Universidade Federal do Pará. Dentro do estudo, quanto à modelagem numérica, foi possível prever parâmetros da estrutura como frequências naturais e os seis primeiros modos de vibração da estrutura. Além disso, a partir dos resultados da instrumentação da ponte realizada pelo NICAE, fez-se a análise modal a qual permitiu a obtenção dos parâmetros correspondentes à ponte de forma experimental e, assim, a compatibilização do modelo numérico. De posse dos resultados encontrados, foi possível analisar o estado de conservação da ponte, bem como sua integridade seguindo as orientações da nora. Além disso, n otou-se a necessidade de atualização da norma vigente de forma a torná-la mais completa e detalhada, haja vista o caráter demais generalista e simplista da norma atuaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de provas de carga em estacas hélice contínua monitorada na região metropolitana de Belém.(2024-12-10) SOUZA, Jamilly Roberta Câncio de; ANJOS, Gérson Jacques Miranda dos; http://lattes.cnpq.br/4839640002001074O presente trabalho tem por objetivo analisar a adequabilidade de aplicação de métodos de previsão de capacidade de carga total à compressão de estacas hélice contínua monitorada (HCM) na Região Metropolitana de Belém (RMB). Dentre os métodos disponíveis na literatura, 9 foram analisados sendo estes: Antunes & Cabral máximo (A&C_máx), Gotlieb (Gtb), Alonso – ES (Alo-ES), Alonso – BSSP (Alo-SP), Monteiro (Mro), Décourt & Quaresma (D&Q), Aoki & Velloso (A&V), Anjos I (α, β, γ) (Anj I) e Anjos II (α, β) (Anj II). Como objeto de pesquisa, foram avaliados 30 resultados de provas de carga estáticas e dinâmicas em estacas HCM. A análise em questão confrontou resultados das provas de carga, os quais são relacionados valores das cargas máximas ao deslocamento de 5% do diâmetro da estaca (valor encontrado a partir da carga extrapolada pelo método de Van der Veen), e os resultados obtidos através das metodologias. Tal comparação dos resultados foi possível através de ferramentas estatísticas como Ranking Distance, Coeficiente de Determinação (r²), Probabilidade LogNormal (P_ln) e Índice de Performance que desenvolveram pontuações para cada método, criando uma classificação indicatória dos métodos mais apropriados para aplicação na RMB. A princípio, o método Anjos I (2020) mostrou-se como o mais adequado para cálculos de capacidade de carga em estacas HCM, entretanto este método apresentou pontuações extremamente altas, demonstrando a necessidade de adaptação para aumento da acurácia e precisão. Para isso, foram propostos coeficientes a partir das ferramentas estatísticas para cada metodologia. Após a proposição dos coeficientes alfa (α) individualizados, o método Monteiro (1997) com α = 0,778 tornou-se o mais satisfatório dentre todos os analisados. Um aspecto relevante observado foi o comportamento da metodologia Aoki & Velloso (1975), a qual apresentou resultados de pontuações elevadas mesmo após a proposta de melhoramento, ocupando a última posição em ambas as classificações e demonstrando ser o menos indicado por gerar resultados de capacidade de carga divergentes aos resultados das provas de carga.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do cumprimento das Normas Regulamentadoras aplicadas à utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivo em canteiros de obras na cidade de Belém.(2023-12-21) ALMEIDA, Newton José Guimarães; FERREIRA, Taíza Naiana da Silva; http://lattes.cnpq.br/4226046675237222; https://orcid.org/0000-0003-4442-529XNos últimos anos, a indústria da Construção Civil no Brasil tem se destacado como grande polo gerador de emprego e renda, porém, junto com a expansão econômica, o setor amarga o triste índice de quarto segmento da economia que mais gerou acidentes de trabalho. A cidade de Belém, não obstante suas peculiaridades regionais, reflete os índices nacionais de forma contundente. Acidentes não acontecem sem causa, a legislação trabalhista brasileira conta com um arcabouço normativo que visa eliminar ou minimizar essas causas, porém muitas vezes essas regras são negligenciadas podendo ensejar o acidente de trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o cumprimento das Normas Regulamentadoras aplicadas à utilização dos equipamentos de segurança em canteiros de obras de construção civil na cidade de Belém-PA. Para isso foi utilizado o método de pesquisa descritiva e exploratória, com base em dados colhidos num espaço amostral restrito a seis canteiros de obras regulares da cidade, nos quais foram feitas observações das condições do ambiente de trabalho à luz da legislação aplicada. Além disso foram colhidos dados socioculturais e profissionais dos trabalhadores locais por meio de um questionário proposto, cujas respostas foram compiladas gerando gráficos que, depois de analisados e comparados ao referencial teórico, possibilitaram concluir que um percentual elevado dos trabalhadores tem pouco ou nenhum treinamento relativo a segurança no trabalho o que, somado aos baixos índices de escolaridade e alta rotatividade da mão de obra, contribui para a baixa conscientização a respeito da efetividade dos equipamentos de segurança na mitigação dos acidentes de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O asfalto borracha em benim: estudo biliográfico, viabilidade e desempenho estrutural(2024-02-08) AKODEDJRO, Enock; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O crescimento do volume de tráfego, do peso e das dimensões dos veículos tem exigido novas soluções nos projetos rodoviários, dentre as quais se destaca a utilização de asfal to borracha. Apesar dos benefícios do asfalto borracha, ele ainda é pouco utilizado, sobretudo nos países em desenvolvimento, ou seja, embora as potencialidades do asfalto-borracha sejam amplamente reconhecidas, sua aplicação em países em desenvolvimento, como o Benim. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a viabilidade da aplicação de asfalto borracha no Benin. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica abordando aspectos como: a história, processos de produção, explorando a aplicação global do asfalto borracha, a caracterização específica de Benim e questões de viabilidade econômica, ambiental e técnica do uso de asfalto borracha. De acordo com as pesquisas realizadas constatou-se que o asfalto borracha apresenta como principais vantagens: durabilidade, maior resistência e menor necessidade de manutenções e como desvantagens relevantes: exige maior controle tecnológico, maior custo e requer a mão de obra altamente qualificada. Em termos de custo, estudos indicam que ele varia entre 15-20% mais caro para ser executado, porém traz economia de 60% no longo prazo quando se consideram os custos de manutenção. Constatou-se também que há relatos de aplicação de asfalto borracha em diferentes países com condições climáticas bastante diversas. Face ao exposto, conclui-se como viável a aplicação do asfalto borracha nas principais rodovias do Benin, com a ressalva de que há necessidade de treinamento e qualificação das empresas executoras e mão-de-obra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de ciclovias e ciclofaixas de Belém e Ananindeua utilizando os métodos AHP e IGGVC(2022-12-19) FERREIRA, Victor Henrique; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659O objetivo da pesquisa é avaliar de forma multicritério e com dados tratados pela metodologia AHP a determinação da qualidade de alguns pavimentos rígidos e flexíveis das cidades de Belém e Ananindeua por meio dos limites de IGGVC. E para isso, foram escolhidas ciclovias e ciclofaixas da Avenida Augusto Montenegro, Avenida Marquês de Herval e Avenida Doutor Freitas em Belém, já em Ananindeua arterial 5-B, Travessa sn – 24, Avenida Dom Vicente Zinco e Travessa sn - 03. Todas essas Avenidas, arterial e travessas tiveram um levantamento in loco por meio do catálogo de patologias de Balbo, que compreende defeitos comuns a pavimentos asfálticos e de concreto, defeitos de pavimentos asfálticos e defeitos de pavimentos de concreto. Com esse levantamento in loco, uma ficha do inventário geral de defeitos para cada tipo de pavimento foi realizada. Em seguida, uma nova ficha para o pavimento rígido e flexível foi realizada, a ficha do inventário dos cinco defeitos que mais ocorrem em cada pavimento. Após a definição dessas cinco patologias por meio das fichas para cada tipo de pavimento, iniciou-se a construção do questionário de percepção comparada AHP, que consistiu em hierarquizar manifestações patológicas que tiveram suas respostas de forma verbal e qualitativa ordinal, para que com o auxílio da tabela de Saaty, essas respostas verbais e qualitativas serem convertidas para respostas quantitativas discretas e contínuas, o que possibilitou o cálculo do fator de ponderação (FP), que é essencial para a determinação da qualidade das ciclovias e ciclofaixas pelo IGGVC. A partir do cálculo do IGGVC pôde-se observar que tivemos dois pavimentos de qualidade regular, um pavimento de qualidade boa e um de qualidade ótimaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de desempenho de vias do bairro de Batista Campos, em Belém-PA, em relação ao Índice de Condição do Pavimento (ICP)(2022-06-27) AIHUKI, Josef Ndauvako; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Sistema de gerência de pavimentos (SGP) deve ser capaz de forma eficiente, priorizar e alocar os recursos públicos de seu programa de manutenção e reabilitação, porém para se determinar o desempenho futuro do pavimento, é necessário conhecer o seu desempenho passado, do pavimento ao longo do tempo. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é identificar a variação dos ICPs do bairro Batista Campos entre os anos de 2021 e 2022 e aferir o desempenho do pavimento. Desta maneira para alcançar esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program). A nota do pavimento foi adquirida por meio do cálculo do ICP, que classifica o estado do pavimento de 0 a 100. Os resultados obtidos foram comparados aos resultados anteriores, permitindo uma visão geral da variação dos ICPs do pavimento. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro de Batista reduziu de 86,75 para 81,27. As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. O trecho mais crítico apresentou um ICP de 58,33 e o melhor trecho exibiu ICP de 98,3. A maior redução do ICP foi de -20,45 %. Apenas a Avenida 16 de Novembro apresentou uma variação média positiva no ICP, de +3,34%. 85,91% dos trechos exibiram uma variação percentual do ICP negativa. A rua São Silvestre apresentou a maior variação média negativa do ICP de -12,85%. Os defeitos que mais evoluíram foram as corrugações 900%, Trincas transversais 162%, Trincas por fadiga 149% e os remendos 27%. Não houve uma correlação linear forte entre a variação do ICP e a cota da via. Por fim, recomenda-se que novas avaliações sejam executadas anualmente, permitindo o monitoramento da evolução das condições do pavimento e da curva de deterioração do pavimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação do atrito negativo em estaca isolada conforme NBR 6122/2019 e suas consequências em projetos de fundações(2024-05-24) PAIVA, André Hideo Umemura; ANJOS, Gérson Jacques Miranda dos; http://lattes.cnpq.br/4839640002001074Atrito Negativo (AN), conforme descrito no item 3.2 da NBR 6122/2019, corresponde ao atrito lateral em estacas quando o recalque do solo adjacente é maior do que o recalque do elemento de fundação. O item 5.8 trata da possibilidade de incorporar o atrito negativo no dimensionamento geotécnico e estrutural das fundações, sempre que sua influência for considerada. O item 8.4.3 da referida norma enfatiza a necessidade de avaliar o fenômeno sempre que possível. Neste trabalho, será abordado especificamente o item 5.8.1, que trata do atrito negativo em relação ao fator de segurança global. Hoje em dia, é reconhecido que a maioria dos processos de instalação de estacas provocam recalques no solo adjacente. Fellenius & Altaee (1995) destacam que o fenômeno do atrito negativo afeta tanto estacas cravadas como escavadas, independentemente da magnitude do recalque. Tanto na norma brasileira anterior quanto na atual (NBR 6122/2019), o tema é abordado de maneira semelhante, podendo levar a resultados de carga de trabalho nulos ou negativos. Seu uso certamente aumentaria os custos do projeto de fundações. Neste trabalho, serão apresentados dois modelos de avaliação do fenômeno: o rígido-plástico e o elasto-plástico. Além disso, será proposta uma alteração na referida norma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do desempenho de pavimentos flexíveis do bairro de Batista Campos em Belém/PA mediante ao cálculo do índice de condição do pavimento(2023-07-03) NEVES, Lucas Natanael Ferreira; CARDOSO, Ainoã Abigail Araújo; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Sistema de Gerenciamento de Pavimentos Urbanos (SGPU) é um conjunto de estratégias que acompanham e tentam prever o desempenho do pavimento, direcionando as prioridades de atividades de manutenção e reabilitação, garantindo a eficaz utilização dos recursos públicos. Contudo, o SGPU requer sistemáticas coletas de dados sobre a malha viária. Inserido nesse contexto, este trabalho é quarto de uma linha de pesquisa cujo o objetivo é avaliar o desempenho da malha viária do bairro de Batista Campos em Belém-PA entre os anos de 2021 a 2023 por meio do cálculo do Índice de Condição dos Pavimentos (ICP). Para tanto, foram realizadas avaliações objetivas da condição da superfície de rolamento e os ICPs foram calculados de acordo com o método de Sousa (2021) que adaptou o método Strategic Highway Research Program (SHRP). Os ICPs de 2023 foram, então, confrontados com ICPs de 2021 e 2022 coletados previamente nessa linha de pesquisa. Os principais resultados foram: O ICP médio do bairro da Batista Campos reduziu de 79,89 (2021) para 71,96 (2023), redução de 9,93%. As vias arteriais do bairro possuem o maior ICP médio nos três anos (76,06 - 2023, 81,40 – 2022 e 88,45 - 2021) quando comparadas com as vias coletoras (69,34 – 2023, 70,67 – 2022 e 78,78 - 2021) e locais (72,00- 2023, 71,40 – 2022 e 77,45 - 2021). Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada em 2023, foram os remendos (87,32%), desgaste (83,80%) e trincas por fadiga (69,01%), o que corrobora com os levantamentos dos anos anteriores. A rua São Silvestre apresentou maior variação média positiva (21,52%) e a Avenida 16 de Novembro apresentou maior variação média negativa (-26,94%) em 2023, diferente do ano anterior, cuja rua com maior variação média positiva foi a Avenida 16 de Novembro (5,71%) e maior variação média negativa foi a rua Guilherme Seixas (- 20,11%). Por fim, concluiu-se que o desempenho dos pavimentos do bairro de Batista Campos, de modo geral, decaiu ao longo dos anos e a partir do presente trabalho foipossível verificar os trechos que devem ser priorizados para futuras atividades de manutenção e reabilitação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos flexíveis pelo método do ICP/SHRP. Estudo caso, bairro de Batista Campos em Belém-PA(2021-06-09) SOUSA, Talmo Cunha de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGPs) são ferramentas importantes para manter a malha viária urbana em boas condições de rolamento com o mínimo uso de recursos públicos, porém para que o SGP funcione bem é necessário haver a etapa de avaliação da condição da superfície de rolamento. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é fazer o levantamento da condição da superfície do pavimento no bairro de Batista Campos. Para se atingir esse objetivo foi realizado o levantamento de campo baseado no método do SHRP (Strategic Highway Research Program) e paralelamente, por oportunidade, foram levantadas as condições da sinalização horizontal. A nota do pavimento foi obtida por meio do cálculo do ICP (Índice de Condição do Pavimento), que qualifica o estado do pavimento de 0 a 100. Dentre os principais resultados, tem-se que o ICP médio das vias do bairro de Batista Campos foi de 86,75 (excelente desempenho do pavimento). As vias arteriais do bairro estavam mais bem conservadas que as vias coletoras e locais. Os trechos mais críticos apresentaram o ICP de 61,67 e os melhores trechos exibiram ICP = 100. Os defeitos mais frequentes da malha viária analisada foram o desgaste, remendos e interferências com tubulações urbanas. A maioria dos defeitos detectados foi classificada como de baixa severidade e de baixa extensão. Houve uma forte correlação linear positiva entre as cotas dos trechos e seus respectivos ICPs. Apenas 48% das sinalizações horizontais do bairro estão bem conservadas, ou seja, a sinalização horizontal está em piores condições de conservação do que a superfície de rolamento dos trechos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva de pavimentos pelo método IGG/DNIT: estudo de caso, rodovias de acesso ao porto do Arapari, a partir de Abaetetuba-PA(2024-11-29) SARDINHA, Emilly de Melo; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513As rodovias desempenham um papel crucial no sistema viário brasileiro, sendo diretamente associadas ao crescimento socioeconômico do país. Para garantir conforto e eficiência no transporte, é essencial manter suas condições de serviço adequadas. Nesse contexto, o Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) se destaca como uma ferramenta indispensável, permitindo a tomada de decisões assertivas com base em dados objetivos. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar o índice de gravidade global (IGG) das rodovias PA-252 e PA-151, que fazem parte da rota rodoviária Abaetetuba-Belém, via porto do Arapari. A pesquisa incluiu inspeções in loco em três trechos, com aplicação do método IGG/DNIT para determinar a condição do pavimento em cada segmento. Os resultados indicaram que o IGG médio das rodovias comprovado foi de 142,01, classificando o pavimento em condição ruim. O trecho mais crítico apresentou IGG de 210,46 conceituado como péssimo, enquanto o melhor trecho registrado IGG de 94,2 (ruim). Entre os principais defeitos identificados, destacam-se o desgaste (64,67%), remendos (35,33%), trincas transversais curtas (35,33%) e trincas longitudinais curtas (33,33%). Com base nas análises realizadas, foram propostas soluções para manutenção e restauração da superfície asfáltica, desde selagem de trincas até reabilitação completa com fresagem profunda, a fim de melhorar as condições da malha viária. Com isso, o estudo afirma a importância do IGG no planejamento de instruções que ampliem a vida útil das rodovias e impulsionem o desenvolvimento regional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação objetiva dos defeitos superficiais de pavimentos flexíveis e semi-rígidos: estudo de caso Campus do Guamá da UFPA(2024-11-04) AVELAR, Carlos Henrick dos Reis; FARIAS, Joás Carvalho; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A análise dos defeitos superficiais nos pavimentos do Campus do Guamá da UFPA utilizou o método do Índice de Condição de Pavimento (ICP), baseado no SHRP (Strategic Highway Research Program), para avaliar o estado de conservação das vias e identificar as principais patologias que comprometem a qualidade e segurança. O objetivo foi classificar os trechos entre excelente e péssimo estado, fornecendo uma base quantitativa confiável para guiar ações de manutenção e reabilitação. A justificativa do estudo reside na importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos, com intervenções planejadas para prolongar a vida útil dos pavimentos e assegurar a segurança dos usuários. O método incluiu o levantamento em campo dos defeitos visíveis, mapeamento detalhado e cálculo do ICP para cada trecho, conforme os critérios do SHRP, que considera tipos e severidade dos defeitos. A análise mostrou um ICP variando de 68,33 a 90,83 entre os 14 trechos avaliados, com média de 76,13, indicando a necessidade de reparos preventivos e corretivos para manter as condições adequadas. As intervenções recomendadas variam desde selagem de trincas e pequenos reparos nos trechos em bom estado até reabilitações mais amplas nas vias com deterioração acentuada. Conclui-se que a implementação de um Sistema de Gerenciamento de Pavimentos (SGP) é essencial para uma manutenção proativa no campus universitário. Sugestões para futuros estudos incluem a aplicação de tecnologias emergentes para monitoramento contínuo e automatizado das condições viárias, permitindo um planejamento mais preciso e sustentável para a infraestrutura universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coprocessamento na indústria de cimento portland: estado da arte(2023-03-06) CRUZ, Maria Carolina Rego Gomes; QUEIROZ, Luciana Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3578661503761712O setor da indústria cimenteira é um dos mais expressivos quanto a movimentação de capital, com capacidade de 94 milhões de toneladas de cimento por ano em 2022 apenas no Brasil, após uma produção de 65,8 milhões de toneladas de cimento em 2021. Um dos impactos dessa produção é a geração de grandes quantidades de resíduos pesados, prejudiciais ao meio ambiente. A necessidade de encontrar uma maneira sustentável para fazer o descarte desses resíduos levou a indústria cimentícia a encontrar no coprocessamento uma possibilidade de reaproveitar esses rejeitos. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o coprocessamento de resíduos em fornos de clínquer, destacando os panoramas nacional e mundial, bem como as especificidades do processo de reaproveitamento e seus parâmetros de acordo com as Normas Brasileiras.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »