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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTE"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências
    (2019-12-12) SOUZA, Ana Carla Santos de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964
    Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa-formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo as análises relativas às ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira nos anos iniciais: concepções na literatura científica brasileira
    (2020-01-09) CARDOSO, Débora Nogueira; DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos; http://lattes.cnpq.br/3574720392498124; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
    O presente trabalho tem como tema a importância da Educação Financeira nos anos iniciais do ensino fundamental. O método adotado na formulação deste trabalho encontra-se em concordância com a proposta de estudo, a qual encontra-se adequada por meio dos objetivos a serem alcançados. O desenvolvimento da ciência tem como base o alcance de resultados que permite validar hipóteses sobre determinado acontecimento ou fato, presente em nossas vidas, ou não. O objetivo geral busca refletir sobre as concepções da literatura científica sobre a educação financeira nos anos iniciais. Por fim, o presente trabalho deixa o tema em aberto, propondo que no futuro se realize novas pesquisas, com a finalidade de contextualizar os temas aqui abordados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes
    (2018-02-22) LEÃO, Cássia Nunes; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964; https://orcid.org/0000-0002-8202-975X; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; https://orcid.org/0000-0002-6838-478X
    O corpo tem sido objeto de estudo de diversos campos das ciências, na perspectiva de compreendê-lo em sua multidimensionalidade. Entretanto, a despeito desse fato, no ensino de ciências, apresenta-se o corpo humano dividido em “partes”, cuja abordagem pauta-se nas perspectivas anatômicas e fisiológicas. A abordagem do corpo humano requer, para além de sua incidência sobre a dimensão biológica, a consideração dos acontecimentos contemporâneos. Buscamos, por meio da materialidade mediadora do teatro (produção de esquetes teatrais), compreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo o tema corpo humano, contribui para a apreensão crítica e reflexiva de uma das dimensões que o constituem – a dimensão social, precisamente na abordagem do tema obesidade, como uma cena social dos tempos atuais. Adotamos a pesquisa-formação, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa estavam representados por três licenciandas do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. As narrativas das licenciandas foram submetidas à análise interpretativa. Os resultados da experiência revelam que as licenciandas construíram um discurso cênico com criticidade e criatividade, precisamente ao experimentarem um modo próprio de problematização dos aspectos associados à obesidade. Por sua vez, as licenciandas colocaram em evidencia o cotidiano da sociedade, associado aos tempos modernos, notadamente no que diz respeito à celeridade da vida atual na configuração de comportamentos alimentares obesogênico, afastando-se da compreensão do corpo humano desvinculado da sociedade, com todos os seus enredos circunscritos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado no despertar de um olhar sensível do professor em formação inicial: um relato de experiência na regência de classe.
    (2019-01-20) SANTOS, Catiúscia do Socorro Walena Oliveira dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    O trabalho descrito emerge a partir das experiências vividas no estágio supervisionado realizado como um dos temas do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma aluna em formação, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala sobre abordagens em diferentes contextos que acontecem na atuação do professor, além de propor uma análise de temáticas, em que é possível potencializar as aulas de regência que são dadas por meio de um olhar sensível dessa futura professora. Observando potencialidades e deslocamentos de atitudes e procedimentos, relatamos a oportunidade de simulações de regência como forma de aprimorar as metodologias que são usadas e aplicadas no estágio, a partir da interdisciplinaridade que o curso disponibiliza para as aulas em vista da BNCC, Conclui-se, que esse trabalho fornece informações e conhecimentos importantíssimos e essenciais para a prática docente dos alunos da licenciatura integrada e de outras licenciaturas que estejam no estágio supervisionado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores para a diversidade cultural e religiosa: um levantamento de teses e dissertações publicadas em três universidades do Pará
    (2020-01-03) COSTA, Rosileide Farias da; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    É notável traços e influências da matriz africana na formação da população brasileira, apesar de haver no espaço escolar uma desigualdade no tratamento da abordagem de temas da cultura negra, principalmente no que tange aos princípios religiosos. Nesse sentido, é necessário existir nos cursos de formação docente qualificação adequada de modo que o profissional esteja apto a lidar com a diversidade presente no meio escolar em que se insere. Isso contempla o que as Leis 10.639 e a 11.645 orientam ao estabelecerem a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e indígena no currículo escolar. Frente a isso, temos como objetivo analisar resumos de teses e dissertações que tratam da diversidade cultural religiosa africana na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico cujos procedimentos ocorreram em três momentos: no primeiro houve o levantamento de teses e dissertações disponíveis no banco de dados das bibliotecas de três universidades do Pará, defendidas de 2004 a 2019. No segundo, a seleção dos trabalhos e no terceiro, a análise dos resumos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam um grande distanciamento entre o que determina as diretrizes regulamentadoras desse ensino para a diversidade e a prática docente. Consideramos necessária uma formação adequada aos professores para a abordagem dessa temática, com bases sólidas para que a cultura e a história afro-brasileira possam ser transmitidas e valorizadas no meio educacional em uma prática curricular livre de medos e preconceitos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação de professores que ensinam ciências e direitos humanos: interrogando a violência contra a mulher
    (2019-12-12) MORAES, Isadora Magno; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964
    marca da violência faz parte da atual sociedade. É nesse contexto que a educação em direitos humanos é fundamental. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, com trinta artigos, anunciam as condições para garantir a dignidade humana e assegurar o respeito às liberdades fundamentais de toda e qualquer pessoa. A partir de um processo de pesquisa- formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, propomo-nos apreender e analisar os aspectos evocados por licenciandos quando “interrogam” a violência contra mulher, à luz dos direitos humanos. A pesquisa, de natureza qualitativa, apoiou-se na entrevista estruturada, modalidade projetiva, que utiliza dispositivos visuais. Assim, utilizamos fotos reproduções, de domínio público, disponível na internet, para inquirir a violência contra a mulher, mediada por algumas questões. Por sua vez, o material empírico foi submetido à análise interpretativa, precisamente quanto à pertinência das ponderações. Em termos gerais, os licenciandos manifestaram-se, criticamente, em contrariedade ao que estava posto nas fotos reproduções, problematizando as violações dos direitos, a luz da DUDH. O ambiente de sala de aula importou em espaço estratégico para a pesquisa-formação, especialmente para ajuizamentos críticos dos licenciandos, relativos ao cenário nebuloso e disseminado de violência, notadamente para a violência contra a mulher. É nesse contexto, que a formação de professores, no campo dos direitos humanos, levou os licenciandos a considerarem a ética, os valores e os direitos humanos como componentes fundamentais ao exercício de cidadania, este incompatível com comportamentos antagônicos aos direitos humanos, ao mesmo tempo em que evocaram a dignidade da pessoa humana para a constituição de cenários sensíveis a humanidade.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Gênero textual instrucional: possibilidades para a formação inicial de professores
    (2019-12-20) LIMA, Deborah Alyne; SOUZA, Elenton Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/2445114871736753; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que termos a utilização do gênero textual instrucional, roteiro de experiência, na formação inicial de professores pode potencializar a elaboração de proposições futuras. Teoricamente, assumimos as ideias de letramento fundamentadas em Magda Soares e ampliamos a compreensão para contemplar ideias de letramento matemático, científico e da linguagem (interdisciplinar) por meio do gênero instrucional, com a utilização do roteiro de experiência. Metodologicamente, o estudo aconteceu em 4 etapas, a saber: estudos sobre o gênero instrucional, elaboração do roteiro da experiência, realização da oficina e análise do material empírico constituído durante a oficina e escritura do texto da pesquisa. A implementação o ocorreu em uma turma do 6˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Das análises é possível perceber que os graduandos compreenderam as características do gênero e consideraram que poderiam utilizar futuramente em suas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Memórias e reflexões de uma discente sobre a prática de docência
    (2019-12-16) GAMA, Estelita Barbosa; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este memorial de formação tem como objetivo refletir sobre a minha trajetória enquanto discente, a qual se inicia na Educação Infantil, perpassando pelo período da educação básica (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio) e, atualmente, o Ensino Superior. Enfatizo as minhas vivências no período do segundo semestre de graduação, em uma escola da rede pública, situada no bairro do Guamá, na cidade de Belém do Pará, onde desenvolvi algumas atividades, no ano de 2016, referentes ao estudo do tema “Prática Antecipada à docência em Espaços Formais de Ensino de Ciências, Matemática e Linguagens”, pertencente ao Eixo Temático VI ministrado pela Professora Doutora Fátima Vilhena, no qual iniciei a construção de um portfólio o qual permitiu fazer minhas primeiras críticas e reflexões sobre a docência. Também, conta outras experiências vividas durante Estágio de Docência I em 2018, supervisionado pela mesma professora em questão. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, o qual utiliza técnicas como a observação direta e vivências na sala de aula e em outros espaços escolares. Destaco experiências que me são relevantes, e proporcionam reflexões sobre o processo de formação profissional docente, em que agregam inúmeros saberes acumulados no âmbito acadêmico e nas práticas vivenciadas no âmbito escolar. Apresento análise de fatos sobre como se constrói a identidade profissional a qual se consolida à medida que se experimenta ao longo do tempo a docência, colocando-me em muitas vezes não mais na posição de estagiária, mas como futura professora. As memórias neste texto, apoiadas nas reflexões e alinhavadas com autores importantes na área educacional traduzem minha percepção de mundo mais apurada sobre o significado do educador e o sentido das práticas pedagógicas. Além disso, permitem compreender o valor do desenvolvimento de estratégias produtivas que contribuem significativamente para a formação docente e para a aprendizagem de diferentes alunos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um olhar retrospectivo e reflexivo sobre vivência de formação docente: o memorial
    (2018-01-31) SANTOS, Rosângela do Socorro Silva dos; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Professores em formação inicial e seus processos de letramento digital
    (2017-05-25) MAGALHÃES, Carolina do Socorro Mota; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014
    Sabendo do movimento de transformação e inovação que a cada dia a sociedade passa, apresento este Trabalho como requisito parcial para a Conclusão de Curso de Licenciatura Integrada em Educação, em Ciências, Matemática e Linguagens da Faculdade de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Nesta pesquisa lanço a seguinte pergunta: Em que termos o curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens tem contribuído para a constituição docente de futuros professores dos anos iniciais em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos? E as questões norteadoras que auxiliam na busca por respostas à questão principal, que são: em que termos os licenciandos mobilizam conhecimentos no âmbito do uso das tecnologias digitais durante o curso? Que ideias sobre o uso de tecnologias digitais no ensino dos anos iniciais emergem do processo formativo pelo qual estão passando? Nesta pesquisa contei com a colaboração de 6 discentes do curso, que estavam cursando o 8° semestre, elegi estes colaboradores Pelos critérios de estarem no último semestre do curso e por se disponibilizarem a participar da pesquisa. Utilizei como instrumento de coleta de dados as manifestações desses estudantes no ambiente Virtual Moodle e entrevistas semiestruturadas, gravada em áudio para melhor contribuir com a análise. As análises dos resultados revelam que a formação de professores vivenciada durante o curso de graduação de Licenciatura integrada corrobora com as perspectivas indicadas no projeto político pedagógico do curso. Ainda como resultados das análises, os sujeitos anunciam as dificuldades existentes no ambiente escolar quanto a questão da implementação dos recursos tecnológicos para o ensino dos anos iniciais. Durante este estudo pude compreender que essas tecnologias são incorporadas na formação, mas ainda precisamos aproximar essas tecnologias das escolas para que essas possam ser vistas como um potencial educacional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa residência pedagógica: um olhar para o percurso formativo de residentes
    (2019-12-18) LIMA, Mariely Layane Almeida de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Matemática/IEMCI/UFPA contribuíram para qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995) ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos pela realização de uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciam que a experiência no programa foi relevante para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, da reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O que dizem os egressos sobre a formação matemática no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA
    (2019-01-11) MESCOUTO, Amanda Ketlen Barroso; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    A pesquisa teve como objetivos averiguar a percepção do professor egresso do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens sobre a formação matemática obtida no curso e verificar na matriz curricular do curso a ocorrência de conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental I, direcionados ao aprendizado dos futuros professores. Teve como perguntas norteadoras: o que os egressos da Licenciatura Integrada têm a dizer acerca da formação matemática no curso? Os temas voltados à formação matemática dos futuros professores trazem em sua ementa a ênfase ao “o quê ensinar” e o “como ensinar”? O estudo fundamentou-se em Shulman (2014) e outros autores que tratam do ensino e formação matemática. Recorreu-se a análises do Projeto Pedagógico do Curso e das ementas, e de questionário direcionado aos egressos do curso do período regular, de 2010 a 2014. Pode-se constatar que mesmo sendo um curso novo, que tenha um discurso de inovação em sala de aula, ainda comete erros a exemplo de outros cursos de formação de professores para atuar nos anos iniciais, ou seja, a falta de conteúdos específicos de matemática que serão trabalhados durante a prática, isso se justifica tanto pelas ementas dos temas que trazem assuntos gerais quanto na fala dos egressos respondentes, expressando suas percepções sobre a formação matemática recebida no curso, por exemplo quando exprimem que os blocos de conteúdos afetos ao Ensino Fundamental I não foram todos trabalhados, bem como há necessidade de maior e melhor abordagens de assuntos matemáticos e de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática no curso.
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