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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agricultura familiar em comunidade amazônica: usos da terra e estratégias de produção agrícola no Jagarajó em Ponta de Pedras, Pará
    (2022-06-30) ANDRADE, Edinaldo Teles de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso (TCC) propõe-se a discutir a importância da agricultura familiar na comunidade de Jagarajó, no município de Ponta de Pedras, no Estado do Pará. A proposta é compreender como se dá a relação da sociedade com o espaço onde exercem suas atividades, além de destacar questões como relações de trabalho e práticas culturais. Percebe-se que a comunidade vem gerando uma agricultura de importância socioeconômica para as famílias locais, pois se trata da principal atividade econômica e base alimentar, onde as formas de uso da terra e a produção ainda buscam manter um equilíbrio entre a terra e o trabalho, com poucas transformações no que diz respeito a técnicas de plantio. Assim, objetiva-se mostrar como a agricultura familiar se configura na comunidade, descrevendo suas características além de atentar também para a importância do seio da cidade de Ponta de Pedras. Constatou-se que os agricultores enfrentam dificuldades tanto para aumentar suas roduções, assim como, para ampliar o mercado de compra dos seus produtos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O Assentamento Olho D’água I: um Estudo de Caso sobre o impacto da dendeicultura em áreas de Assentamento na Amazônia Oriental
    (2024-11-01) FILGUEIRAS, Tainara Carvalho Garcia Miranda; NAHUM, João Santos; http://lattes.cnpq.br/9009465125001273; https://orcid.org/0000-0001-7791-9240; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A pesquisa objetiva analisar como a dendeicultura tem engendrado transformações no uso e ocupação do território em áreas de reforma agrária, a partir da “integração” das famílias assentadas ao agronegócio de óleo de palma. Para tal abordagem do problema, optou-se pela pesquisa qualitativa com suporte metodológico do estudo de caso. Na coleta de dados de fontes secundárias foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Os dados primários foram coletados por meio de trabalho de campo, entrevistas semiestruturadas e observação direta. Os resultados da pesquisa demostraram que o Assentamento Olho D’Água I vivencia o fenômeno da dendeicultura e, como consequência, sofre com as alterações da dinâmica do seu espaço agrário. Tal fenômeno resulta em impactos sociais, econômicos e ambientais. A troca das culturas de subsistência pelo cultivo do dendê acarretou a alteração do modo de vida desses agricultores, que passaram de camponeses para trabalhadores do capital. Os contratos de parceria, embora possuam riscos altos em relação à demanda de cultivo, apresentam-se como única alternativa para a sobrevivência dessas famílias. Diante disso, é possível constatar a banalização das necessidades humanas, o que contribui para a vulnerabilidade social dos campesinos, sendo necessária maior fiscalização e construção de políticas públicas que possibilitem uma vida digna para esse grupo social.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Biopirataria e contrabando da biodiversidade amazônica: a cartografia dos crimes ambientais no Estado do Pará
    (2022-09-30) AVIZ, Anderson da Silva; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    A presente pesquisa busca tratar dos crimes de biopirataria e contrabando que ocorrem no território do Estado do Pará. Localizado na região norte, o estado é um dos muitos que compõem a Amazônia brasileira. Detentor de uma rica biodiversidade e conhecimentos tradicionais dentro de seus limites políticos territoriais, o estado foi e continua sendo alvo de crimes de biopirataria e contrabando desde a sua colonização pelos portugueses. Delitos como a biopirataria e o contrabando de espécies vegetais ou animais possuem um valor alto no comércio paralelo, tendo assim impactos não somente na economia, mas também nos aspectos culturais dos povos que têm sua subsistência, religião e cultura ligada ao extrativismo e a biodiversidade da floresta. Trazemos então como objetivo geral a espacialização dos crimes que ocorrem no estado, dentro de um recorte temporal de dez anos. A pesquisa foi desenvolvida a partir da pesquisa documental e da cartografia digital, afim de visualizar espacialmente os municípios onde se incidiam os crimes. Em uma análise de 2012 a 2021, os 144 municípios do estado do Pará foram analisados e tiveram suas autuações representados em forma de mapas.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização e análise das unidades de paisagem no Município de Ananindeua - Pa: proposições para o planejamento gestão ambiental
    (2024-10-30) MALATO, Beatriz Castro; MELO, Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/1500029883430577; https://orcid.org/0000-0003-4779-6598
    Este trabalho apresenta uma análise acerca da relação das Unidades de Paisagem com o planejamento ambiental do município de Ananindeua. O objetivo é produzir uma cartografia das Unidades de Paisagem partindo de técnicas de geoprocessamento, para contribuir com o planejamento do município de Ananindeua. Partindo-se do levantamento bibliográfico acerca da conceituação de Unidades de Paisagem, geoprocessamento, paisagem e planejamento ambiental, ocorreu também o levantamento de dados quali-quantitativos relacionados às características tanto físicas quanto sociais do município de Ananindeua. Dessa forma, para mapear as Unidades de Paisagem foram empregadas técnicas de geoprocessamento, como a classificação e interpretação do uso e ocupação do solo através de imagens de satélite, além também dos índices de vegetação e do mapeamento pedológico. A modificação da paisagem com base nas formas de uso e ocupação do município ocorre, em grande parte, sem um planejamento ambiental adequado. Dessa forma, o mapeamento das Unidades de Paisagem mostra-se essencial, pois oferece uma ferramenta valiosa para a análise e o aprimoramento do planejamento municipal.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A educação geográfica como meio para o desenvolvimento da educação ambiental no espaço escolar
    (2024-10-31) FAILACHE NETO, Mário Pitágoras; BITTENCOURT, José da Silva; http://lattes.cnpq.br/4719580090813166; https://orcid.org/0000-0002-4583-6456
    A Geografia escolar tem por natureza a característica de ser um agente formador do saber crítico, capacitando os alunos a pensar e agir de maneira consciente, seja, de maneira individual ou coletiva, transformando positivamente a sua realidade. Entretanto, o que se testemunha sobre o Ensino de Geografia é a transferência de conteúdos de maneiras repetitiva, semi-pronta e enfadonha. Para propor uma renovação desta maneira ultrapassada de se ensinar Geografia, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, associado a assuntos transversais, como, a Educação Ambiental (EA), onde desde que surgiu, se destacou como um instrumento de reflexão em diversas áreas: naturais, sociais, educacionais. Através do tema ambiental, as relações sociais com o ambiente natural tornam-se dinâmicas nas mais diversas escalas da humanidade. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar diferentes percepções sobre o Ensino de Geografia associado a Educação Ambiental, corroborando a (EA) como ferramenta fundamental para uma renovação didática. A pesquisa foi construída através do método qualitativo, levantamento da (BNCC) e revisão bibliográfica das leituras acadêmicas. Bem como, projeta modelos de educação ambiental critica com o intuito de diminuir as dificuldades sentidas atualmente. Aliada à educação ambiental, as propostas são formas de dinamizar o ensino da geografia, construir o pensamento crítico-reflexivo do estudante, da mesma maneira que sua formação cidadã ambiental.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre rios e árvores da Universidade Federal do Pará: relações sociedade-natureza como base para Educação Ambiental em Belém, Pará
    (2024-11-01) SILVA, Vanice Carvalho; SILVA, Felipe Kevin Ramos da; http://lattes.cnpq.br/0085563630551317; https://orcid.org/0000-0003-3881-8791
    Desde as revoluções industriais, associadas aos processos de urbanização, as relações sociedade-natureza vem sofrendo reconfigurações em uma dinâmica cada vez mais acentuada. É notável o distanciamento entre pessoas e o meio ambiente, associado a inúmeros processos de degradação socioambiental. Frente a essa problemática, este estudo tem como objetivo geral compreender como as relações sociedade-natureza podem servir de fundamento para práticas de Educação Ambiental no contexto amazônico da Universidade Federal do Pará (UFPA). A metodologia adotada compreende observações in loco e 24 entrevistas semiestruturadas em três lugares às margens dos rios Guamá, Tucunduba e Sapucajuba, descrevendo esses lugares e analisando como as pessoas percebem e se relacionam com os rios e as árvores no seu cotidiano, identificando o nível de interação e conhecimento desses sujeitos sociais em relação a esses elementos naturais da paisagem. Os resultados demonstram que existe uma relação paradoxal entre sociedade e natureza, com demonstrações racionais e emocionais. Por um lado, há uma percepção positiva sobre o significado e a importância dos rios e das árvores, com determinados sentimentos de pertencimento. Por outro lado, demonstra-se uma tendência em valores utilitários, com relações de interesse sobre os recursos naturais, além da percepção negativa quanto a degradação ambiental. Essa perspectiva é evidenciada pelo baixo nível de interação/conhecimento generalizado sobre os rios e as árvores. Nesse sentido, discute-se o papel da Educação Ambiental a partir das bases conceituais e epistemológicas da Geografia Cultural e Humanista, com aproximações fenomenológicas. Por fim, considera-se que a educação ambiental, fundamentada nos contextos sociais e ecológicos locais, é essencial para promover uma consciência crítica e sustentável no contexto amazônico, incluindo as diversidades e particularidades locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Extração de areia: impactos socioambientais no município de Vigia de Nazaré - PA
    (2024-10-21) SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429
    A extração de areia torna-se uma problemática ambiental a partir do momento em que se torna basilar para a produção de concretos para construção civil, industrial e outros. A dinâmica do mercado com a construção de casas e arranha céus faz desse recurso uma base a ser constantemente explorada na linha econômica, comum a outros minérios o mesmo tem seguimentos legislativos a serem seguidos por ser categorizar como uma atividade potencialmente poluidora, entretanto sua extração desordenada acarreta sérios impactos ambientais e sociais em torno da região, que gradativamente vai sentindo as consequências danosas no seu dia a dia. Este trabalho tem como objetivo analisar como a paisagem nas vilas Acapú e São Cristóvão são afetadas pela gestão ambiental nas atividades de extração mineral da areia no ano de 2023 no município de Vigia de Nazaré-PA. Localizado na zona costeira do estado do Pará, o mesmo possui reservas e afloramentos desse recurso natural adentro do seu espaço geográfico, que é constantemente explorado. Tenciona-se a respeito de qual a posição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acerca do caso, uma vez que esta é responsável pelo processo de licenciamento ambiental e fiscalização das jazidas em relação a essa discussão. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo. Como resultados, a pesquisa identificou sérios impactos socioambientais que baseiam a comercialização da areia, como exposição do solo, perda da biodiversidade local, assoreamento de córregos e inflamação de doenças resultantes da criação de lagos em decorrência da remoção do minério. Em resposta a SEMMA não dispõe atualmente de nenhum projeto de reversão dos impactos e encontra complicações acerca das fiscalizações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do magistério extrativista para as comunidades extrativistas do Médio Xingu
    (2024-08-26) CAZIMIRO, Higor Matheus Faustino; DOMINGUES, Willian César Lopes
    Este artigo tem como objetivo avaliar criticamente o primeiro e único projeto piloto que foi o Magistério Extrativista, o qual teve uma significativa importância para as comunidades e descrever trajetória de lutas que as associações representativas das Reservas Extrativistas da Terra do Meio e Maribel, moradores e instituições parceiras das comunidades tiveram para que esse projeto piloto viesse a ser implementado dentro das UCs da Terra do Meio. O Magistério extrativista como já falado anteriormente, foi um projeto piloto executado pela Universidade Federal do Pará – UFPA, com recursos do governo federal – Ministério da Educação. O objetivo do referido projeto era a formação de jovens extrativistas para atuarem nas salas de aula de seus próprios territórios, para suprir a falta de professores que de uma certa forma entendesse o modo de vida local e se adequasse no contexto do território, este projeto teve como público-alvo jovens das três Unidades de Conservação da Terra do Meio, onde foi conduzido por meio da Pedagogia da Alternância.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A importância do território para populações tradicionais, e a luta pela permanência no local
    (2024-02-23) SILVA, Rodrigo de Sousa; DOMINGUES, Willian César Lopes
    Este trabalho tem como objetivo relatar como foi toda a trajetória de trabalho de pesquisa desenvolvido na comunidade Nova Olinda, relata o passo a passo de como se deu todo o processo, as dificuldades e desafios encontrados, aborda também os conceitos de território para a sociedade ocidental e para os moradores locais e qual a importância de viver no seu local de origem.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoDesconhecido
    O jogo “caminhada morfoclimática” como potencialidade para o ensino da Geografia Física em uma escola no município de Belém - PA
    (2022-09-30) LEAL, Marcos Vinicius Sousa; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822
    A Geografia escolar tem como uma de suas funções construir um saber num formato crítico, bem como a forma de pensar dos alunos para que assim, os mesmos, possam agir de maneira consciente e coletiva sobre o seu espaço vivido e sua realidade. Porém, o que se presencia quanto ao ensino da Geografia é a repetição de conteúdos com características simplória e enfadonha. Com o objetivo de ir além dessa configuração antiga de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, em sua estrutura, que o processo de ensino-aprendizagem se efetue através de competências e habilidades. Diante deste cenário, este artigo busca mostrar como um jogo didático pode contribuir na construção didático-pedagógico apoiando-se no desenvolvimento de competências e habilidades. A pesquisa foi construída através do método qualitativo e quantitativo, mediante as leituras acadêmicas, além do levantamento de um assunto específico de Geografia, por meio do livro didático utilizado na escola, uma obra do geógrafo Aziz Ab’Saber, assim como a montagem do jogo pelo professor e os alunos em um software e sua aplicação em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II. Considera-se que através do lúdico, o jogo pode oferecer aos discentes um raciocínio geográfico dinâmico, crítico e criativo, visando, também, a resolução de problemas e situações fora dos muros da escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Kegebi Ik Tip Taybi Ka: histórias dos antepassados até o presente da Aldeia Muricizal à missão São Francisco
    (2024-08-02) MUNDURUKU, Luiz Akay; DOMINGUES, Willian César Lopes
    O presente Trabalho de Conclusão de (TCC) é fruto da construção de um Plano de Ação para o ensino de nossa história, elaborado por mim com a comunidade Missão São Francisco do Rio Cururu, no Alto Tapajós. O trabalho foi elaborado a partir do resumo da pesquisa elaborada durante o decorrer do curso nos períodos de Tempo Comunidade com os filhos dos fundadores da aldeia e foi assim que consegui elaborar a conclusão do meu TCC. Conhecer a história e as narrativas de nossos antepassados e o histórico da fundação da Aldeia Missão Francisco antes da criação da Aldeia Muricizal. Procurei evidenciar o histórico dos nossos antepassados e o histórico da fundação da aldeia, mapa, localização, cartografia, as narrativas de nosso povo e o registro fotográfico dos nossos antepassados e de hoje em dia, onde eles viviam antes, quem é o Deus deles, quem é o desenhista mais antigos da história que deixou os desenhos nos lugares sagrados, onde eles andavam antes de chegada dos portugueses, quem são os caçadores de cabeça, criação da assembleia geral do povo Munduruku, para que eles fundaram a associação e organização social, chegada de jesuítas, atividades produtivas da comunidade.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Paisagem e patrimônio natural na percepção das populações tradicionais e da dinâmica costeira na praia do vai quem quer, Ilha de Cotijuba, Belém – Pa
    (2022-10-07) SANTOS, Alessandro Ferreira dos; SENNA, Cristina do Socorro Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/6622787329862653; https://orcid.org/0000-0002-5636-2460
    Este artigo foi organizado a partir de um estudo de vulnerabilidade da orla costeira da porção norte da ilha de Cotijuba-PA, com dados oriundos de processos físicos erosivos ou de sedimentação, nos quais o ambiente praial é impactado. Nesse sentido, o artigo trabalha com os conceitos de patrimônio e paisagem, além da percepção da população da ilha com relação aos diferentes impactos advindos da dinâmica costeira. Para isso na metodologia adotada, houve a revisão bibliográfica; com a abordagem de ferramentas das geotecnologias; somadas ainda à atividade de campo para observação e levantamento de dados da área de estudo através de escuta ativa com conversas abertas, que auxiliaram na análise da percepção dos moradores, seja no reconhecimento da paisagem, enquanto patrimônio natural, seja nos diferentes usos e ocupações para compreender melhor os impactos da dinâmica costeira sobre o ambiente praial do Vai Quem Quer da ilha de Cotijuba-PA. Os resultados mostram fenômenos de erosão com a retirada de materiais encontrados na praia e nas falésias para construção de muros e residências. Diante disso, nota-se que na ilha de Cotijuba, a paisagem é percebida na mudança na linha de costa, termos temporais, evidenciado pelo recuo contínuo das falésias, tudo afetando o perfil da economia do local, pois a paisagem é integrada aos usos sociais costumeiros, que incluem desde o banho de mar, o uso dos restaurantes, para o lazer e turismo. As feições naturais, pela beleza cênica, chamam a atenção da população local, além de turistas. Vale ressaltar que as rochas e a areia da praia têm sido utilizadas para muitos fins, desde a construção de casas, como também a manutenção de bares e restaurantes. A paisagem é assim vista, integrada e usada como recurso ambiental e cultural pela população de Cotijuba.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O papel da agricultura periurbana na Região Metropolitana de Belém (Curuçambá - Ananindeua) e seus impactos econômicos e sócioambientais
    (2024-10-31) YACOUBI, Sirience Boris; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    Os temas relacionados à questão ambiental têm recebidos atenção especial nas últimas décadas, seja por parte de pesquisadores, da mídia ou da população em geral. Não é um tema que surgiu recentemente, porém ressalta-se que a intensidade e amplitude dessas discussões vêm aumentando significativamente, ao mesmo passo em que aumentam os problemas ambientais e econômicos. É nesse contexto que o presente trabalho tem como proposito estudar uma abordagem focada à agricultura periurbana e o meio ambiente, com o objetivo de analisar os fatores que contribuem para os impactos socioambientais e econômicos na atividade agrícola exercida na zona de Curuçamba em Ananindeua, um local cuja a fonte da economia está diretamente ligada á agricultura. Entretanto, a atividade agrícola periurbana causam prejuízo ou impactam o meio ambiente e seus aspectos naturais sem esquecer os impactos econômicos. Assim buscou-se analisar os conceitos do uso do solo, recuperação das áreas degradadas pela agricultura, preservação do meio ambiente tendo uma agricultura saudável pelo uso de equipamento adequado e sua influência na economia. A metodologia aplicada baseia-se na análise qualitativa, , com base em uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa no campo afim de oferecer mecanismos para minimizar e prevenir os impactos ambientais e econômicas locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Percepções sobre Educação Ambiental e Saneamento Básico: um Estudo de Caso do Conjunto Habitacional Japiim localizado no município de Castanhal, Pará
    (2023-06-30) LIMA, Iara Barbosa; SANTOS, Elisana Batista dos; http://lattes.cnpq.br/3219900674797756; https://orcid.org/0000-0001-9785-6937
    O aumento da população brasileira provocada pela industrialização do país no início do século XX fez com que o crescimento populacional culminasse para problemas de urbanização, o crescimento desordenado trouxe consequências negativas para as cidades como falta de Saneamento Básico (SB) e, junto a isso, a falta de Educação Ambiental (EA), algo fundamental para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar os problemas ocasionados pela falta de (EA) e (SB), bem como suas consequências na comunidade residente do Conjunto Japiim na cidade de Castanhal. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso por meio de levantamentos bibliográficos através de artigos científicos e revistas. Houve também um trabalho de campo, no qual foram realizadas entrevistas através de um questionário estruturado e, ao final, foram feitos registros fotográficos. Constatou-se que a falta de EA através da poluição do Conjunto habitacional e, consequentemente, a destruição do pouco SB que havia no local, fez surgir como consequências os alagamentos no Conjunto habitacional devido a chuva, bueiros quebrados e entupidos, aumento de lixos que ocasionam problemas para saúde ambiental por contaminar o solo, a atmosfera e as águas, e prejuízo à saúde humana por haver proliferação de agentes patogênicos transmissores de doenças. Notou-se que nunca houve preocupação por parte do governo municipal com o Conjunto Japiim, não há projetos de consciência ambiental para serem desenvolvidos com os moradores, algo que evitaria a destruição do saneamento local, além da preservação do meio ambiente vivido pela população.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Roteiro geoturístico na Ilha de Mosqueiro Belém/Pa: instrumento para a valoração e divulgação da geodiversidade local
    (2022-03-10) SILVA, Nailton Nascimento da; FREIRE, Luciana Martins; http://lattes.cnpq.br/4934997801459839; https://orcid.org/0000-0002-9452-8150
    A Geodiversidade refere-se aos aspectos abióticos da paisagem, os quais podem apresentar valores do ponto de vista científico, cultural, turístico e econômico. Desta forma, os roteiros geoturísticos surgem como instrumentos fundamentais para a divulgação, a conservação e a valoração das formações físico-naturais, podendo contribuir no desenvolvimento de diversas ações e atividades, dentre elas a conservação da Geodiversidade local. Importante faz-se destacar que a Geodiversidade é de suma importância para o turismo na ilha, pois as praias mais frequentadas são as que possuem maior número de elementos físicos da natureza, confirmando o potencial geoturístico presente na Ilha de Mosqueiro. Pelo fato de a Ilha apresentar um potencial turístico já consolidado e uma variedade em elementos da geodiversidade, elaborou-se um Roteiro Geoturístico. Assim, o objetivo desta pesquisa é evidenciar o roteiro como instrumento para a valoração e divulgação do conhecimento sobre a Geodiversidade e colaborando para a implantação da Geoconservação no município de estudo. Os procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa foram divididos em duas etapas sendo elas: Levantamento bibliográfico e Trabalho de campo no qual se deu através de análise, observação e percepção. Os resultados obtidos com a pesquisa revelam que o Roteiro Geoturístico na Ilha de Mosqueiro é uma ferramenta de extrema importância para a divulgação, a conservação e a valoração da Geodiversidade local, podendo assim contribuir para o desenvolvimento de diversas ações, dentre elas a conscientização da população e a educação ambiental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uso e ocupação do solo do Território Quilombola Deus Ajudem
    (2024-10-30) SOUZA, Alacilda de Nazaré Oliveira de; CARDOSO, Luís; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376
    O presente artigo visa analisar a cobertura do solo na Comunidade Quilombola Deus Ajude com o intuito de compreender como as mudanças e permanências ensejaram o surgimento de impactos socioambientais que afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores. A metodologia consistiu na coleta de dados de campo, através de entrevistas, coleta de amostras, pesquisa bibliográfica e documental, além da utilização de dados de classificação de cobertura do solo do MapBiomas para os anos de 1985, 1995, 2005, 2015 e 2022. O resultado da análise Muti temporal de cobertura do solo permite inferir que as classes com alterações mais significativas ao longo do período de tempo analisado são hidrografia, campo alagado, área pantanosa e formação campestre. Essa dinâmica de uso e ocupação do solo vem desencadeando. impactos socioambientais, como a diminuição da qualidade da água potável, aumento de doenças relacionadas ao saneamento básico, alteração da fonte de renda da população, entre outros, como consequências, sobretudo, da fragilidade na aplicação de ações pública na gestão territorial, o que vem afetando de forma negativa a qualidade de vida da população, bem como a manutenção das atividades tradicionais de subsistência e dos serviços ecossistêmicos locais.
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