Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 77
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Abordagem da problemática ambiental no ensino da casa familiar rural de Uruará, Pará
    (2018-06) PAULA, Simone Pilonetto de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O trabalho de pesquisa foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará, com o objetivo de analisar a concepção dos estudantes formados por uma proposta de educação do campo, à respeito da problemática das questões ambientais enfrentadas nos últimos anos. O que se busca neste trabalho é analisar como a escola trabalha a problemática ambiental, tanto em seu plano de curso, quanto nas ações desenvolvidas juntamente com os estudantes e comunidade extrapolando as paredes escolares. Sua estrutura está centrado na análise de dados referente a entrevistas com professores e estudantes, plano de curso e pesquisa bibliográfica. Resultados trazidos à tona pela pesquisa aborda o desenvolvimento sustentável, centrado em abordagem teórica e prática acerca das ações exercidas pela escola para com estudantes e comunidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações para a conservação do pescado no rio Açaí, Porto de Moz, Pará
    (2019-06-13) CONCEIÇÃO, Martinha dos Santos; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    Esse trabalho abordou o tema da conservação do pescado com o objetivo de promover ações educativas em ambientes escolar e comunitário para contribuir com o fortalecimento do acordo de pesca criado pelas famílias que residem e desenvolvem suas atividades econômicas, culturais e religiosas em três comunidades ribeirinhas às margens do rio Acaí, município de Porto de Moz, Pará. Trata-se de trabalho que envolveu a pesquisa, o ensino e a ação comunitária. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas a seis comunitários para entender as visões dos mesmos sobre o acordo de pesca estabelecido desde 1992. A atividade na escola Nossa Senhora Aparecida foi construção coletiva e execução de um plano de ensino voltado para a discussão da conservação do pescado com duas turmas multiano do 6º e 7º e do 8º e 9º anos do ensino fundamental. E a ação com os comunitários foi uma reunião com participação de 36 pessoas para refletir sobre o acordo de pesca e discutir propostas para revitalizá-lo. Atualmente há uma divisão entre os comunitários em relação a apoiar o Acordo de Pesca Comunitário oficializado na Instrução Normativa nº 03 de 21 de setembro de 2011 da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura. Entretanto, há o reconhecimento que após o acordo de pesca ocorreu o aumento da quantidade e da diversidade de peixes. O principal questionamento está na falta de fiscalização dos órgãos competentes, o que leva ao descumprimento das regras estabelecidas e a entrada de pescadores de fora das comunidades nas áreas protegidas do rio Açaí. As ações mostraram que a luta em defesa da conservação do pescado continuará, sabendo que a educação tem possibilidade de motivar para que os jovens sejam portadores da transformação para melhor cuidar do meio ambiente e se obter a melhoria na qualidade de vida. Os estudantes e professores darão continuidade ao tema em seus planos e projetos didáticos, assim como será retomada a discussão da fiscalização por meio de agentes ambientais comunitários.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Autobiografia: história da minha formação acadêmica
    (2018-05-02) SANTOS, Valquíria da Silva dos; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111
    Este Trabalho de Curso – TCC trata-se de uma Autobiografia: História Da Minha Formação Acadêmica. A Autobiografia é um trabalho descritivo que relata não só a trajetória da minha formação escolar descreve uma síntese de alguns momentos marcantes familiares e minha formação acadêmica, Sendo de família pobre e filhos de agricultores, tive momentos bons e ruins na cidade de Brasil Novo, onde as recordações são eternas. Nesta Autobiografia, pretendo descrever a minha trajetória de vida enquanto aluna do ensino infantil até a inclusão acadêmica. Objetivando descrever o primeiro contato com experiências pessoais e profissionais adquiridas no decorrer da minha vida. Sendo de suma importância lembrar as fases da nossa vida tanto na infância quanto a fase adulta e lembrar-se das conquistas profissionais. A metodologia de trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que discorre sobre fundamentação teórica à trajetória de minha vida. O principal objetivo é valorizar o crescimento de um estudante, pois vale lembrar que são muitos anos de vivencias em um espaço escolar e que muitas pessoas não têm esse momento para relembrar e fazer uma analise do que vivenciou até chegar a uma conclusão de licenciatura, assim aprecio esse momento pra falar que é de grande significado para poder relembrar e vivenciar a segunda vez a minha vida e hoje afirmo estar preparada para o mercado do trabalho com o ensino superior em educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará
    (2019-02-27) SILVA, Feliciane Batista da; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086
    O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Casa familiar rural de Medicilândia: possibilidades e limites na implantação do projeto
    (2020-09-10) LIMA, Franciscleide Santos; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583
    Neste artigo/ensaio analisa-se os motivos pelos quais foi tomada a decisão que resultou no fechamento da escola Casa Familiar Rural, do município de Medicilândia, estado do Pará, bem como os desafios enfrentados desde a sua abertura até o seu fechamento, assim como o legado sócio cultural que a mesma “deixou” para o campesinato local, dentre outras questões. Desta forma, tomo por base a análise de informações acerca do processo educativo que este modelo de educação denominado pedagogia da alternância trouxe para o interior do município e região, a partir da implementação da primeira turma de CFR na região, destacada na condição de experiência piloto a época de sua implementação. Portanto, a partir de questionários/roteiros de entrevistas realizadas tanto com os pais de alunos, tanto quanto com funcionários, educadores e entidades que contribuíram na formação desta instituição, buscamos informações que tinham por objetivo esclarecer o/ou motivos pelos quais deu-se a suspensão ou encerramento de suas atividades, na tentativa de encontrar elementos substanciais que levaram aos resultados apresentados nesse artigo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Casa Familiar Rural Dorothy Stang e a Educação do Campo no município de Anapu-PA
    (2020-09-25) MEDEIROS, Markdione Silva de; HENCHEN, Mário José; http://lattes.cnpq.br/7054703095338583
    O presente artigo/ensaio consiste em um estudo de caso realizado na Casa Familiar Rural Dorothy Stang, localizada no município de Anapu, estado do Pará, e se propõe fazer uma análise de parte da literatura acerca de como se deu o processo de idealização, fundamentação e implantação das CFRs de um modo geral e, uma apreciação, junto aos atores sociais envolvidos na efetivação e funcionamento da mesma, considerando, notadamente, o grau de importância atribuída a esta, bem como sua representatividade junto a sociedade campesina da região. Para tanto, considera-se o papel que a referida CFR exerce junto aos camponeses, para além dos aspectos ligados a formação pedagógica e a busca por políticas públicas, pois que esta se propõe a desenvolver atividades que dizem respeito a busca da melhorias da qualidade de vida do campesinato regional/local, na formulação de políticas básicas de saúde, lazer, educação, entretenimento, etc. Além disso, a proposta se pretende emancipadora para com os jovens estudantes do campo, valorizando sua cultura, seus conhecimentos, visando constituir estes na condição de protagonistas. Nesse sentido, iremos discutir ao longo deste trabalho, até que ponto se efetiva esta proposição na vida cotidiana do campesinato local/regional, considerando-se o universo das famílias que participam direta ou indiretamente do referido projeto, trazendo para debate parte do processo de idealização e construção da CFR, bem como os ideais que fundamentaram a constituição da mesma, a partir das percepções dos envolvidos no referido projeto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A conscientização ambiental como ferramenta escolar na casa familiar rual de Senador José Porfírio
    (2018-06) CASTRO, Elenice Ramos de; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761
    Nesta pesquisa descreve-se o tratamento que dei a temática da educação ambiental no ambiente escolar dos alunos da Casa Familiar Rural – CFR, do município de Senador José Porfírio, também conhecido como Souzel, no Pará, no contexto de meu estágio docente pelo curso de graduação em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará. Desta forma, são apresentadas algumas concepções de educação ambiental, procurando identificar sua eficácia no meio escolar do campo, como contribuição à formação dos jovens. A partir das aulas que ministrei, oficinas e palestras que promovi, usando como metodologia a discussão dos temas e a produção de textos, pude perceber que não é possível defender uma causa, a ecológica, por exemplo, sem conhecer um pouco a fundo a realidade que a causa implica. Mas que de posse desses conhecimentos e dos meios para colocá-los em prática, a percepção (e preocupação) ecológica se torna consciência, e as futuras ações desses estudantes no sentido de cuidar do lugar e da família podem florescer como práticas de uma “cultura ecológica”.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As consequências do êxodo rural para a produção e reprodução social familiar na comunidade camponesa na Comunidade Bela Vista km 221
    (2019-06-18) SILVA, Caroliny Andrade Vieira da; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    Esta pesquisa tem como finalidade descobrir os motivos que levam os agricultores saírem do campo e se deslocarem para cidade, descreve as dificuldades encontradas pelos mesmos em busca de uma vida melhor e uma educação de ‘’qualidade’’. O objetivo desta pesquisa foi investigar o que causa o êxodo rural na comunidade Bela Vista, e o que pode essa mudança interferir na educação das crianças e adolescentes. Usei neste artigo como referência autores que contribuem com o tema, entrevistam com famílias do campo e da cidade, além dos relatórios dos tempos comunidade. A pesquisa mostra as dificuldades e os benefícios de permanecer na zona rural.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Da beira do rio a beira da estrada: projetos econômicos, deslocamentos e impactos socioambientais na comunidade ramal velho de Beja, Abaetetuba - Pará
    (2021-12-30) AIRES, Gedeão de Souza; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    O presente trabalho, buscou-se estudar as alterações do meio de vida da comunidade rural Ramal Velho de Beja, em um trecho da PA 403 no município de Abaetetuba, Pará, que na memória de moradores mais antigos antes da construção da estrada tinham uma relação social mais voltada a dinâmica do rio Arapiranga, o qual, hoje sofre as consequências dos danos ambientais dos empreendimentos que se observam em seu entorno. O objetivo maior deste estudo foi descrever a situação dos processos e impactos das mudanças que se operam na vida cotidiana da comunidade Ramal Velho de Beja, incrustrada no entorno de grandes empreendimentos minerais e agropecuários. Para alcançar este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico relacionado a temática e a pesquisa de campo que consistiu em acompanhar duas mobilizações dos comunitários, em sua luta por direito ambiental, e a coleta de dados que se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com questionários abertos para que os entrevistados pudessem se sentir à vontade. Os resultados apontam as mudanças promovidas pelos novos elementos, os quais produzem não apenas a mudança na paisagem rural do município de Abaetetuba, como também afetam o modo de vida de seus habitantes. Especificamente, a mudança tem efeito devastador no que diz respeito a questão ambiental e as terras tradicionalmente ocupadas, pois a cada momento ocorre o deslocamento dessas terras de posse dos comunitários, para o lado de grandes empreendimentos sejam estes da mineração ou agropecuários.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafio docente na complementação do currículo escolar em uma turma multiano (8° e 9°) ano
    (2018-06-17) FREITAS, Suziane Pereira de; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479; SANTANA, Ronaldo Henrique; http://lattes.cnpq.br/1079251543891380
    O presente trabalho visa discutir o desafio do trabalho docente na complementação do currículo escolar em uma escola do campo, tendo como base seus aspectos teóricos e práticos na relação que se estabelece a complementação da prática pedagógica para dentro da sala de aula no processo do ensinar-aprender. O ponto principal a ser tratado nesse estudo são as contribuições que os docentes realizam para complementar o currículo escolar em turma multiano nas escolas rurais, no município de Pacajá estado do Pará. Em seguida, discute como os currículos tem se materializado nas escolas do campo e como estas concebem a prática pedagógica, discutindo suas relações e suas implicações. Por fim, apresenta discussões sobre as características das classes multiano enfocando os limites e possibilidades do exercício profissional neste contexto.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O desafio na efetivação das políticas públicas de educação em uma escola do campo em Gurupá/PA
    (2018-06-19) GONÇALVES, Lildo da Silva; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este trabalho traz uma reflexão a respeito das políticas públicas para a educação do campo visando evidenciar a partir de uma situação específica como vem se dando o processo de implementação de tais políticas, no município de Gurupá. Seu principal objetivo é mostrar que já existem leis garantindo direitos educacionais para os povos do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais organizados, mas é preciso manter o esforço coletivo constante para consolidar essas conquistas. Os resultados apontam que no campo do currículo, as políticas públicas são ainda muito incipientes; no caso específico da língua portuguesa, permanecem traços ainda muito fortes da tradição gramatical (ineficaz e produtora de insegurança linguística) em detrimento das contribuições já relativamente antigas das Ciências da Linguagem: a educação do campo ainda não se beneficiou dessa mudança de paradigma. Experiências bem sucedidas constituem insularidades mas demonstram alto poder socioeducativo, devendo ser ampliadas para que a escola do campo deixe de ser um projeto do colonizador e venha ser, verdadeiramente, espaço de gestação de um novo projeto de sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e perspectivas dos educandos e de seus familiares no processo de mudança da escola do campo para a escola da cidade em Abaetetuba-PA
    (2019-07-08) GONÇALVES, Valdicéia dos Santos; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560
    A maioria das escolas do campo do município de Abaetetuba, principalmente da zona rural estradas e ramais só oferecem escolarização apenas para as séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma os estudantes do campo precisam migrar para a cidade para continuar seus estudos. Mediante isso, o objetivo deste trabalho foi: analisar os desafios e perspectivas das famílias e dos educandos em relação a saída da Escola do Campo e a inclusão em uma nova realidade socio-educacional. Os processos metodológicos constituíram-se além dos referenciais teóricos em uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com quarenta pessoas (25 educandos, 10 pais e 5 funcionários) em cinco escolas de quatro comunidades do campo do município de Abaetetuba, Pará, Brasil. Observou-se que os educandos enfrentam muitas dificuldades para continuar seus estudos, quais sejam: com transporte, com os ramais, financeiras, com as disciplinas, conteúdo, falta ou mínima destinação de recursos e dificuldades nas estruturas físicas das escolas, entre outras. A pesquisa aponta que, se houvesse possibilidades os estudantes e suas famílias preferiam que as escolas das comunidades ofertassem todas as séries. Assim, é necessário que se tenha maior atenção dos governos no que tange a oferta escolarização, e de uma educação voltada para a realidade do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os desafios em relação ao destino do lixo de famílias produtoras de cacau orgânico certificado
    (2018-05-03) ARAÚJO, Deborah da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O presente trabalho propõe a realização de um estudo sobre os desafios em relação ao destino do lixo de famílias de produtores de cacau orgânico certificado de Brasil Novo, Pará. Para a realização do trabalho, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, numa abordagem qualitativa acerca das práticas e dificuldades enfrentadas pelos produtores cooperados. O estudo bibliográfico se deu por meio de alguns teóricos que discutem sobre assunto e, a partir do que se viu e ouviu dos produtores, será apresentado uma proposta de oficina de compostagem, que pode ser realizado com os cooperados, como também em espaço escolares, de um modo especial, a Casa Familiar Rural. Essa proposta será focada a Educação Ambiental a partir do trabalho com a compostagem, com ênfase no que acontece durante o processo de decomposição, a importância dos micro-organismos na formação do composto orgânico, os nutrientes que o compõe e o efeito causado pelo uso desse composto. Além disso, é possível aproveitar a oficina para discutir sobre a importância do uso da compostagem para outros produtores, incluindo os não cooperados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na Escola Magalhães Barata na Comunidade São Francisco de Assis KM 95 - Medicilândia Pará
    (2017) PESSÔA, Leandro Alves Rodrigues; PINHO, Vilma Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/2018069654110698; https://orcid.org/0000-0002-2544-0841
    Diagnóstico da educação do campo: um estudo de caso na escola Magalhães Barata na comunidade São Francisco km 95 - Medicilândia Pará. Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira. Agosto de 2017. Orientadora: Vilma Aparecida de Pinho. A escolha do tema foi de suma importância por compreender as políticas públicas voltadas para a educação do campo. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções dos diferentes sujeitos da Comunidade São Francisco - Km 95 - Município de Medicilândia – Pará sobre as Políticas Públicas voltadas para Educação do Campo. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico a fim de problematizar a temática e uma pesquisa de campo na Comunidade São Francisco e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata situada na Rodovia Transamazônica - Km 95 - Norte, em Medicilândia no Estado do Pará, na abordagem quali-quantitativa. A educação tem se constituído como um instrumento relevante por inserir os cidadãos na sociedade letrada. A pesquisa evidencia a insuficiência das políticas públicas específicas para a educação do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades e desafios encontrados na profissão docente na visão de professores de uma escola do campo
    (2019-07-18) FEDERICCI, Angelica; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284
    Este artigo realiza reflexões sobre os desafios e dificuldades pessoais e sociais que os profissionais docentes enfrentam na trajetória de sua profissão. O objetivo fundamental é contribuir para que haja uma conscientização da comunidade escolar, pais, alunos e sociedade sobre a importância da valorização da profissão docente. Os procedimentos e métodos utilizados nesta pesquisa entrelaçam-se numa abordagem qualitativa baseada na coleta de dados por meio de entrevista. Os resultados obtidos pela pesquisa apontam que os desafios e as dificuldades para seguir uma profissão docente estruturada e valorizada estão relacionados a diferentes fatores, como a falta de reconhecimento, a remuneração, as condições de trabalho, entre outros.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Do some ao sei: Uma discussão necessária acerca da Educação do Campo
    (2018-08-02) BARBOSA, Ewerton Santa Brigida; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696
    A proposta desse artigo é de abrir um diálogo acerca do Sistema de organização Modular de Ensino (SOME) e do Sistema de Ensino Interativo (SEI), de suas metodologias de ensino voltadas ou não ao Campo, bem como as suas possíveis limitações e contribuições. Ele também aborda a Pedagogia da Alternância e a proposta de uma educação fundamentada no diálogo e na participação do povo campesino. A metodologia aqui escolhida foi à pesquisa bibliográfica, para que com a mesma, possamos ter subsídios para compreender como podemos atuar e contribuir para uma educação emancipatória no Campo. Essa pesquisa bibliografia utilizou-se de autores que abordam a educação numa perspectiva mais ampla e outros mais voltados para Educação do Campo, além disso, utilizou-se de documentos oficias com a Constituição de 88 e a Lei Estadual nº 7.806, que trata do SOME no estado do Pará
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RELAÇÃO COM A IDENTIDADE LOCAL: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará
    (2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147
    Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará
    (2018-07-28) MAIA, Jaqueline Cristina de Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena-PA
    (2019-12-12) SOUZA, Elder Martins; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A educação do campo nada mais é como uma educação escolar específica que oportuniza o campo dentro de suas especificidades e garante a permanência dos sujeitos no lugar onde vivem. Nesse contexto, o ensino em classes multisseriadas presente no campo contempla a todos de forma igualitária, a fim de obter um bom aprendizado? Além do mais, objetiva-se saber se a aprendizagem ocorre em vista da complexidade da classe, especificamente com alunos do 5º ano. Com o intuito de aprofundar a temática abordada, a pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre a aprendizagem, em classe multisseriada, na escola da comunidade São Sebastião, no município de Barcarena-Pará, visando compreender a forma de ensino, o rendimento escolar e os desafios que professores e alunos enfrentam nesta forma de ensino na educação do campo. Os resultados apresentados ocorreram mediante a pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi possível utilizar os seguintes instrumentos para a coleta de dados como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com professor e aluno. A coleta de dados ocorreu com apenas um professor e cinco alunos do 5º ano. A pesquisa constatou-se de duas etapas: a pesquisa bibliográfica, onde foi possível consultar referencial teórico de autores como Arroyo (2013), Barros (2010), Ferreira (2011) e Hage (2008) entre outros que retratam a temática de educação do campo e classes multisseriadas e a pesquisa de campo. Desta forma, os resultados apontam que o ensino nessas classes apresenta alguns problemas devido à sua complexidade de turmas e níveis de aprendizagens diferentes assim como a distorção idade-série. A escola não apresenta coordenação pedagógica e ficou evidente que precisa de mais formação para o professor. Nesse sentido, a escola necessita ter um projeto político pedagógico que atenda às realidades dos alunos do campo no contexto em que vivem, proporcionando a permanência na escola e obtendo desta forma um bom rendimento nos estudos. A pesquisa também revelou que apesar do ensino dado na escola à família pouco tem feito em casa para contribuir na aprendizagem do aluno.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: uma análise após 20 anos da I Conferência Nacional por uma educação básica do Campo
    (2021-03-12) MARTINS, Elaise Almeida; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140
    Esta pesquisa é um resultado de um estudo que possui como objetivo geral compreender como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo em vista as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998. Especificamente objetiva 1) Identificar quais as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, atinentes a educação; 2) Identificar os principais problemas da educação do campo apresentados pelos conferencistas naquela conferência; 3) Analisar os principais problemas ainda existentes na educação do campo apresentados em teses e dissertações sobre a Amazônia Marajoara. A análise foi conduzida a partir do seguinte problema: Como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo como parâmetro as reivindicações e os problemas apontados no Texto Base da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo? Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, de caráter epistemológico, cuja o estudo foi a Matriz Epistemológica de Sánchez-Gamboa (2012). Concluímos que problemas apontados na I Conferência, continuam, mesmo após 20 anos, como precariedade da infraestrutura escolar, do transporte, currículos descontextualizados da realidade do campo, ausência de políticas públicas específicas.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • »
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA