Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do bibliotecário na disseminação da informação: nortes para atuação do Agente Comunitário de Saúde(2025-04-02) SILVA, Juliana Costa da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Faz uma análise das similaridades entre as atribuições do bibliotecário e as do agente comunitário saúde (ACS), a fim de permitir dimensionar a importância e a contribuição da Biblioteconomia como norte para o melhor desempenho de outras profissões, em especial a do ACS. Mesmo sendo uma profissão vinculada à área da saúde, os atributos do bibliotecário são aplicáveis a atuação do ACS? os princípios biblioteconômicos podem contribuir de forma interdisciplinar e estratégica no tocante à disseminação da informação, seja por meio de conceitos acadêmicos ou por meio de questões práticas do fazer bibliotecário. O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da Biblioteconomia na disseminação da informação na área da saúde. Como metodologia foram apresentados pressupostos teóricos e práticos para criar um elo entre a contribuição dos conhecimentos adquiridos no Curso de Biblioteconomia e aquilo que pode ser aplicado para melhorar a capacitação dos ACS, adotando-se uma pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultado da análise a melhoria no serviço prestado à comunidade qualifica a dinâmica para construção de aprendizagem em saber pesquisar e usar a informação, contribuindo de forma melhor na disseminação da informação em saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”(2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola e a disseminação pedagógica da informação sobre violência sexul: um estudo na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos(2025-04-03) SOUZA, Vanessa Tatiani Ferreira de; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O estudo trata dos desafios que a Biblioteca escolar da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos enfrenta na disseminação pedagógica da informação sobre violência sexual em grupos de jovens estudantes. Para apresentar o contexto o qual ocorre a disseminação da informação sobre a prevenção de violência sexual para os alunos de ensino fundamental e médio da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, e, para o seu alcance, foram determinados os seguintes objetivos específicos: a) identificar ações de prevenção referente à violência sexual na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos; e b) constatar o papel da biblioteca escolar na disseminação da informação sobre a prevenção à violência sexual. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é apresentada com um teor exploratório, de natureza básica, de abordagem qualitativa. E sobre os instrumentos para coletas de dados, desenvolveu-se a observação não participante, bem como, a aplicação de questionário semiestruturado na direção do colégio. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que a ausência de bibliotecários compromete a efetividade da disseminação pedagógica de informações sobre a prevenção da violência sexual nas escolas públicas, ressaltando a urgência de políticas públicas que garantam sua atuação fixa como agentes formadores e protetores dos direitos de crianças e adolescentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do setor Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna na perspectiva da mediação da informação(2025-04-03) CARMO, Renato Ramon Santos do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Com o crescimento populacional de pessoas com deficiência visual, e a sua eventual inserção nos espaços informacionais, faz-se necessário repensar no que tange seus direitos no processo de acesso ao conhecimento dentro do contexto da mediação da informação. Assim, o artigo define como objetivo geral: evidenciar os eventos que mais marcaram a trajetória informacional e sociocultural do setor Braille; define como objetivos específicos a busca por examinar as mudanças relacionadas ao suporte informacional, à competência informacional e ao perfil do usuário. Baseia-se como um estudo qualitativo, exploratório e documental, por se adentrar em analisar um espaço e o perfil das pessoas que ali frequentam, além de obter informações através de recortes de jornais da própria Biblioteca Pública Arthur Vianna, utilizando como principal técnica metodológica a entrevista semiestruturada composta de três questões abertas aplicadas ao pedagogo responsável pelo setor Braille a mais de dezesseis anos, e do aporte teórico de levantamento Bibliográfico, que fundamentam boa parte da pesquisa, através da entrevista obtivemos informações pertinentes que delinearam grande parte do desenvolvimento da pesquisa. A partir disso, os resultados evidenciaram que a evolução no que tange suportes, competências e perfil do usuário perpassam pelas grandes tecnologias assistivas, onde a mesma desempenham um papel importante no que concerne às principais conquistas do espaço. Percebe-se que o setor Braille desempenha um grande papel na sociedade paraense no que tange à informação inclusiva, sendo referência em serviços de mediação para as pessoas cegas e ainda promovendo recursos que fomentam a cultura, a educação e a inclusão para a comunidade cega.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação inclusiva no curso de Biblioteconomia: uma análise curricular(2024-11-01) SIQUEIRA, Adriana Caroline da Silva; SILVA SOBRINHO, Telma do SocorroAborda a importância da Educação Inclusiva, como componente curricular, para o Curso de Biblioteconomia, que venha a formar bibliotecários com conhecimentos teóricos e vivências práticas, capazes de reforçar a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, sejam elas físicas, raciais, culturais. O objetivo principal do estudo em questão é analisar os currículos de três Universidades Federais da Região Norte - Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que oferecem o curso de Biblioteconomia de forma presencial, para identificar se há um currículo alinhado aos objetivos, características e resoluções de um ensinar e aprender, coeso as qualificações e ressignificações da Educação inclusiva, que pode subsidiar uma formação de qualidade do acadêmico com ou sem deficiência, compromissada com a inclusão e o respeito às diversidades. Quanto à leitura dos dados, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa. Como resultado, após a análise dos conteúdos curriculares da UFPA, UFAM e UNIR. Se conclui que é possível observar que a Educação inclusiva ainda é pouco trabalhada, principalmente como componente curricular obrigatório do curso de Biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A informação para o desenvolvimento de cidades sustentáveis na Amazônia brasileira(2025-04-03) SILVA, João Paulo de Sousa; MARTINS, Kátia Luciane Macedo; http://lattes.cnpq.br/3619308465023439; https://orcid.org/0000-0002-8165-5329; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre o papel da informação no desenvolvimento de cidades, com o objetivo geral de analisar a informação que contribui para tornar as cidades sustentáveis na Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca-se: a) caracterizar as cidades sustentáveis; b) identificar perfis sustentáveis de cidades amazônicas brasileiras, por meio da informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, conduzida em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento e definição das características de cidades sustentáveis; a segunda identificou-se Manaus, Belém, São Luís, Porto Velho e Ananindeua como objetos de análise, selecionadas por sua relevância econômica, densidade populacional e representatividade regional. Essas cidades desempenham papéis estratégicos na região, seja como centros urbanos consolidados, polos logísticos ou zonas de intensa atividade socioeconômica, o que torna essencial a avaliação de seu grau de sustentabilidade. A análise utilizou indicadores comuns a cinco metodologias: Pegada Ecológica, Painel da Sustentabilidade, Barômetro da Sustentabilidade, Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) e ABNT NBR ISO 37120. Os resultados apontam desigualdades nos níveis de sustentabilidade entre os municípios: Manaus e São Luís apresentaram melhores índices de infraestrutura e qualidade de vida, enquanto Porto Velho e Ananindeua enfrentam desafios em saneamento e mobilidade. Belém, apesar de sua importância econômica, revelou fragilidades em segurança e esgotamento sanitário. Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável. Conclui-se que a abordagem metodológica adotada permitiu uma visão abrangente das condições socioeconômicas e ambientais das cidades analisadas, evidenciando o papel estratégico da informação na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade regional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA(2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação(2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A mediação da leitura literária nas escolas quilombolas para o protagonismo social: análise das salas de leitura em Guajará-Miri, Acará/ Pará(2025-09-15) ROSÁRIO, Jozellyne Paixão do; CARDOSO, Francilene Do Carmo; http://lattes.cnpq.br/4709223830726243; https://orcid.org/0009-0001-0103-5518Esta pesquisa teve como objetivo analisar a mediação da leitura literária para o protagonismo social em duas salas de leituras localizadas na Comunidade Quilombola de Guajará-Miri, no município de Acará, Pará, com ênfase em identificar e descrever a história de criação das salas, objetivos e atividades desenvolvidas para disseminar e ampliar a formação leitora e de que modo colabora com a construção da identidade quilombola e o protagonismo social. Trata-se de pesquisa descritiva e qualitativa com método de estudo de caso, sendo o campo de pesquisa as salas de leitura das escolas Municipais Santa Marta e Cruzeirinho I. Os resultados assinalam os principais desafios encontrados nos dois espaços, semelhantes em ambas as escolas: a precariedade das instalações das salas, acervo reduzido e a ausência de bibliotecário. Conclui que a ausência de bibliotecas e sala de leitura nas escolas quilombolas impactam negativamente na formação de leitores. Além disso, a ausência de acervos que engrandecem a cultura quilombola também podem impactar na autodefinição, na valorização da cultura, na efetiva democratização da leitura e da informação, a mediação da leitura se dá a partir de aspectos culturais dos sujeitos, há evidências de que pode contribuir positivamente para o aumento dos índices de leitura e o protagonismo dos sujeitos do território.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A organização do conhecimento nos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores: estrutura e classificação sob a perspectiva da CDD Artigo(2025-08-27) SOUZA, Camilla Maria Teixeira de; CONDURÚ, Marise Teles Condurú; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo que aborda o conhecimento, com o objetivo de analisar a organização do conhecimento na estrutura dos cadernos de classes regulares do Clube de Desbravadores. A pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva foi realizada por meio de análise de documentos e levantamento bibliográfico, classificando a natureza das atividades de cada bloco estrutural do caderno de acordo com as principais classes da Classificação Decimal de Dewey (000 a 900). Os resultados revelaram que estes materiais, embora inseridos em atividade de educação não-formal, possuem estrutura clara e organização intencional de conhecimentos que se desenvolvem de maneira progressiva conforme a idade do público alvo, abrangendo ampla variedade de áreas do conhecimento. As classes 600 (Ciências e Tecnologia) e 200 (Religião) aparecem com maior frequência em todos os cadernos, seguidas pelas classes 300 (Ciências Sociais), 500 (Ciências Naturais) e 700 (Artes e Recreação), evidenciando um planejamento pedagógico em acordo com a proposta de desenvolvimento físico, mental e espiritual, promovida pela Organização. Foi verificado que essas áreas, embora distintas, se interseccionam em muitas atividades, revelando o caráter interdisciplinar e enriquecedor na proposta informacional dos cadernos de classes regulares, mas dificultando sua classificação devido ao caráter multidisciplinar da atividade. Conclui-se que os cadernos de classes regulares cumprem papel significativo na mediação do conhecimento, favorecendo a integração entre saber e prática, estimulando desenvolvimento pessoal, valores sociais e conscientização ambiental aos participantes, além de ressaltar a relevância dos espaços não formais e a importância de sistematizar saberes além do contexto tradicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A percepção dos alunos da modalidade EAD do Curso de Biblioteconomia da UFPA(2025-09-16) COSTA, Arlene Cantão; SAMPAIO, Maria Raimunda de SousaA Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma alternativa relevante para o acesso ao ensino superior no Brasil, especialmente em regiões geográficas e estruturais. Neste contexto, a pesquisa teve como foco a análise da percepção dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFPA, ofertado na modalidade de educação a distância, considerando os impactos socioculturais, a interação acadêmica e os desafios estruturais enfrentados na formação profissional. O objetivo central da pesquisa foi mapear o perfil sociodemográfico dos estudantes, identificar fatores que influenciam sua trajetória, avaliar a qualidade do ensino e apontar desafios e perspectivas no curso. A relevância da pesquisa se justifica pela escassez de estudos voltados especificamente ao curso de Biblioteconomia educação a distância da UFPA e pela urgência em compreender os efeitos dessa modalidade na formação dos discentes, diante de um contexto educacional em constante transformação. O estudo apresenta uma tipologia de pesquisa exploratória e descritiva, combinado com abordagens quantitativa e qualitativa, como metodologia de pesquisa utilizou-se questionário online respondido por 40 alunos. Os resultados indicaram que os discentes em sua maioria são mulheres adultas já inseridas no mercado de trabalho que possuem condições econômicas limitadas. Em outra perspectiva, os resultados também apontaram para uma alta satisfação em relação a conteúdos e materiais didáticos fornecidos dentro do curso, sendo essencial aprimorar o suporte institucional, para ampliação da prática no melhoramento de seus resultados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da inteligência artificial em bibliotecas universitárias: um estudo no SIBI/UFPA(2025-09-15) SANTOS , Rafael Henrique Ribeiro dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Inteligência Artificial (IA) está presente em diferentes contextos e situações, organizações e profissionais têm adotado o seu uso para otimizar não apenas o tempo despendido, mas para aprimorar os fazeres. No contexto das bibliotecas, especificamente, esta também é uma realidade que aos poucos vem acontecendo. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender se e como os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI/UFPA) utilizam ferramentas de IA em seu ambiente de trabalho, para cumprir o objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: Conhecer a familiaridade dos bibliotecários com ferramentas baseadas em IA; Levantar quais ferramentas ou recursos baseados em IA são mais utilizados; Discutir como a IA pode influenciar na atuação do bibliotecário e nos serviços oferecidos pela biblioteca e Apontar possíveis obstáculos que impedem a implementação de IA por bibliotecários do SIBI/UFPA. A pesquisa de caráter descritiva, foi realizada a partir do método de levantamento e por meio de um questionário online aplicado aos bibliotecários do sistema. Os resultados evidenciam que a maior parte dos participantes já faz uso da IA em sua vida pessoal e em sua rotina profissional, destacando o desejo da maioria por jornadas de capacitação. Observou-se que a IA é percebida como um recurso de grande potencial para otimizar processos, apoiar a tomada de decisões e oferecer suporte às atividades biblioteconômicas, embora seu uso demande senso crítico, postura ética e formação adequada. Conclui-se que a adoção da IA no contexto das bibliotecas universitárias representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade de fortalecimento da atuação do bibliotecário e de desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação frente aos desafios contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica(2018) FERREIRA, Andressa Pereira; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo de obras raras da Biblioteca Central da UFPA: os impressos do século XVII(2018-12-03) MOURA, Kátia Cilene Garcia de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Estuda as obras raras do acervo da Biblioteca Central (BC/UFPA) publicadas no século XVII. Busca conhecer esse acervo em suas características de raridade e estado de conservação. Utiliza a pesquisa bibliográfica e visitas ao setor de Obras Raras da BC para coleta de dados. O corpus do estudo é formado de quatro publicações: a) El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha (1605-1615); b) Les religions du monde… (1666); c) Copia de dos cartas escritas de un misionero… (1681); and d) La femme desmasquée… (1698). Revela que apenas a obra de Miguel de Cervantes encontra-se registrada no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras. Do corpus da pesquisa, somente El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha... e Les religions du monde... possuem versões digitalizadas disponíveis na Internet. Encontra obras importantes não somente pelo valor informativo, mas também pelo valor financeiro por meio do qual podem ser qualificadas como valiosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2013) SOARES, Luciana Nogueira; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pesquisa documental sobre o acervo de Obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, datadas do século XVII ao século XX apresentando títulos de diversas áreas do conhecimento. Como fonte de informação importante observou-se a necessidade de elaboração de um catálogo eletrônico que permite ao usuário aprofundar nos mais variados assuntos. A consulta a esse saber pode ser feita online, porém a Biblioteca Central ainda não dispõe de um catálogo automatizado que busca a bibliografia por intermédio de equipamentos informatizados. O percurso metodológico valeu-se de um levantamento bibliográfico das coleções disponíveis no acervo. Destacam-se algumas obras em cada século e demonstram-se quantitativamente, através de gráficos, os títulos disponíveis em cada período e os assuntos abordados. Nesse contexto, conclui a pesquisa mostrando a relevância do catálogo eletrônico como instrumento de recuperação da informaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise das informações de planejamento da gestão de resíduos sólidos urbanos das capitais da região Norte do Brasil(2025-09-10) AOOD, Willison Carlos de Sousa; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Examina a transparência das informações sobre a gestão de resíduos sólidos, garantida na Lei Nº 12305/2010, que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que os cidadãos acompanhem as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, com o objetivo geral analisar as informações de planejamento e transparência da gestão de resíduos sólidos urbanos de capitais brasileiras da Região Norte. Assim, foi realizada pesquisa de natureza exploratória, descritiva, documental e bibliográfica, com abordagem qualitativa. A coleta e análise dos dados foi feita em sites governamentais e legislações, além de levantamento bibliográfico em bases de dados. Como resultados, constatou-se que os planos de resíduos sólidos avaliados precisam atender ao estabelecido na Lei 12305/2010 de transparência da informação sobre o setor de resíduos sólidos, para o acesso por parte da população e, consequentemente, para a elaboração de políticas públicas mais eficazes. Concluiu-se que a transparência das informações relacionadas ao meio ambiente, é essencial para um desenvolvimento sustentável e ético.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise tipológica a partir da identificação arquivística no contexto da eliminação de autos: um estudo sobre os processos de execução fiscal do acervo da Justiça Federal(2025-09-16) SOUZA, , Carolina Nayara Cardoso de; PEREIRA, Eliete de Sousa Pereira; http://lattes.cnpq.br/7777494176424953; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Por meio da análise tipológica, busca-se compreender a proveniência e a organicidade dos documentos, o gerenciamento eficaz e a facilidade de acesso aos processos arquivados junto a instrumentos que regulamentam a produção, organização e destinação de documentos. Objetivo: é averiguar os arquivos e instrumentos de gestão documental do Poder Judiciário, formalizados em normas, para identificar os documentos arquivados, especialmente processos de execução fiscal, com foco na fase de destinação final (eliminação física), relacionando-os a um modelo de identificação documental como referencial metodológico. Metodologia: a pesquisa se caracterizou pela abordagem qualitativa, descritiva e básica, utilizando a leitura documental e bibliográfica de aspectos legais e organizacionais da entidade. Empregou-se uma “ficha de identificação de tipologia documental” para fins de orientação do trabalho e coleta de dados, bem como documentos do tipo regimento interno, manual e afins relativos a produção documental e histórica (registros de processos). Resultados: os resultados indicam que uma política de gestão documental fundamentada na análise tipológica promove melhor gerenciamento de espaço, economia financeira, sustentabilidade e manutenção do acervo arquivístico, além de facilitar a recuperação de processos. A avaliação arquivística promovida pela Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) e suas competências direcionam o trabalho, pois utilizam como apoio em suas atividades as recomendações do Programa Nacional de Gestão de Documentos e Memória do Poder Judiciário (Proname). Considerações finais: Conclui-se que a análise tipológica, como extensão da diplomática, é uma metodologia eficaz para compreender a estrutura orgânica e as competências funcionais do órgão produtor, servindo como guia para a gestão documental e contribuindo para a eficiência administrativa e preservação da memória institucional do Poder Judiciário.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise tipológica a partir da identificação arquivística no contexto da eliminação de autos: um estudo sobre os processos de execução fiscal do acervo da Justiça Federal(2025-09-16) SOUZA, Carolina Nayara Cardoso de; PEREIRA, Eliete de Sousa; http://lattes.cnpq.br/7777494176424953; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquitetura da informação do website da Livraria Leitura(2025-04-01) LEÃO, Joyce Parente dos Reis; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Arquitetura da Informação é fundamental para a estruturação de ambientes digitais, influenciando diretamente a encontrabilidade e a experiência do usuário. No contexto do comércio eletrônico, a organização eficiente das informações permite uma navegação intuitiva e impacta a forma como os usuários interagem com um site. A pesquisa analisa os elementos de Arquitetura da Informação no site da Livraria Leitura, verificando a eficiência dos seus elementos de organização, navegação, busca e rotulagem. Além disso, identifica possíveis limitações e propõe melhorias que possam otimizar a experiência do usuário. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio de uma pesquisa documental. Foram analisados quatro elementos essenciais da AI no site: organização, navegação, busca e rotulagem, a fim de compreender sua eficiência e identificar possíveis aprimoramentos. Os resultados evidenciaram pontos positivos, como uma navegação intuitiva, categorização bem definida, integração eficiente entre rotulagem e menus e um sistema de busca funcional. No entanto, também foram identificadas limitações, como a falta de personalização nas recomendações e a ausência de recursos de acessibilidade, como ajustes de contraste e compatibilidade com leitores de tela. Conclui-se que, apesar da estrutura organizada e eficiente do site, a implementação de mecanismos de personalização e acessibilidade poderia aprimorar a experiência do usuário. Melhorias nessas áreas possibilitariam uma navegação mais inclusiva e adaptada às necessidades dos usuários, alinhando-se às melhores práticas da Arquitetura da Informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão: contribuições para o fazer interdisciplinar do bibliotecário(2019-07-04) SOUSA, Luana de Carvalho; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Explora os traços interdisciplinares do bibliotecário na biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, com o objetivo geral de contribuir para a reflexão sobre a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas. Como objetivos específicos tem-se: a) refletir sobre a divulgação científica no contexto das bibliotecas especializadas; b) identificar a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas; c) analisar a atuação interdisciplinar do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão. A pesquisa é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, realizada por meio de consulta ao referencial teórico e descrição das ações desenvolvidas pelo bibliotecário. Como resultado, evidenciou-se o importante fazer deste profissional para a valorização/divulgação dos saberes e notória (re) construção da histórica biblioteca estudada, em que, os personagens principais escutam atentos a ”hora do conto”. Por fim, conclui-se que as vivências e constatações abordadas neste trabalho continuam servindo como propulsores da ciência, da Amazônia e do olhar para o público infanto-juvenil.