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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Consequências da construção da Transamazônica na educação escolar em Altamira-PA (1968-1974)
    (2018-07-16) RIBEIRO, Elica Né de Oliveira; SOUZA, César Augusto Martins de; http://lattes.cnpq.br/3353195442153329
    Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as consequências com a construção da Rodovia Transamazônica, uma das maiores obras da ditadura militar, na educação escolar no município de Altamira. Busca-se assim, problematizar as decorrências causadas com abertura da Transamazônica no âmbito educacional e identificar os investimentos realizados por esse projeto de integração que foi o responsável pelo rápido aumento do índice populacional no município. A partir da análise de entrevistas e relatos de memórias, bem como dos documentos cedidos pelas escolas, foi possível compreender a realidade da educação escolar em Altamira na década de 1970. A pesquisa foi realizada com a utilização de aporte teóricos relacionados a época pesquisada, revistas e livros que dialogam sobre o regime militar, a educação na época da ditadura e sobre o município de Altamira. Os resultados permitem discutir as mudanças que ocorreram na educação deste município e como se deu esse processo no contexto escolar a partir da implantação deste grande empreendimento.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Craque para o futuro: políticas sociais, educação e esporte em Soure-Pará-Brasil
    (2022-08-08) CONCEIÇÃO, Marcos Adrian Macêdo; RAMIRES NETO, Carmelino Antônio; http://lattes.cnpq.br/3375528919058124; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625
    Este Trabalho de Curso buscou compreender a relevância do projeto “Craque do futuro”, como ação social esportiva para crianças e jovens sediadas na região do Marajó Oriental, município de Soure-Pará, bem como investigar-se este cumpre os objetivos propostos, com base nos estudos aprendidos no ensino da Geografia Humana. Procurou identificar ainda se há contradições entre os fatos e verificar quais as relevâncias que este projeto traz na percepção dos responsáveis pelas crianças e adolescentes. Metodologicamente, foram realizadas coletas de informações com todos os envolvidos no projeto e os dados foram analisados mediante a definição de categorias. Os principais elementos teóricos estavam envolvidos na concepção do Direito Social e Legislação Social, presente na obra de Leonice Aparecida de Fátima Alves, “(...)”. Ela foi estudada para dialogar com o referencial teórico, sobre os dados empíricos e o contexto deste trabalho. Conclui-se que o projeto social esportivo tem boas intenções, porém, os objetivos, efetivamente, não são alcançados como seus idealizadores apontam. Há relevância para essas crianças e jovens no que diz respeito à promoção do bem-estar físico e social momentâneo ao invés da inclusão social e promoção da cidadania dos participantes.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dificuldades na efetivação do Programa Dinheiro Direto nas escolas nas instituições de ensino básico do Brasil
    (2018-08-06) EVANGELISTA, Shirley Rolim; CARDOSO, José Carlos Martins; http://lattes.cnpq.br/8339490167570990; https://orcid.org/0000-0002-9090-8842
    Este artigo teve como objetivo analisar a importância que o PDDE tem em financiar a melhoria da infraestrutura e práticas pedagógicas das escolas públicas no Brasil. Quais problemáticas deixam de ser resolvidas nas escolas quando o recurso advindo do PDDE não chega até ela? Dentre as redes de ensino Estadual e Municipal quais apresentam mais prevalência e ausência no valor advindo do PDDE? No âmbito dessas instituições, qual o valor correspondente a cada aluno em função das matrículas realizadas? O estudo foi apoiado em pesquisa bibliográfica embasada nos autores: ADRIÃO; PERONI (2007), CARDOSO (2009), MAFASSIOLI (2015) e FERREIRA; GOMES; LIMA (2017). A pesquisa documental contou com dados extraídos do site Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - Relação de unidades executoras atendidas pelo PDDE. Este estudo teve embasamento teórico em autores que trabalharam a temática PDDE de 2007 a 2017, sendo que uma parte desse intervalo se referiu às dificuldades operacionais do PDDE no município de Igarapé-Miri – Pará nos anos 2015 à 2017. O resultado demonstrou que as escolas Estaduais em funcionamento nessa municipalidade, enfrentam dificuldades operacionais em receber o recurso do PDDE, quando comparadas às escolas do sistema municipal dessa cidade, as quais apresentaram maior prevalência na recepção desse aporte financeiro, considerando os anos de estudo submetidos à análise.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
    (2018-06-25) ALVES, Suely Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O artigo objetivou analisar as políticas educacionais para a formação de alunos do Ensino Médio no município de Abaetetuba/ Pa, buscando compreender se elas respondem as necessidade dos alunos, baseado em suas concepções. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os alunos do Ensino Médio. Seu surgimento se deu na tentativa de levar uma educação capaz de proporcionar aos jovens algumas possibilidades como a preparação para o mundo do trabalho e a possibilidade de continuação dos estudos, a partir daí então foi possível observar com os alunos se o mesmo está cumprindo com o papel que ele foi proposto. Os autores utilizados na pesquisa foram Krawczyk(2014), Nascimento(2015), Caldart(2014). Os resultados apontam para um Ensino Médio fragilizado na escola pesquisada que é a escola Bernadino Pereira de Barros, quando se leva em conta o que os alunos pontuam durante as entrevistas, que o mesmo não está preparando-os para o mundo do trabalho e nem para ingressar na universidade. Por outro lado os alunos compreendem a importância do mesmo na sua formação escolar e profissional. Entretanto, os desafios de sincronizar as realidades dos alunos na execução das políticas educacionais apresenta-se como uma realidade distante.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA
    (2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A formação do profissional de educação física para atuar na atenção básica em saúde: uma análise a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará / Campus Belém.
    (2018-12-21) ARAUJO, Silvio Marcio Muniz de; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2548063126332942; https://orcid.org/0000-0002-1911-2278
    Este trabalho buscou analisar o debate sobre a formação e a inserção do Profissional de Educação Física (PEF) na esfera das políticas públicas no âmbito da saúde através de reflexões feitas por vários autores como (BACHETTI, 2014; CARVALHO, 2001; PATROCÍNIO, 2012), trazendo à tona quastionamentos sobre as atividades físicas/práticas corporais no atendimento à saúde e da possibilidade da Educação Física como forma de promover à saúde coletiva. O presente Trabalho de Curso (TCC) tem como objeto de estudo a proposta curricular do Curso de Educação Física da UFPA, Campus Belém adotada a partir do ano de 2012. Possui, também, a seguinte questão norteadora: o currículo de Educação Física da UFPA, Campus Belém, prepara o egresso para atender a demanda da Atenção Básica em Saúde? Para tanto, apresentou-se, históricamente, como se deu a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Básica em Saúde (ABS) no Brasil e para isso procurou-se retratar as transformações e as rupturas existentes na garantia de direitos à saúde da população brasileira. Verificou-se como ocorreu o processo de integração da EF na saúde pública tratando da inserção do PEF na ABS. Compreendeu-se por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Educação Física da UFPA, se o mesmo contemplava, ou não, uma formação que atendesse a atuação dos egressos na ABS. Realizou-se, então, uma pesquisa de caráter documental e qualitativa por meio da análise dos marcos legais (legislação) que compõem o ofício do PEF, a exemplo de resoluções, decretos, diretrizes, dentre outros. Analisou-se também artigos científicos, periódicos e monografias. Diante disto, observou-se que o currículo da UFPA, contém em seu bojo, disciplinas que contemplam, não de forma intencional, a atuação do egresso na ABS, porém, nenhum de seus conteúdos tratam do debate sobre o SUS, o que possibilita a necessidade de se abordar tal assunto ou em disciplina específica, ou como tema transversal em disciplinas pertinentes no decorrer dos períodos letivos como em Políticas Públicas em EF, Esporte e Lazer, e no estágio supervisionado, quando a instrumentalização das técnicas podem ser mais refinadas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política de financiamento público da educação no município de Barcarena-PA, no período de 2009 a 2016
    (2018-07-17) RODRIGUES, Luis do Socorro Tavares; FERRANTI, Adelino; http://lattes.cnpq.br/5601493443988383
    O financiamento da educação constitui-se como fator primordial para formulação, implantação e avaliação das políticas educacionais, além dos programas e das ações a ela relacionadas. Na verdade, educação de qualidade e valorização dos profissionais do magistério depende da disponibilidade de recursos para se concretizar. Este trabalho de conclusão de curso se propôs a analisar o financiamento da educação no município de Barcarena/PA no período de 2009 a 2016. A metodologia utilizada foi a análise documental e a pesquisa em sites oficiais e entrevista semi-estruturada. Primeiramente foram analisadas as fontes desses recursos, ficando explicito que o maior aposte de recursos vem da porcentagem em cima dos impostos, acrescido do salário da educação e, em regime de colaboração, dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foram analisadas as receitas, tanto dos recursos constitucionalmente transferidos e as dos recursos próprios, como também os recursos do FUNDEB. Do mesmo modo, foram vistas as despesas educacionais no intuito de verificar se, no mínimo de 60% do FUNDEB, foram destinados ao pagamento dos profissionais do magistério e, no Maximo de 40%, foram utilizados para manutenção e desenvolvimento do ensino. Também se verificou os gastos com o Programa Nacional de apoio ao Transporte Escolar (PNATE); o Programa Nacional de Apoio à merenda escolar (PNAE) e Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Foi constatado o valor de recursos que a função educação disponibilizou no período pesquisado”. Ficou evidente que o maior volume de recursos para a educação vem do FUNDEB, que no período pesquisado representou, em média, 85,65% dos recursos. Já os recursos próprios apresentaram índices de 15,40%, o que mostra a dependência que o município tem dos recursos transferidos. A metodologia utilizada foi a análise documental e a pesquisa em sites oficiais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional no Baixo Tocantins: a organização do ensino no município de Abaetetuba-PA
    (2019-07-01) RODRIGUES, Daniele Azevedo; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    É importante destacar que este estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas de organização do ensino do município de Abaetetuba-Pa e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vêm debatendo uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional no município do Baixo Tocantins. A opção metodológica deste estudo foi de abordagem qualitativa, pois acredita-se que esse tipo de pesquisa por acreditar que essa irá permitir uma investigação minuciosa do objeto de estudo. Além disso, utilizou-se como métodos de investigação o levantamento e análise de dados, de documentos e a entrevista com os representantes da Secretaria Municipal de Abaetetuba, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Conselho Municipal de Educação e a prefeitura. Na pesquisa utilizou-se diversas fontes para compreender os percursos da criação do sistema de ensino, sua construção, o contexto social e econômico desse processo e a relação entre sistema e plano de ensino; portanto fundamentou-se nas concepções de diferentes autores como Diva Chaves Sarmento, Dermeval Saviani, Carlos Roberto Jamil Cury, Alexandre Cals, Antonio Chizzotti, dentre outros. Os resultados indicam que o município de Abaetetuba possui um sistema de educação baseado em uma cultura político partidário, a qual influencia diretamente nas questões de organização, planejamento e também em alguns cargos no setor educacional. Com isso, existe forte interferência nas políticas educacionais, o que provoca obstáculos para que o município proporcione políticas efetivas direcionadas a qualidade na educação abaetetubense.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Política educacional no Baixo Tocantins: a organização do ensino no município de Igarapé-Miri-PA
    (2018-07-04) MORAES, Elze Cristina Brandão de Freitas; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    Este trabalho tem por objetivo trazer resultados sobre o projeto de pesquisa “Política Educacional no Baixo Tocantins: a organização do ensino no município de Igarapé-Miri/PA”. A pesquisa busca compreender como está estruturado a organização do ensino em Igarapé-Miri/PA e perceber de que forma as articulações políticas e sociais vem debatendo em torno de uma proposta efetivamente democrática de ordenação do sistema educacional no município tocantinense. Como opções metodológicas foram utilizadas pesquisas bibliográficas e de campo, bem como análise de leis e decretos utilizados para organizar o Sistema Educacional. Como referencial teórico da pesquisa foram utilizados os estudos baseados na literatura de autores como Libâneo (2012), Souza (2015), Meksenas (2005), bem como de publicações de artigos e trabalhos de conclusão de curso sobre a organização do ensino através do processo histórico do Brasil. A pesquisa de campo foi realizada na Secretaria Municipal de Educação – SEMED do município de Igarapé-Miri, onde foram coletados materiais de apoio e através de conversas informais envolvendo o Secretário de educação, integrantes dos conselhos e funcionários efetivos da referida secretaria. Os resultados sinalizam a inconstância no cenário político e que seus enlaces mal sucedidos não tem proporcionado com satisfação o sucesso educacional intencionado pelo processo de municipalização após a Constituição Federal Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96. Nessa constante o município apresenta obstáculos para organização dos Sistemas de Ensino, especialmente no quesito político, pois toda essa situação gera entraves na consolidação da organização, ao compreendermos que os Sistemas de Ensino são firmados através de processos burocráticos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Precarização das escolas da comunidade escolar da Vicinal Chico Elias
    (2018) COSTA, Fernando da Silva; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    Este trabalho faz uma abordagem sobre a realidade das escolas da vicinal Chico Elias sito a Rodovia Transamazônica, em Pacajá Pará. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo fazer uma análise da situação das escolas da vicinal e a valorização das mesmas para as diversas formas de contextos distintos introduzidos no ambiente da escola do campo. Assim, um estudo sobre os fatores que causam dificuldades no pleno desenvolvimento das atividades escolares na vicinal para se chegar a uma consideração sobre o assunto, foi realizada a metodologia, utilizandose de abordagem qualitativa de pesquisas bibliográficas, de vários autores que discutem sobre o tema e coletas de informações através do estudo de campo, acerca dos problemas que interferem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa concluiu que as ações desenvolvidas na referida vicinal em relação as escolas, não acontecem de forma contextualizada com a realidade das mesmas, tendo assim, a necessidade de uma abordagem política educacional voltada para uma ótica rural e com práticas educativas conectas do contexto local. Pois a falta dessa política educacional inerente aos contextos da escola do campo, tem se constituído em mais desmotivação e desinteresse por parte de alunos e professores na comunidade escolar local.
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