Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educação para adolescentes infratores que cumprem internação nos Centros de Recuperação Socioeducacionais: uma revisão bibliográfica em periódicos (2011-2022)
    (2022-08-31) AMORAS, Joyce Correa; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    Este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental em periódicos que compreendem os anos 2011 a 2022, para tratar com mais precisão sobre a educação escolar para menores em conflito com a lei que cumprem internação dentro de unidades de socioeducação, como pretensão específica, visa elencar possíveis abordagens didáticas para o ensino de ciências e de química em tal contexto educativo. O tema em questão tem o objetivo de demonstrar os desafios para a realização de aulas nos centros socioeducacionais. O total de 15 artigos foram analisados para a catalogação de dados, e com base nos resultados, foi possível evidenciar alguns dos desafios enfrentados quando se trata de educação para menores infratores como: a superlotação das unidades de socioeducação, a falta de qualificação profissional dos professores que lecionam nessas instituições, bem como, a falta de interesse dos educandos em adquirir conhecimento, pois eles associam o estudo a algo difícil. Contudo, é possível através de políticas públicas e metodologias de ensino diferenciadas, estimular a participação em sala de aula desses jovens, afim de possibilitar o seu desenvolvimento pessoal e social através da educação. Por este motivo, com base na escassez de publicações específicas na área de ensino de ciências e química, ressalta-se que pesquisas para o acompanhamento de ações educativas, revisão de projetos pedagógicos com a realidade e perfil da clientela atendida e ouvir o corpo docente também são possibilidades que podem ser aprofundadas em investigações direcionadas. Estas podendo ser voltadas para as áreas de ciências exatas e naturais com identificação de propostas didáticas executadas, linhas de pesquisa sobre a temática e projetos de investigação guarda-chuva para mapeamento do perfil formativo dos professores de ciências/química no Estado do Pará, principais metodologias executadas e contexto de aprendizagem dos adolescentes em tal sistema educacional.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA